Uso de 700 MHz na banda larga móvel é possível em mais de 2 mil cidades brasileiras


Em 2.023 cidades de todo o país já existe viabilidade técnica para a entrada em operação do sinal do serviço de telefonia móvel na faixa de 700 Megahertz (MHz). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou esta semana o licenciamento das estações em mais 142 municípios de 13 regiões. Entre eles estão as capitais Belém (PA), Porto Velho (RO), João Pessoa (PB) e Vitória (ES).

O licenciamento de estações na faixa de 700 MHz é fruto do trabalho realizado no âmbito do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). O estudo é aprovado pelo Gired, presidido pela Agência e conta com a participação da Secretaria de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além de associações das empresas de radiodifusão e das operadoras de telecomunicações.

A partir da aprovação do Gired, a Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) inicia um estudo preventivo de mitigação de eventuais interferências e, somente depois do encerramento dessa atividade, a Anatel libera o licenciamento das estações.

Mas para estas cidades conseguirem autorização para começar a operação na faixa de 700 MHz , precisam realizar uma campanha de "mitigação preventiva", na qual a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital.

O serviço de 4G que opera nesta faixa de 700 MHz está muito próximo das frequências usadas pela TV aberta. Isto pode causar interferência na recepção do sinal da TV. As mais comuns são congelamentos de imagem e estalos no som. Ocorrendo a suspeita de interferência, os usuários poderão entrar em contato com a TV perfeita.

O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza  que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.

O sistema de 4G é uma das tecnologias mais avançadas usadas pela telefonia móvel e que permite que celulares, smartphones, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito rápidas. A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, apresenta vantagens na propagação do sinal. Adicionalmente, a faixa facilita o acesso à programação em ambientes fechados.

A Anatel liberou também o licenciamento de estações nas regiões de nove estados: Bacabal (MA); Dourados (MS); Itabuna e Porto Seguro (BA); Goiás (Santa Helena de Goiás); Araguari, Montes Claros, Nanuque (MG); Ibaiti (PR) e  Pedras Altas (RS).

Para saber as cidades em que se pretende realizar a "Mitigação Preventiva" e as cidades em que ela já foi realizada e, portanto, houve a ativação do SMP na faixa de 700 MHz, basta acessar o relatório de "Ativação de cidades" no site TV perfeita.




--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REPÓRTER POLICIAL REVELA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE CASOS DE GRANDE REPERCUSSÃO

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

GNT começa 2017 com documentários inéditos