Globo: O nascimento de um garimpo é o tema do ‘Profissão Repórter’ desta quarta-feira, dia 14

 

Embora o século XVII esteja muito distante, um município no interior da Bahia parece ter voltado à época da descoberta do ouro no Brasil. Os repórteres do 'Profissão Repórter' Erik von Poser e Estevan Muniz viajam, nesta quarta-feira, dia 14, a Sento Sé, cidade a 3 horas de Petrolina, com 41 mil habitantes e de onde partem os interessados em encontrar ametista na Serra da Quixaba.

 

Há pouco mais de dois meses, a existência desta jazida era desconhecida e, agora, pessoas da região e de outros estados do país se arriscam em uma aventura perigosa e sofrida. "O trabalho no garimpo é muito duro e cansativo, eles trabalham 12 horas por dia debaixo da terra, sem descanso, e é uma minoria que consegue achar alguma coisa ali. São centenas de túneis já cavados no alto da serra, mas somente uns 40 deles devem produzir algo", relata Muniz, que passou uma semana na região ao lado de von Poser e do cinegrafista Luiz Felipe Salé.

 

Estimativas apontam que a novidade já atraiu mais de 8 mil pessoas para a região, ainda que ela seja de difícil acesso. "Além da parte da estrada de terra, que é terrível, a Serra do Quixaba é enorme, alta. É lá no alto que está acontecendo a extração. É preciso passar por essa subida íngreme, com cordas de escalada e vários equipamentos. Mas é perceptível que isso não impediu que milhares de pessoas tenham chegado lá" afirma Muniz. "Esses túneis improvisados oferecem um risco enorme a quem está ali, são completamente inseguros", completa.

O 'Profissão Repórter' vai ao ar às quartas-feiras, depois do futebol.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado