TV Cultura alerta para risco de pandemia com o documentário Mosquito: Uma Ameaça no Ar


Produzida pelo Discovery, a atração traz entrevistas com profissionais da saúde e vai ao ar nesta sexta-feira (21/7), às 22h30

 

São Paulo, 21 de julho de 2017 – Nesta sexta-feira (21/7), às 22h30, a TV Cultura exibe o documentário Mosquito: Uma Ameaça no Ar, obra que busca chamar atenção para a crise de saúde pública causada por esses pequenos insetos, os principais agentes causadores de mortes na história moderna.

Uma produção do Canal Discovery, o documentário lança um olhar oportuno e detalhado sobre essas criaturas tão imperceptíveis quanto perigosas, que protagonizam mudanças imprevisíveis e sem precedentes. A versão brasileira ganhou a narração do médico infectologista Dr. Jean Carlo Gorinchteyn, do hospital Emílio Ribas, em São Paulo, enquanto o original, em inglês, traz o ator Jeremy Renner ("The Town", "The Hurt Locker") como voz principal. O filme documenta a crescente ameaça global que esse pequeno animal representa e as implicações letais que podem surgir se não houver um esforço de combate coordenado e mundial.

Com imagens captadas em quatro continentes, Mosquito: Uma Ameaça no Ar entrelaça entrevistas com especialistas a depoimentos de homens, mulheres e crianças que convivem com os riscos de transmissão de doenças apresentados pelos insetos.

Entre os entrevistados estão alguns dos principais especialistas no assunto, incluindo Bill Gates, fundador da Microsoft e copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates, e o ex-diretor do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), unidade americana de controle e prevenção de doenças, Dr. Thomas Frieden. Gates salienta que os recursos necessários para combater o que pode vir a ser um surto pandêmico devem ser prioridade internacional para a área da saúde.

Em todo o mundo, os mosquitos matam mais de 750 mil pessoas por ano, muitas delas crianças. Alterações ambientais drásticas, como as mudanças climáticas e a facilidade de deslocamentos internacionais de pessoas e bens, aumentaram a ameaça que os mosquitos representam, já que aceleram sua propagação. O Brasil está presente no especial como um dos países que está à frente do combate às doenças causadas pelo inseto.

Os primeiros casos de zika vírus em humanos saíram da África rumo à Malásia, em 1967. O vírus teve seu primeiro surto na Micronésia, causando a disseminação da doença em Ilhas do Pacífico e no Brasil, em 2014. Foi relatado em dezembro de 2015 o primeiro caso de zika em Porto Rico. Um ano depois, mais de 34 mil pessoas carregavam a doença. Agora, mais de 2,5 bilhões de pessoas correm o risco de um possível surto do zika, o que custará à economia global mais de 500 bilhões de dólares. Esses números alarmantes projetam o que pode acontecer se as autoridades internacionais na área da saúde não se mobilizarem para uma ação conjunta. E, embora haja progressos em relação à pesquisa e tratamento de doenças transmitidas por mosquitos, metade da população mundial sofre o risco de contrair malária e outras doenças mortais.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Su Rynard

Duração: 75 minutos

Classificação: Livre

 

SERVIÇO

Mosquito: Uma Ameaça no Ar

Sexta-feira (21/7), às 22h30, na TV Cultura

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho