Cinco municípios do Paraná recebem por SMS alerta de desastres



A implantação do projeto está a cargo da Anatel, operadoras de telefonia e Defesa Civil 

A partir de terça-feira (13/06), os moradores de cinco municípios do Paraná poderão se cadastrar no novo sistema de alerta de riscos de  inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros. Os usuários de telefones móveis vão receber um SMS de alerta em caso de iminência de algum desastre natural.  A expectativa é que o sistema esteja disponível para todo o país até o final deste ano. O serviço de alerta via SMS é custeado e operacionalizado pelas empresas de  telecomunicações , sem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo.

Os municípios contemplados com o serviço de alerta serão: Prudentópolis (48.792 habitantes), Santo Antônio do Sudoeste (18.893 habitantes), Querência do Norte (11.729 habitantes) , Rondon (8.996 habitantes) e Salto do Lontra (13.689 habitantes).

Os usuários de telefonia móvel que moram nessas cidades vão receber a seguinte mensagem convocando para adesão ao projeto piloto: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse". O recebimento das mensagens é opcional.  Ao fim do registro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

Os órgãos da Defesa Civil estadual e municipal estão orientados a fornecer informações mais detalhadas e a tirar dúvidas da população. Será realizada campanha de divulgação nos meios de comunicação destas cidades. 

Os dados são do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios e a implantação do projeto está a cargo da Anatel, em parceria com a Defesa Civil e Ministério da Integração. 

SMS Santa Catarina

O projeto piloto começou a funcionar em fevereiro em 20 cidades de Santa Catarina, onde moram mais de 500 mil habitantes. Estas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

As chuvas, principalmente nas regiões Sudeste e Sul são grandes causadoras de acidentes naturais. Em 2015, por exemplo, houve uma grande enchente em Santa Catarina, que resultou em mais de 100 mortes. Na região Serrana do Rio, houve uma série de deslizamentos e enxurradas em janeiro de 2011.

Há 10 anos, desde 2007, o Japão já utiliza o serviço de alerta de desastres naturais. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, contam com serviços semelhantes.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado