Aprovado o desligamento do sinal analógico amanhã em Recife


 

O desligamento da TV analógica em Recife e em mais 14 municípios da região metropolitana será realizado nesta quarta-feira (26.07). O Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) aprovou durante reunião nesta terça-feira, (25/07), o desligamento total do sinal analógico na região, que conta com 1.268.877 domicílios.

O Grupo tomou a decisão após pesquisa do Ibope Inteligência, verificar que 92% dos domicílios da região já contavam com sinal digital. Foi feita a pesquisa com 1.078 entrevistados entre os dias  9 e 22 deste mês.   O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento (artigo 4º da Portaria 378/2016) é de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

O Gired vai encaminhar ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto  Kassab, a proposta da data do desligamento. O grupo é formado pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, que dirige o grupo; a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Bonna; e representantes das emissoras de TV e das empresas de telecomunicações.

Com o desligamento, a programação das emissoras da região de Recife ficará disponível somente no formato digital, que possui mais qualidade de som e imagem. Os canais abertos que tiverem o sinal analógico desligado, deverão ainda apresentar na tela, durante 30 dias, cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas. 

Os kits de TV Digital (conversor e controle remoto) são distribuídos gratuitamente às famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal. O governo continuará distribuindo kits  para os  beneficiários após o desligamento na região metropolitana de Recife. Para receber o kit basta a população acessar o site www.sejadigital.com.br. Será agendada a retirada do kit gratuito e buscá-lo no local informado.

O Ibope também apresentou o resultado das primeiras pesquisas que apontam o percentual de domicílios das próximas cidades onde vai haver o desligamento do sinal analógico em 27 de setembro deste ano.  Em Salvador (BA), a digitalização já chegou a 84,82%; em Fortaleza (CE) a 73,07%; em Juazeiro do Norte (CE) a 42,89%; e em Sobral (CE), a 29,70%. 

Outra proposta aprovada pelo Gired foi de antecipação em 30 dias da primeira pesquisa sobre o desligamento do sinal analógico na região metropolitana em Curitiba Marcada inicialmente para 30 de novembro, será realizada em 30 de outubro.. O desligamento do sinal na região está marcado para o final de janeiro de 2018. 

Cronograma de desligamento 

O desligamento do sinal analógico está marcado para o dia 27 de setembro deste ano em Fortaleza (CE); Salvador  (BA); Juazeiro do Norte (CE) e Sobral  (CE). A previsão de desligamento do sistema no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES) é no dia 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG) e na região metropolitana deverá ser feito em 8 de novembro. E, no interior de São Paulo - Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba - deverá acontecer no dia 29 de novembro.





--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho