Presidente da Anatel participa do esforço para digitalizar Pernambuco para a TV aberta


O presidente do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) e da Anatel, Juarez Quadros, destacou nesta sexta-feira, 30 de junho, durante entrevista coletiva em Recife, o trabalho de planejamento e engenharia necessário para a liberação da faixa de 700 Mhz para a banda larga móvel. O desligamento do sinal analógico da TV aberta na capital pernambucana e em 13 cidades vizinhas está marcado para as 23h59 do dia 26 de julho.  Segundo ele, de acordo com portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é necessário que 90% dos domicílios contem com o sinal digital para que ocorra o desligamento da TV analógica.

Juarez Quadros visitou o posto do "Programa de Distribuição de Kits", no Bairro do Pina em Recife,  onde fez a entrega da unidade número 400 mil. O Kit foi levado pela dona de casa Luciária de Assis Batista, 55 anos, moradora do Bairro do Cordeiro. Ela explicou que o cunhado vai ajuda-la na instalação. As famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal  têm direito a receber gratuitamente o kit (set-up-box), composto por antena, conversor e controle remoto. O presidente da Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV, Antônio Carlos Martelleto, conhecida como Seja Digital, também participou da visita.

No total deverão ser distribuídos 600 mil kits, na capital pernambucana e nos 13 municípios vizinhos. Na Região, 44% dos domicílios possuem ainda TV de tubo e, portanto, apenas sintonizam o sinal analógico. A Seja Digital informou que os kits continuarão a ser distribuídos por até 45 dias após o término do sinal analógico.

O posto do Pina entrega uma média de cinco mil kits dia,  os beneficiários também participam de uma aula onde aprendem a realizar corretamente a instalação dos equipamentos. Mesmo assim, muitos preferem o auxílio de conhecidos. A dona de casa Joana Darc, 35 anos, que também retirou a sua unidade, disse que terá o auxílio de um vizinho. Ela soube do seu direito ao kit por reportagens da imprensa.

Prefeituras

O sistema analógico será desligado em julho em Recife; Jaboatão dos Guararapes; Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista, e São Lourenço da Mata.

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, se reuniu também, nesta sexta-feira, com o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, e, na quinta-feira passada, com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, as conversas foram sobre o apoio das prefeituras ao processo de desligamento da TV Analógica.

Durante entrevista à imprensa, depois de se reunir com o prefeito de Recife, Quadros destacou os benefícios do desligamento da TV analógica por aumentar a qualidade da TV e também da comunicação dos telefones móveis. "São duas vantagens tecnológicas para o benefício da sociedade", disse.

Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Anatel visitou o Hospital do Câncer de Pernambuco e acompanhou a doação de televisores aos pacientes realizada pela Seja Digital. O Hospital do Câncer atende 55% dos pacientes oncológicos do Estado e realiza 1200 procedimentos diários, entre cirurgias, consultas médicas, atendimentos multiprofissionais e sessões de quimioterapia e radioterapia. 

Cronograma desligamento

O desligamento da TV analógica em Fortaleza (CE); Salvador  (BA); Juazeiro do Norte (CE) e Sobral  (CE) está marcado para 27 de setembro deste ano. A previsão de desligamento do sistema no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES) é em 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG) e na região metropolitana, deverá ser feito em 8 de novembro. E em várias cidades do interior de São Paulo - Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba - deverá acontecer no dia 29 de novembro.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho