A&E estreia a produção nacional Preamar, sobre empresário que perde tudo e precisa recomeçar

 

·        Drama e comédia estão presentes nesta série que traz um retrato do mercado informal das praias do Rio de Janeiro

 

·        Produção tem direção de Anna Muylaert e Estevão Ciavatta

 

 

Estreia: 23/6, sexta-feira, 23h15

 

 

 

A&E estreia no dia 23 de junho a série nacional Preamar, produzida pela Pindorama Filmes em parceria com a HBO Latin America. A produção acompanha João Ricardo Velasco, um rico e bem-sucedido empresário, que faz uma aposta errada no mercado financeiro e perde tudo, com exceção de um apartamento na Vieira Souto, em Ipanema. Em busca de novos meios para ganhar dinheiro, descobre o mercado informal das praias do Rio de Janeiro.

 

Sem revelar nada sobre a situação à família, João Ricardo (Leonado Franco) começa a atuar no mercado informal da praia, que segue regras próprias. Em pouco tempo, torna-se sócio do mandachuva de Ipanema, e dono de barracas, Xerife (Roberto Bomfim). Em 13 episódios de 50 minutos de duração, e recheada de belas imagens, Preamar mistura drama e comédia para oferecer um retrato das praias cariocas como nunca se viu.

 

Também no elenco, Paloma Riani (Isabel), Hugo Bonemer (Fred), Jessika Alves (Manu), Rui Rezende (Nonato), Karen Junqueira (Paula), Laura Prado (Pri), Igor Cosso (Gustavo), Eliana Pittman (Da Guia), Sóstenes Vidal (Biu), Mumuzinho (Wallace), Allan Souza (Rai), Sandro Rocha (Tchelo) e Thiago Amaral (Pepete), entre outros.

 

Exibida pelo HBO em 2012, a série foi criada por Estevão Ciavatta, Patrícia Andrade e William Vorhees, e tem direção de Estevão Ciavatta, Anna Muylaert, Marcus Baldini, Mini Kerti, Márcia Faria e Lao de Andrade. O nome Preamar também significa maré alta.

 

No episódio de estreia, O mergulho, o mundo do bem-sucedido investidor João Ricardo Velasco (Leonardo Franco) ruiu. Ele acaba de ser demitido depois de fazer um mau investimento na bolsa de valores que terminou em catástrofe no banco onde trabalhava. Escondendo o fato da família, Velasco diz que vai tirar um ano para descansar. Pela manhã, ao sair para caminhar na praia, completamente desanimado, começa a observar o vaivém dos vendedores e tem um insight: sua retomada financeira pode estar ali, bem debaixo dos seus olhos, com os negócios da orla.

 

Sobre os personagens:

 

JOÃO RICARDO VELASCO (Leonardo Franco) é um empreendedor de 45 anos, que teve educação refinada e é bem-sucedido financeiramente. Pai de família, casado há 25 anos com Maria Isabel e pai de dois filhos (Fred e Manu), ele acha que o dinheiro resolve tudo, inclusive a falta de afeto nas relações. No auge de sua carreira, ele vê, da noite para o dia, seus bens serem confiscados, depois de fazer uma jogada errada na Bolsa de Valores. Ao encarar a falência, Velasco vê nas areias de Ipanema a possibilidade de retomar a estabilidade financeira e acaba se aliando a um mandachuva dos negócios da orla.

 

MARIA ISABELA VELASCO (Paloma Riani) tem 42 anos, é elegante, frequenta academia, formou-se em Biologia, mas, apesar de nunca ter trabalhado, frequenta um curso de extensão. Casada com João Ricardo Velasco, ela é mãe de dois jovens: Fred, que ela superprotege, e Manu, que sempre deixa em segundo plano e com quem tem uma relação tumultuada.

 

FRED (Hugo Bonemer) 22 anos, surfista de ocasião, é um cara popular e até meio malandro. Passou a vender ecstasy, mas sua motivação não é ganhar dinheiro, mas sim sentir-se mais poderoso entre os amigos e mais sedutor entre as mulheres. Sua vida se resume a ir à faculdade de Administração de Empresas de manhã, almoçar em casa, dar uma descansada e partir para a praia, onde, ocasionalmente, passa para fumar o seu baseado. Ele recruta as meninas na faculdade e na praia para fazer eventuais programas com seus clientes.

 

MANU (Jessika Alves) tem 17 anos, é bonita, doce, educada e sempre estudou em escola bilíngue. Faz curso de teatro (os amigos acham que ela leva jeito para ser atriz) e tem sempre um olhar generoso para o outro, seja lá quem for. Virgem, ela é muito amiga de Pri, com quem estuda desde o primário. Manu adora o irmão e o pai, mas questiona as atitudes da mãe, que considera uma mulher materialista e controladora. Ela está prestes a fazer vestibular para Mídias Digitais na PUC e é cheia de ideais. Na praia, Manu encontra seu paquera, o surfista Gustavo, um jovem rico e filho de uma decadente família tradicional carioca, que prefere o dia à noite, bem diferente dela.

 

DA GUIA (Eliana Pittman) tem 58 anos e é empregada da família Velasco desde que Fred e Manu eram pequenos. Organiza a arrumação da casa, faz as compras e conhece bem os gostos e hábitos da família para a qual trabalha. Dorme no serviço de segunda a sexta, mas, aos sábados, vai para Duque de Caxias, onde mora com os filhos (ela perdeu o marido para o álcool) e bem perto dos parentes. Da Guia adora sambar e é frequentadora dos ensaios de escola de samba. Carinhosa, ela tem predileção por Manu e é fiel à família Velasco, mesmo nas situações financeiras mais difíceis.

 

BIU (Sóstenes Vidal) é o apelido de Severino, que tem 38 anos e veio do Piauí para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Começou a trabalhar como faxineiro no prédio em Ipanema e, ambicioso e metódico, hoje é o porteiro-chefe do edifício, onde vive com a esposa Cícera e a filha Carolina, de 10 anos. Biu ganha um dinheirinho extra cuidando do material da turma do vôlei de praia e começou a comprar cadeiras para alugar na barraca de um amigo nos fins de semana.

 

XERIFE (Roberto Bomfim) tem 60 anos, nasceu e foi criado na favela em Ipanema e por isso tem intimidade com a área da praia. Começou a trabalhar como vendedor de mate e limão, cresceu, montou uma barraca e começou a logística do trabalho informal que hoje toma conta da orla. Transformou suas observações em negócio, aliando-se aos fornecedores, como os vendedores de gelo, água coco, cerveja e donos de depósito. Tornou-se poderoso e hoje empresta dinheiro a juros. A base dos seus negócios fica no pé do morro, onde administra receitas e despesas. Xerife tem insights místicos e religiosos e usa sempre uma guia de Ogum no peito.

 

WALLACE (Mumuzinho) é o fiel escudeiro de Xerife, tem 25 anos, é franzino e cheio de atitude. Wallace tentou várias ocupações no mercado formal, mas se revoltava com o trabalho pesado. Por intermédio de um padrinho, começou a trabalhar para Xerife e foi nas areias que se encontrou. Comunicativo, ele admira e ajuda o chefe em tudo. Wallace adora uma festa e nutre um amor platônico por Manu.

 

DIRETORIA (Oswaldo Mil) é um nordestino de 48 anos que está sempre sentado numa cadeira do quiosque em frente ao hotel. À primeira vista, parece o segurança da área reservada aos hóspedes, mas, na verdade, explora a mão-de-obra dos nordestinos (que ele manda buscar nas cidades pobres) e empresta dinheiro a juros, além de conseguir garotas de programas para os turistas que passam por ali.

 

RAI (Allan Souza Lima) nasceu em Pernambuco, de onde saiu aos 17 anos (hoje, ele tem 28) para vencer na vida. Acabou no Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar como servente de obras e, nas horas vagas, fazia uns bicos num quiosque. Aventurando-se nas praias da Barra da Tijuca, no ponto conhecido como Barraca do Pepê, ele começou como faz-tudo, mas hoje fica dentro do quiosque montado ali. Vaidoso, Rai se tornou musculoso e passou a ser admirado pelas viúvas e mulheres carentes que conhece na praia. Levado por seu interesse em crescer profissionalmente, ele aceita a proposta de ir trabalhar na barraca de Velasco.

 

PEPETE (Thiago Amaral) é um moreno simpático, gente fina, alegre, agregador e descolado. Com 25 anos de idade, ele é sempre aquele que ouve as meninas com problemas sentimentais e emocionais. Gay assumido, ele também sai com garotas ocasionalmente. Pepete conhece Fred na praia e os dois tornam-se grandes amigos. Frequentador de festinhas e boates descoladas da zona Sul, no Rio de Janeiro, ele está sempre nas festas mais bacanas.

 

PAULA (Karen Junqueira) é loira de cabelos compridos, de 20 anos de idade. Mineira, ela chegou ao Rio aos 16 para fazer cursinho e prestar vestibular de Direito. Trabalhava meio expediente em uma loja, mas começou a se endividar por causa dos estudos e decidiu fazer programas para ganhar algum dinheiro. Ela não tem nenhum problema com isso mas pensa em deixar essa vida. Ela é uma das garotas agenciadas por Fred.

 

PRI (Laura Prado) é a melhor amiga e confidente de Manu; as duas se conhecem desde os três anos de idade, quando começaram a estudar juntas. Pri tem 18 anos, é gordinha e compensa a sua falta de sex appeal com bom humor, revelado apenas nos seus círculos mais íntimos. Ela tem ótima relação com a mãe, ao contrário de Manu. Acaba se afastando da amiga ao saber que a família enfrenta problemas sérios.

 

TCHELO (Sandro Rocha) é bem conservado para seus 40 anos. Dono de um corpo definido, vai à praia todos os dias para jogar frescobol, nadar ou apenas pra dar uma olhada geral. De classe média, Tchelo é formado em Comunicação Social, tem forte sotaque carioca, e, na década de 80, fazia sucesso com as meninas do point do Voo Livre na Praia do Pepino. Tchelo queria ser artista, mas nunca emplacou na carreira. Mantém amizades estratégicas com artistas decadentes e donos de pequenas empresas, que lhe garantem o patrocínio de seu programa de TV. Ele se considera o Cidadão Kane de Ipanema e também comanda a redação e edição de um jornalzinho de bairro.

 

NONATO (Rui Rezende) é aposentado como Desembargador do Tribunal de Justiça Federal. Grisalho, 70 anos, esse cearense vai à praia todos os dias, é comunicativo e hiper-autoritário. Mora no Posto 6, em Copacabana, mas costuma caminhar todos os dias até o Leblon, onde encontra os amigos para jogar vôlei, na área conhecida como Baixo Vovô. Sua vida supostamente tranquila e exemplar esconde, porém, sua predileção por garotas de programa. Amigo do pai de Maria Isabel, Nonato conhece bem os caminhos dos pareceres favoráveis dos trâmites legais e vai ajudar Velasco a resolver problemas de família.

 

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado