PROGRAMAÇÃO FUTURA – 19 a 23 de junho



Na segunda-feira, 19/06, às 20h30, o Turma da Robótica vai até Brasília, Distrito Federal, conhecer a Lego Field (Gama) e mostram como a equipe encara a robótica como uma batalha divertida e instigante, além de levar a robótica a escolas públicas da região.

Às 22h15, o Entrevista aborda temas relacionados à cultura, questões étnicos-raciais e juventudes. Apresentado pela ativista Djamila Ribeiro, o episódio recebe a representante da Rede de Juventude Indígena Célia Xakriabá para falar de educação indígena.

Na terça-feira, 20/06, às 20h30, o Minha Rua narra a história de Binho. Nascido e criado na Vila Aliança – favela do Rio de Janeiro –, ele desenvolve projetos voltados para a valorização de comunidades da Zona Oeste onde faltam serviços públicos.

Também na terça, às 22h, Sebastiana Quebra-Galho apresenta o Tem Quem Queira, um projeto que une meio ambiente, reciclagem, inclusão social e recomeço. A ideia da Tem Quem Queira é reaproveitar sobras de lona, com uma mão-de-obra que acabou de sair da prisão.

        Na quarta-feira, 21/06, às 22h, o Um pé de quê? apresenta o tomate, considerado o “Rei das hortaliças”. É a espécie vegetal mais importante do mundo, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, visto o volume de sua produção e o que gera de empregos no mundo inteiro.

Quinta-feira, 22/06, às 20h, Destino: Educação – Escolas Inovadoras vai mostrar a Steve JobsSchool, localizada em Amsterdã, Holanda, que permite que as crianças tenham autonomia para definir sua grade de estudos desde os primeiros anos, além de possibilitar que os alunos aprendam e se desenvolvam em seu próprio tempo, nas diferentes disciplinas.

Às 22h, o Janelas de Inovação apresenta Meditação. Um projeto que humaniza o processo de ensino e pretende desenvolver nos alunos, habilidades de concentração, inteligência emocional, competências de relacionamento e assertividade nas tomadas de decisões através da meditação regular. 

Ainda na quinta, às 23h, o TED -  Compartilhando Ideias, apresenta a palestra “Como os piores momentos da vida constroem nossa identidade” de Andrew Solomon, escritor que defende que os grandes obstáculos nos fazem mais fortes. Flávia Oliveira recebe a cantora e escritora Olivia Byington para refletir sobre o assunto.

Na sexta, 23/06, às 20h, o Show Mambembe apresenta o rapper Filipe Ret. Ele circula pelo asfalto e pelas favelas do Catete, bairro importante para o RAP carioca, encontra parceiros e fala sobre suas inspirações. Airá O Crespo mostra a arte do grafite.

CONFIRA AS SINOPES:

 ENTREVISTA
19/06, segunda-feira, 22h15
Célia Xakriabá - Educação indígena
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a representante da Rede de Juventude Indígena Célia Xakriabá.

20/06, terça-feira, 22h15
Amara Moira - Prostituição, transexualidade e militância
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a escritora, militante dos direitos LGBT e prostituta Amara Moira.

21/06, quarta-feira, 22h15
Rodney William - Candomblé e ancestralidade
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe o sociólogo e babalorixá Rodney William.

22/06, quinta-feira, 22h15
Giovana Xavier - Intelectuais negras
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe Giovana Xavier, professora da Faculdade de Educação da UFRJ.

Programa jornalístico baseado em temporadas temáticas de entrevistas, com, aproximadamente, 13 minutos, sem intervalos e sobre a relação de assuntos de interesse público com as trajetórias pessoais dos entrevistados.

MINHA RUA
20/06, terça-feira, 20h30
Binho
Nascido e criado na Vila Aliança, favela do Rio de Janeiro, Binho desenvolve projetos voltados para a valorização de comunidades da Zona Oeste onde faltam serviços públicos.

Na terceira temporada da série “Minha Rua”, o apresentador Leandro Firmino volta às ruas do Brasil e faz um tour pela Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conhecer mais de perto algumas personalidades já reconhecidas nos locais onde moram pelos trabalhos culturais, ecológicos e sociais que realizam e carisma com todos a sua volta.      


SEBASTIANA QUEBRA-GALHO
20/06, terça-feira, 22h
Tem Quem Queira
Um projeto que une meio ambiente, reciclagem, inclusão social e recomeço. A ideia da Tem Quem Queira? Reaproveitar sobras de lona, com uma mão-de-obra que acabou de sair da prisão.

Sebastiana é neta de Nenzinha Machado Salles, autora do livro “Sebastiana Quebra-Galho”. De sua avó, Sebastiana herdou o gosto pelas soluções simples e o hábito de trocar o que sabe com as pessoas. Até que um belo dia, Sebastiana se deu conta de que o quebra-galho pode ser muito mais do que uma dica doméstica ou um jeitinho caseiro.                   
        
ALMANAQUE SAÚDE
14/06, quarta-feira, 20h30
Alimentação Saudável
A alimentação saudável é um dos grandes segredos para se viver mais e melhor. Especialistas mostram a diferença entre produtos industrializados e orgânicos e a importância de incluir frutas e verduras no cardápio diário.

Almanaque Saúde traz informações sobre alimentação, esportes e curiosidades. O programa serve como um apoio à gestão das empresas, incentivando atividades de promoção à saúde. A série de 26 episódios de 26 minutos conta com o apresentador Robson, que recebe um especialista em estúdio, e a repórter Mariana, que visita as empresas com projetos voltados à saúde dos trabalhadores, público-alvo do programa.

UM PÉ DE QUÊ? – UM PÉ NA COZINHA
21/06, quarta-feira, 22h
Tomate
O tomate é considerado o “Rei das hortaliças”. É a espécie vegetal mais importante do mundo, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, visto o volume de sua produção e o que gera de empregos no mundo inteiro.

De sua cozinha, Regina Casé parte para uma viagem de descobertas, apresentando uma planta comestível a capa episódio, encontrando chefs, indo a cultivos, entrevistando acadêmicos e conhecendo histórias, pessoas e deliciosas receitas.


DESTINO EDUCAÇÃO
22/06, quinta-feira, 20h
Steve Jobs (Holanda)
Na Steve JobsSchool, localizada em Amsterdã, Holanda, é essencial o uso do iPad, que permite que as crianças tenham autonomia para definir sua grade de estudos desde os primeiros anos, além de possibilitar que os alunos aprendam e se desenvolvam em seu próprio tempo, nas diferentes disciplinas.

A série Destino: Educação, idealizada pelo Canal Futura em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup, chega a sua terceira temporada, após uma primeira série de documentários com foco no sistema de educação dos países que se destacaram nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos); e uma segunda temporada nacional, retratando escolas que tiveram um bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destino: Educação - Escolas Inovadoras voltam seu olhar para escolas em todo mundo que adotaram práticas e metodologias visando ao desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Estas escolas apresentam novos valores para o ensino e vão além dos modelos tradicionais de educação, dialogando com as questões e demandas da sociedade contemporânea. São escolas que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços maker que estimulem a construção do conhecimento através da prática, e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. Ao documentar essas práticas inovadoras, a série vem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, mostrando como algumas escolas estão transformando seu modelo de educação através de diferentes experiências em vários países. A terceira temporada terá 13 episódios de 52 minutos, e mostrará escolas do Brasil, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Índia.

Exibição: quartas-feiras, 14h00
Reprises: sextas-feiras, às 13:30h
Duração: 60 min
Classificação: livre

JANELAS DE INOVAÇÃO
22/06, quinta-feira, 22h
Meditação
Um projeto que humaniza o processo de ensino e pretende desenvolver nos alunos, habilidades de concentração, inteligência emocional, competências de relacionamento e assertividade nas tomadas de decisões através da meditação regular. 

Com apresentação da filósofa e escritora Viviane Mosé, os documentários sobre iniciativas inovadoras na educação brasileira foram produzidos e dirigidos por jovens realizadores nas 5 regiões brasileiras, que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários.

TURMA DA ROBÓTICA
19/06, segunda-feira, 20h30
Lego Field (Gama)
Alunos de uma escola de Brasília, Distrito Federal, encaram a robótica como uma batalha divertida e instigante e levam a robótica a escolas públicas da região.

20/06, terça-feira, 20h30
Cyber Rex (PR)
Na capital do Paraná, uma equipe se inspira na força do Tiranossauro Rex para se dedicar aos estudos de robótica.

21/06, quarta-feira, 20h30
Biblioteca SESI (MT)
Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a gente vê uma galera que se reúne nas bibliotecas da cidade para aprender robótica.

22/06, quinta-feira, 20h30
Resende
Neste episódio, vamos até Resende, no Rio de Janeiro, ver como a robótica ajuda alunos do curso técnico de mecatrônica em seu aprendizado.

23/06, quinta-feira, 20h30
Trinity Force _Mossoró (RN)
Partimos para Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde duas equipes da mesma escola mostram como a robótica desperta o interesse dos alunos.

O programa Turma da Robótica viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade.

TED COMPARTILHANDO IDEIAS
22/06, quinta-feira, 23h
Como os piores momentos da vida constroem nossa identidade
Flávia Oliveira recebe a cantora e escritora Olivia Byington para refletir sobre a palestra-ted de Andrew Solomon, escritor que defende que os grandes obstáculos nos fazem mais fortes.

Série de palestras promovidas pelo grupo americano TED - Technology, Entertainment, Design. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel recebe convidados diferentes para um bate papo instigante sobre as palestras, abordando temas atuais.

SHOW MAMBEMBE
23/06, sexta-feira, 20h
Filipe Ret
Filipe Ret circula pelo asfalto e pelas favelas do Catete, bairro importante para o RAP carioca. Ele encontra parceiros e fala sobre suas inspirações. Airá O Crespo mostra a arte do grafite.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REPÓRTER POLICIAL REVELA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE CASOS DE GRANDE REPERCUSSÃO

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

GNT começa 2017 com documentários inéditos