Globo Repórter mostra as belezas da Ilha Grande

 

O 'Globo Repórter' de sexta-feira, dia 30 de junho, embarca em uma expedição na Baía da Ilha Grande para viver grandes aventuras na terra, no céu e no fundo do mar. Localizada entre as duas maiores cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo, e formada por quase 200 ilhas e mais de 100 praias, a Ilha Grande concentra vasta vida selvagem e um mar imenso e rico. Com a ajuda de câmeras que gravam em 360 graus, a repórter Fernanda Graell mostra espécies raras de animais na floresta e no mar, percorre trilhas, desce uma cachoeira de rapel, mergulha em um berçário de animais e assiste a um lindo nascer do sol no Pico do Papagaio, o segundo ponto mais alto da ilha. Além do programa dessa semana, a viagem rendeu uma série de reportagens para o 'Bom Dia Rio', que será exibida em cinco episódios a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de julho.

 

Na Vila Dois Rios, dentro do Parque Estadual da Ilha Grande, a repórter percorre o Centro de Estudos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro acompanhada por um time de cientistas.  Na floresta, ela vê o roncador bugio, um dos maiores primatas das Américas, saguis e uma enorme variedade de aves, como o raro papagaio chauá, o carcará e o surucuá de barriga amarela. A equipe passa ainda por outras aves, répteis e anfíbios, incluindo uma cobra jararaca e uma espécie de rã endêmica, que só existe na Ilha Grande e cujo som parece o canto de um pássaro.

 

O mar, protagonista na Ilha Grande, também é um destino importante para quem visita a baía. Em mergulhos diurnos e noturnos, Fernanda Graell vê peixes-morcegos, moreias, cavalos marinhos, uma tartaruga verde, caranguejos, aranhas-do-mar, baiacus, um peixe papagaio e até um cargueiro panamenho que pegou fogo há 50 anos. A repórter percorre a Ilha do Jorge Grego e a Laje do Coronel, formada por canyons subterrâneos que podem chegar a 30 metros de profundidade, para chegar à Gruta do Acaiá, oito metros abaixo do nível do mar.

 

Em um passeio de barco, a equipe presencia um espetáculo protagonizado por cerca de 80 golfinhos da espécie boto cinza e conhece Mara e Hélio, casal aposentado que escolheu morar em um barco construído por eles mesmos. Nele, já percorreram Caribe, Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar de Mármara, Mar Egeu e Mar Negro, mas garantem que a região da Ilha Grande é a melhor de todas.  Além da beleza, o casal revela outro benefício de viver no mar. "O custo de vida cai. Aqui não precisamos de carro ou pagar IPVA, IPTU, condomínio... a vida a bordo costuma ser muito mais barata", conta Mara.

 

Confira algumas das belezas da Ilha Grande no trailer do programa: https://globoplay.globo.com/v/5961474/programa/

 

O 'Globo Repórter' vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 30, depois da novela 'A Força do Querer'.

 

Foto 1: A repórter Fernanda Graell na rampa de parapente.

Foto 2: A equipe do 'Globo Repórter' embarcada na Ilha Grande, com equipe de mergulhadores, pesquisadores e marinheiros que trabalharam para o programa.

Crédito: Globo/ Divulgação

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho