33 ANOS SEM TRUFFAUT


Diretor, ator, produtor e roteirista, François Truffaut é um artista completo, admirado por todas as gerações de cinéfilos. Apaixonado por cinema, deixou um legado primoroso desde a Nouvelle Vague, com filmes densos, misteriosos e que exaltam o amor. Já são 33 anos de saudade e a noite deste sábado, 21 de outubro, será dedicada ao francês no Telecine Play e no Telecine Cult, com a estreia de três obras icônicas de sua carreira: Os Incompreendidos (1959), Jules e Jim - Uma Mulher Para Dois (1962) e O Último Metrô (1980).

A maratona começa às 20h, com o primeiro longa de Truffaut como diretor: Os Incompreendidos. Já em sua estreia ele foi premiado no Festival de CannesA produção existencialista marca o início da história do personagem Antoine Doinel, alter ego do próprio cineasta, que está em diversos de seus filmes. Interpretado por Jean-Pierre Léaud, o jovem parisiense é um filho negligenciado pela mãe, Gilberte (Claire Maurier), e pelo padrasto, Julien (Albert Rémy), e vive mentindo para ocultar suas fugas da escola. Depois de períodos conturbados com a família, Antoine decide sair de casa e passa a viver de pequenos roubos.

Em seguida, às 22h, tem outro sucesso de Truffaut: o cultuado Jules e Jim - Uma Mulher Para Dois, sobre o movimentado triângulo amoroso da instável Catherine (Jeanne Moreau) e dos boêmios Jules (Oskar Werner) e Jim (Henri Serre). A dupla se apaixona pela mesma mulher, durante a Primeira Guerra Mundial.

Com Catherine Deneuve e Gérard Depardieu, O Último Metrô fecha o especial às 23h59. Premiado em 10 categorias no César e indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro como Filme Estrangeiro, o drama se passa nos anos 40, em Paris, e mistura arte e vida ao mostrar o dia a dia de um teatro. Com a cidade ocupada pelos nazistas, o dramaturgo judeu Lucas Steiner (Heinz Bennent) é obrigado a sair de cena e sua esposa, Marion (Catherine Deneuve), assume o estabelecimento e a montagem de um novo espetáculo. Mas a química entre Marion e o protagonista da peça, Bernard (Gérard Depardieu), aumenta a cada dia.

 
 
 
News Telecine Play
News Telecine Play

Às 20h - Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups)
Direção: François Truffaut
Elenco: Claire Maurier, Jean-Pierre Léaud e Albert Rémy
FRA, 1959. Drama. 99 min. 14 anos.
O filme está disponível no Telecine Play.

News Telecine Play
News Telecine Play
News Telecine Play

Às 22h - Jules e Jim - Uma Mulher Para Dois (Jules et Jim)
Direção: François Truffaut
Elenco: Oskar Werner, Jeanne Moreau e Henri Serre
FRA, 1962. Drama. 105 min. 14 anos.

News Telecine Play
News Telecine Play

Às 23h59 - O Último Metrô (Le Dernier Métro)
Direção: François Truffaut
Elenco: Catherine Deneuve, Gerárd Depardieu e Jean Poiret
FRA, 1980. Drama. 131 min. 14 anos.
O filme está disponível no Telecine Play.

News Telecine Play
News Telecine Play

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado