‘Uma semana em Tóquio’ traz um panorama contemporâneo da capital japonesa

 

Neste sábado, dia 10, às 21h05, o 'GloboNews Documento' lança um olhar especial sobre a sociedade japonesa em 'Uma semana em Tóquio'. A repórter Cristina Aragão e o cinegrafista Sandiego Fernandes fazem um diário de bordo dos dias em que estiveram, pela primeira vez, na capital do Japão, marcando suas primeiras impressões, as surpresas pelas ruas e as peculiaridades da cultura japonesa. Entre os destaques, a entrevista com o arquiteto Kengo Kuma, autor do estádio que será sede da Olimpíada 2020 e também da Japan House, centro cultural recém-inaugurado na Avenida Paulista. A fotógrafa Ishiuchi Myako, nome importante da cena artística internacional, com exposições em museus como a Tate Modern, de Londres, recebe a equipe da GloboNews em sua casa, gesto raro nos hábitos japoneses.

 

"A nossa ideia era trazer um conteúdo que misturasse sociedade e artistas. Era importante que eles falassem do panorama contemporâneo da cena japonesa. Trazer o Japão de hoje que muitas vezes não chega até nós foi nosso foco", conta Cristina Aragão, que além dos artistas consagrados, mostra a nova geração, como o coletivo Chim Pom, jovens que contam a experiência de ter estado na região do acidente nuclear de Fukushima, em 2011, logo depois do terremoto seguido do tsunami. 

 

Foi andando nos metrôs, conhecendo templos xintoístas, provando o famoso lamen – e se deixando surpreender com o novo – que a narrativa dos 45 minutos foi sendo construída por Cristina e Sandiego. "O programa nos mostra que é possível se viver em comunidade sem caos, lembrando que Tóquio tem 38 milhões de habitantes. Ninguém que visita o Japão volta igual para casa", diz Cristina que contou com a consultoria de conteúdo do curador Pedro Erber, professor de literatura da Universidade de Cornell. Erber conta que 80% dos japoneses são de classe média, ou seja, uma das mais igualitárias sociedade do mundo.

 

O GloboNews Documento 'Uma semana em Tóquio' estreia no dia 10 de junho, às 21h05.

 

Créditos

Reportagem e Roteiro: Cristina Aragão

Fotografia: Sandiego Fernandes

Edição e Finalização: Aldrin Luciano Gazio

 

Fotos: Cristina Aragão e Sandiego Fernandes

Crédito: Globo/ Divulgação


--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho