33 ANOS SEM TRUFFAUT


Diretor, ator, produtor e roteirista, François Truffaut é um artista completo, admirado por todas as gerações de cinéfilos. Apaixonado por cinema, deixou um legado primoroso desde a Nouvelle Vague, com filmes densos, misteriosos e que exaltam o amor. Já são 33 anos de saudade e a noite deste sábado, 21 de outubro, será dedicada ao francês no Telecine Play e no Telecine Cult, com a estreia de três obras icônicas de sua carreira: Os Incompreendidos (1959), Jules e Jim - Uma Mulher Para Dois (1962) e O Último Metrô (1980).

A maratona começa às 20h, com o primeiro longa de Truffaut como diretor: Os Incompreendidos. Já em sua estreia ele foi premiado no Festival de CannesA produção existencialista marca o início da história do personagem Antoine Doinel, alter ego do próprio cineasta, que está em diversos de seus filmes. Interpretado por Jean-Pierre Léaud, o jovem parisiense é um filho negligenciado pela mãe, Gilberte (Claire Maurier), e pelo padrasto, Julien (Albert Rémy), e vive mentindo para ocultar suas fugas da escola. Depois de períodos conturbados com a família, Antoine decide sair de casa e passa a viver de pequenos roubos.

Em seguida, às 22h, tem outro sucesso de Truffaut: o cultuado Jules e Jim - Uma Mulher Para Dois, sobre o movimentado triângulo amoroso da instável Catherine (Jeanne Moreau) e dos boêmios Jules (Oskar Werner) e Jim (Henri Serre). A dupla se apaixona pela mesma mulher, durante a Primeira Guerra Mundial.

Com Catherine Deneuve e Gérard Depardieu, O Último Metrô fecha o especial às 23h59. Premiado em 10 categorias no César e indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro como Filme Estrangeiro, o drama se passa nos anos 40, em Paris, e mistura arte e vida ao mostrar o dia a dia de um teatro. Com a cidade ocupada pelos nazistas, o dramaturgo judeu Lucas Steiner (Heinz Bennent) é obrigado a sair de cena e sua esposa, Marion (Catherine Deneuve), assume o estabelecimento e a montagem de um novo espetáculo. Mas a química entre Marion e o protagonista da peça, Bernard (Gérard Depardieu), aumenta a cada dia.

 
 
 
News Telecine Play
News Telecine Play

Às 20h - Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups)
Direção: François Truffaut
Elenco: Claire Maurier, Jean-Pierre Léaud e Albert Rémy
FRA, 1959. Drama. 99 min. 14 anos.
O filme está disponível no Telecine Play.

News Telecine Play
News Telecine Play
News Telecine Play

Às 22h - Jules e Jim - Uma Mulher Para Dois (Jules et Jim)
Direção: François Truffaut
Elenco: Oskar Werner, Jeanne Moreau e Henri Serre
FRA, 1962. Drama. 105 min. 14 anos.

News Telecine Play
News Telecine Play

Às 23h59 - O Último Metrô (Le Dernier Métro)
Direção: François Truffaut
Elenco: Catherine Deneuve, Gerárd Depardieu e Jean Poiret
FRA, 1980. Drama. 131 min. 14 anos.
O filme está disponível no Telecine Play.

News Telecine Play
News Telecine Play

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REPÓRTER POLICIAL REVELA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE CASOS DE GRANDE REPERCUSSÃO

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

GNT começa 2017 com documentários inéditos