‘Uma semana em Tóquio’ traz um panorama contemporâneo da capital japonesa

 

Neste sábado, dia 10, às 21h05, o 'GloboNews Documento' lança um olhar especial sobre a sociedade japonesa em 'Uma semana em Tóquio'. A repórter Cristina Aragão e o cinegrafista Sandiego Fernandes fazem um diário de bordo dos dias em que estiveram, pela primeira vez, na capital do Japão, marcando suas primeiras impressões, as surpresas pelas ruas e as peculiaridades da cultura japonesa. Entre os destaques, a entrevista com o arquiteto Kengo Kuma, autor do estádio que será sede da Olimpíada 2020 e também da Japan House, centro cultural recém-inaugurado na Avenida Paulista. A fotógrafa Ishiuchi Myako, nome importante da cena artística internacional, com exposições em museus como a Tate Modern, de Londres, recebe a equipe da GloboNews em sua casa, gesto raro nos hábitos japoneses.

 

"A nossa ideia era trazer um conteúdo que misturasse sociedade e artistas. Era importante que eles falassem do panorama contemporâneo da cena japonesa. Trazer o Japão de hoje que muitas vezes não chega até nós foi nosso foco", conta Cristina Aragão, que além dos artistas consagrados, mostra a nova geração, como o coletivo Chim Pom, jovens que contam a experiência de ter estado na região do acidente nuclear de Fukushima, em 2011, logo depois do terremoto seguido do tsunami. 

 

Foi andando nos metrôs, conhecendo templos xintoístas, provando o famoso lamen – e se deixando surpreender com o novo – que a narrativa dos 45 minutos foi sendo construída por Cristina e Sandiego. "O programa nos mostra que é possível se viver em comunidade sem caos, lembrando que Tóquio tem 38 milhões de habitantes. Ninguém que visita o Japão volta igual para casa", diz Cristina que contou com a consultoria de conteúdo do curador Pedro Erber, professor de literatura da Universidade de Cornell. Erber conta que 80% dos japoneses são de classe média, ou seja, uma das mais igualitárias sociedade do mundo.

 

O GloboNews Documento 'Uma semana em Tóquio' estreia no dia 10 de junho, às 21h05.

 

Créditos

Reportagem e Roteiro: Cristina Aragão

Fotografia: Sandiego Fernandes

Edição e Finalização: Aldrin Luciano Gazio

 

Fotos: Cristina Aragão e Sandiego Fernandes

Crédito: Globo/ Divulgação


--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado