“Show Mambembe” estreia no Futura

 

Artistas apresentam bairros do Rio de Janeiro através de suas músicas, levantando questões sobre cultura, arte e sociedade. Os cinco primeiros episódios serão lançados em primeira mão no Futura Play

 

 

No dia 26 de maio (sexta-feira), às 20h, o Canal Futura estreia o programa "Show Mambembe", que apresenta uma narrativa envolvendo música, artista e lugar. Em cada episódio, um artista leva o público para conhecer as ruas e personagens de um bairro do Rio de Janeiro, embaladas por suas músicas, que evidenciam questões sócio-culturais da cidade. "Eu amo essa cidade, mas ela está carente de cuidado. Eu acho uma delícia essa proposta do Show Mambembe. Eu nasci em Laranjeiras e sempre andei sozinho na rua desde muito cedo. É um bairro que eu conheço os becos, os atalhos, os perigos, os tropeços. É um bairro muito musical, com muitos artistas", conta João Cavalcanti, vocalista do grupo Casuarina e filho do cantor Lenine.

 

No primeiro episódio, João Cavalcanti apresenta canções autorais em Laranjeiras. Embalados pelo acordeon do parceiro Marcelo Caldi, são abordados temas como a sua relação com música e com a palavra. Também, participa do episódio o artista Cirlan Oliveira, do Projeto Morrinho na Comunidade Pereira da Silva, que fala sobre cultura da favela.

 

"Show Mambembe" propõe uma linguagem híbrida e dinâmica que vai desde a animação até o depoimento. Cada episódio apresenta a performance musical de um artista diferente em uma localidade que normalmente não recebe esse tipo de espetáculo. Os episódios têm outros protagonistas também como jornalistas, comerciantes e personagens com muita história para contar. Além da estreia na TV, serão lançados em  primeira mão no Futuraplay.org os cinco primeiros episódios da série. O Futura Play é uma plataforma gratuita, que permite assistir ao Canal ao vivo e acessar um acervo de mais de 1.000 vídeos.

 

Além da exibição na TV, "Show Mambembe" conta também com vídeos dos bastidores gravados em 360º que serão disponibilizados com exclusividade no Facebook do Canal Futura no sábado posterior à estreia de cada episódio. O público terá a experiência de estar dentro das gravações, conhecendo todo o ambiente ao redor.

 

                Para o diretor do Canal Futura, João Alegria, o programa traduz a diversidade cultural do Rio de Janeiro. "Através de músicos, artistas e figuras de diversos bairros da cidade, Show Mambembe mergulha nesse caldeirão de cultura que é o Rio. Da Zona Sul à Zona Norte, mostramos a relação destes personagens com lugares especiais para cada um, levantando também a história local", diz.

 

                Outros artistas participam do programa como a vocalista da banda Letuce e tijucana, Letícia Novaes, que apresenta o bairro onde nasceu; o guitarrista paraense Felipe Cordeiro, que passeia por Santa Teresa; a cantora Cris Braun, que leva suas músicas para as ruas do Humaitá; FILIPE Ret, que circula pelo asfalto e pelas favelas do Catete; a sambista Máira Freitas, filha de Martinho da Vila, que dá uma volta por Vila Isabel; e muito mais.

 

No dia da estreia, o canal apresenta também um Conexão Futura especial sobre música independente.   Com a participação da artista Letícia Novaes, uma das personagens da primeira temporada do "Show Mambembe" e do músico Gustavo Macacko, que lançou recentemente um DVD independente, o programa falará sobre a relação deles com a música e a decisão de seguir carreira. O Conexão Futura tem três entradas: às 18h30, às 19h e às 19h30.

 

A série é fruto de uma parceria do Canal Futura com a MobCONTENT.

 

 

 

SHOW MAMBEMBE

Estreia: 26 de maio (sexta-feira), às 20h

Exibição: sextas-feiras, às 20h

Duração: 24 minutos    

Assista também em www.futuraplay.org.br

 

 

 

CONFIRA OS PRIMEIROS EPISÓDIOS:

 

26/05 -  JOÃO CAVALCANTI – LARANJEIRAS

Embalado pelo acordeon do parceiro Marcelo Caldi, João Cavalcanti apresenta canções autorais em Laranjeiras.  Música, palavra e cultura da favela são temas do episódio.

 

02/06 -  LETÍCIA NOVAES – TIJUCA

Letícia Novaes apresenta suas músicas na Tijuca, bairro onde cresceu. Acompanhada do historiador Luiz Antônio Simas, a cantora revisita locais e sentimentos que fazem parte da sua história.

 

09/06 - FELIPE CORDEIRO – SANTA TERESA

A guitarra paraense encontra Santa Teresa. Felipe Cordeiro toca com o pai Manoel Cordeiro no bondinho e faz uma intervenção artística no bairro com o artista Zod Nazir.

 

16/06 – CRIS BRAUN - HUMAITÁ

Cris Braun leva a sua música para as ruas do Humaitá e desafia o maestro Arthur Verocai e o jornalista Pedro Só na sinuca. Música brasileira, poesia e biografia musical são temas do episódio.

 

23/06 -  FILIPE RET –  CATETE

Filipe Ret circula pelo asfalto e pelas favelas do Catete, bairro importante para o RAP carioca. Ele encontra parceiros e fala sobre suas inspirações. Airá O Crespo mostra a arte do grafite.

 

30/06  - MAÍRA FREITAS – VILA ISABEL

Em Vila Isabel, o samba encontra a música clássica com Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila. Com Rubem Confete e Adriana Facina, o papo é sobre Partido Alto e o lugar da mulher na música.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado