PROGRAMAÇÃO FUTURA – 5 a 10 de junho


Na segunda-feira, 05/06, às 20h30, o Turma da Robótica vai até São Paulo conhecer a Roboecus. Em Osasco, a oficina de robótica de uma escola reúne alunos de várias idades e o resultado é uma turma bastante comprometida.

Na terça-feira, 06/06, às 20h30, o Minha Rua narra a história de Verônica. Moradora do Morro Santa Marta há 30 anos, Verônica - junto com dois amigos - montou em 2010 uma empresa de turismo para fomentar a valorização da cultura da favela em que mora.

Também na terça, às 22h, Sebastiana Quebra-Galho apresenta o projeto Tênis Solidário, que tem o objetivo de levar o esporte para o subúrbio do Rio e quebrar todos os galhos da meninada local. É que, para participar, a turma tem que ir bem na escola, ter disciplina, compromisso, educação e tudo mais.

Em seguida, às 22h15, o Entrevista aborda temas relacionados à cultura, questões étnicos-raciais e juventudes. Apresentado pela ativista Djamila Ribeiro, o episódio da semana recebe o professor universitário e filósofo do direito Silvio Almeida para falar sobre as leis e o racismo histórico.

        Na quarta-feira, 07/06, às 22h, o Um pé de quê? apresenta a Berinjela. Ela é versátil e se adaptou a todos os gostos por onde passou. Do cuscuz marroquino à mussaká dos gregos, do “caviar de berinjela” russo à milanesa tão presente no Brasil, a berinjela conquistou o mundo!

Quinta, 08/06, às 21h,a faixa Mundo.DOC exibe “Senegal”. O documentário mostra como é usar a sagacidade para superar os desafios do dia-a-dia na África, como a falta de óleo, de recursos e até mesmo a pirataria.

Em seguida, às 22h, o Janelas de Inovação apresenta a Escola Indígena Manoel Francisco Dos Santos. O trabalho da Escola surge com a resistência do povo indígena Kanindé de Aratuba/CE, ao perpetuar cultura e direitos elementares dentro de seu território, promovendo inclusão e capacitação digital, sem desatar raízes e aspectos endêmicos.

Ainda na quinta, às 23h, o TED -  Compartilhando Ideias, apresenta a palestra “O que você pensa quando olha pra mim? ”, de Dalia Mogahed. Prejudicados por radicais que deturpam o Islã, os muçulmanos são vítimas de intolerância mundo afora. No estúdio, Flávia Oliveira entrevista o sheik Rodrigo Rodrigues para falar sobre o tema.

Na sexta, 08/06, às 20h, o Show Mambembe apresenta Felipe Cordeiro. A guitarra paraense encontra Santa Teresa. Felipe Cordeiro toca com o pai Manoel Cordeiro no bondinho e faz uma intervenção artística no bairro com o artista Zod Nazir.

No sábado, 09/06, às 21h30, a série Revelando os Brasis exibe o curta “A Mãe dos Vagalumes”, dirigido pela professora de artes Alcinéia Marcucci. O filme é inspirado em fatos reais e mostra o convívio de uma menina solitária e sua amiga imaginária.

CONFIRA AS SINOPES:

 ENTREVISTA
06/06, terça-feira, 22h15
Silvio Almeida - As leis e o racismo histórico
A apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe o advogado, professor universitário e filósofo do direito Silvio Almeida.

07/06, quarta-feira, 22h15
Tássia Reis - Afrontamento 
Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a cantora e compositora Tássia Reis.

08/06, quinta-feira, 22h15
Tássia Reis - Rap e machismo
Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a cantora e compositora Tássia Reis.

Programa jornalístico baseado em temporadas temáticas de entrevistas, com, aproximadamente, 13 minutos, sem intervalos e sobre a relação de assuntos de interesse público com as trajetórias pessoais dos entrevistados.


MINHA RUA
06/06, terça-feira, 20h30
Sidnéia
Sidnéia Lusia – ou Sid Sereia - não consegue ficar parada. Ela é pescadora, professora de kitesurf e massagista profissional em Icapuí (CE), um recanto paradisíaco no Nordeste.

Na terceira temporada da série “Minha Rua”, o apresentador Leandro Firmino volta às ruas do Brasil e faz um tour pela Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conhecer mais de perto algumas personalidades já reconhecidas nos locais onde moram pelos trabalhos culturais, ecológicos e sociais que realizam e carisma com todos a sua volta.      


SEBASTIANA QUEBRA-GALHO
06/06, terça-feira, 22h
Pedala!
Sebastiana sobe em sua bike para acompanhar um pessoal que ama pedalar por aí. É o Bike Anjo, uma iniciativa de voluntários que ajudam quem quer se locomover sobre duas rodas pela cidade.

Sebastiana é neta de Nenzinha Machado Salles, autora do livro “Sebastiana Quebra-Galho”. De sua avó, Sebastiana herdou o gosto pelas soluções simples e o hábito de trocar o que sabe com as pessoas. Até que, um belo dia, Sebastiana se deu conta de que o quebra-galho pode ser muito mais do que uma dica doméstica ou um jeitinho caseiro.                   
        
ALMANAQUE SAÚDE
07/06, quarta-feira, 20h30
Drogas
O tema drogas muitas vezes é visto como um tabu dentro do ambiente de trabalho. Vamos trazer exemplos de prevenção dentro das empresas e informações sobre os efeitos de substâncias lícitas e ilícitas.

Almanaque Saúde traz informações sobre alimentação, esportes e curiosidades. O programa serve como um apoio à gestão das empresas, incentivando atividades de promoção à saúde. A série de 26 episódios de 26 minutos conta com o apresentador Robson, que recebe um especialista em estúdio, e a repórter Mariana, que visita as empresas com projetos voltados à saúde dos trabalhadores, público-alvo do programa.

UM PÉ DE QUÊ? – UM PÉ NA COZINHA
07/06, quarta-feira, 22h
Berinjela
Ela é versátil e se adaptou a todos os gostos por onde passou. Do cuscuz marroquino, à mussaká dos gregos, do “caviar de berinjela” russo, à milanesa tão presente no Brasil, a berinjela conquistou o mundo!

De sua cozinha, Regina Casé parte para uma viagem de descobertas, apresentando uma planta comestível a capa episódio, encontrando chefs, indo a cultivos, entrevistando acadêmicos e conhecendo histórias, pessoas e deliciosas receitas.


DESTINO EDUCAÇÃO
08/06, quinta-feira, 20h
High Tech High (EUA)
Na High Tech High, localizada em San Diego, na Califórnia, o ensino se dá através da realização de projetos práticos com grande embasamento teórico, que permitem aos alunos desenvolverem suas habilidades intelectuais e técnicas ao longo do processo.

A série Destino: Educação, idealizada pelo Canal Futura em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup, chega a sua terceira temporada, após uma primeira série de documentários com foco no sistema de educação dos países que se destacaram nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos); e uma segunda temporada nacional, retratando escolas que tiveram um bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destino: Educação - Escolas Inovadoras voltam seu olhar para escolas em todo mundo que adotaram práticas e metodologias visando ao desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Estas escolas apresentam novos valores para o ensino e vão além dos modelos tradicionais de educação, dialogando com as questões e demandas da sociedade contemporânea. São escolas que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços maker que estimulem a construção do conhecimento através da prática, e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. Ao documentar essas práticas inovadoras, a série vem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, mostrando como algumas escolas estão transformando seu modelo de educação através de diferentes experiências em vários países. A terceira temporada terá 13 episódios de 52 minutos, e mostrará escolas do Brasil, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Índia.

Exibição: quartas-feiras, 14h00
Reprises: sextas-feiras, às 13:30h
Duração: 60 min
Classificação: livre

JANELAS DE INOVAÇÃO
08/06, quinta-feira, 22h
Escola Indígena Manoel Francisco Dos Santos
O trabalho da Escola surge com a resistência do povo indígena Kanindé de Aratuba/CE, ao perpetuar cultura e direitos elementares dentro de seu território, promovendo inclusão e capacitação digital, sem desatar raízes e aspectos endêmicos.

Com apresentação da filósofa e escritora Viviane Mosé, os documentários sobre iniciativas inovadoras na educação brasileira foram produzidos e dirigidos por jovens realizadores nas 5 regiões brasileiras, que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários.

TURMA DA ROBÓTICA
05/06, segunda-feira, 20h30
Roboecus (SP)
Em Osasco, na grande São Paulo, a oficina de robótica de uma escola reúne alunos de várias idades e, o resultado, e uma turma bastante comprometida.

06/06, terça-feira, 20h30
Sucateiros (GO)
Vamos até Rio Verde, Goiás, onde alunos descobriram uma paixão em comum: desmontar eletrodomésticos para entender seu funcionamento e eles levaram esse gosto para a robótica.

07/06, quarta-feira, 20h30
Ildobótica (RS)
Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, uma escola abre caminhos para um futuro promissor através da robótica.

08/06, quinta-feira, 20h30
Tunderbóticos (SP)
Em Rio Claro, São Paulo, uma equipe se inspira em Newton e se diverte ao aprender os conceitos de física na prática.

09/06, quinta-feira, 20h30
Tars Hakuna Matata (PR)
Em Curitiba, Paraná, um curso de extensão promove a interdisciplinaridade entre alunos de vários cursos técnicos e o resultado é a melhora no aprendizado.

O programa Turma da Robótica viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade.

MUNDO.DOC
08/06, quinta-feira, 21h
Senegal
O documentário mostra como é usar a sagacidade para superar os desafios do dia-a-dia na África, como a falta de óleo, de recursos e até mesmo a pirataria.

TED COMPARTILHANDO IDEIAS
08/06, quinta-feira, 23h
O que você pensa quando olha pra mim?
Prejudicados por radicais que deturpam o Islã, os muçulmanos são vítimas de intolerância mundo afora. Esse é o tema da palestra de Dalia Mogahed e da entrevista com o sheik Rodrigo Rodrigues.

Série de palestras promovidas pelo grupo americano TED - Technology, Entertainment, Design. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel recebe convidados diferentes para um bate papo instigante sobre as palestras, abordando temas atuais.

SHOW MAMBEMBE
09/06, sábado, 20h
Felipe Cordeiro
A guitarra paraense encontra Santa Teresa. Felipe Cordeiro toca com o pai Manoel Cordeiro no bondinho e faz uma intervenção artística no bairro com o artista Zod Nazir.

REVELANDO OS BRASIS
10/06, sábado, 00h30
A Mãe dos Vagalumes
Lisia Palombini conversa com a professora de artes Alcinéia Marcucci, diretora do curta “A Mãe dos Vagalumes”. O filme é inspirado em fatos reais e mostra o convívio de uma menina solitária e sua amiga imaginária.

Exibição: sextas-feiras, 21h30
Reprises: segundas-feiras, às 14h e às 2h
Duração: 30 min
Classificação: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado