Por que esta aranha se parece com a cabeça do Pikachu?

O abdômen desta aranha, que lembra o famoso Pokémon Pikachu, pode ajudá-la a capturar suas presas

FOTO POR JONATHAN KOLBY

As cores brilhantes da Micrathena sagittata, encontrada em Honduras, provavelmente ajudam a aranha a atrair suas presas, enquanto seus espinhos servem como mecanismo de defesa. ainda que os pokémons não sejam reais, o abdômen desta aranha é.

 

 

Enquanto conduzia pesquisas nas florestas de Honduras, o explorador da National Geographic Jonathan Kolby encontrou a criação da natureza mais próxima do amado Pokémon amarelo, Pikachu.

A parte posterior do abdômen desta aranha, uma Micrathena sagittata, possui marcas amarela brilhante com dois espinhos na parte traseira com pontas pretas. Ao lado desta estrutura parecida com o Pikachu podem ser vistos uma sequência de espinhos mais ameaçadores que a adorável criatura dos desenhos. O resto do corpo da aranha avermelhado brilhante quase parecido com a cor de uma formiga. 

Quando Kolby viu pela primeira vez a Micrathena em seu local de pesquisa, no Parque Nacional Cusuco, a primeira coisa que notou foi a característica de desenho animado do animal. "Essas protuberâncias pontudas e excepcionais no seu abdômen me chamaram a atenção de imediato! ", escreveu em um e-mail. Apesar de ser a primeira vez que um especialista em anfíbios avistou essa espécie de aranha em Honduras, as Micrathenas com forma de flecha estão em toda América do Norte, e são muito comuns nos Estados Unidos. Embora, sejam difíceis de serem vistas, já que são muito pequenas. Com o dobro do tamanho dos machos, as fêmeas podem crescer até 1 centímetro (patas inclusas).

Seu abdômen amarelo, que ocorrem apenas nas fêmeas, costumam chamar atenção. Cientistas acreditam que isso poderia ajudá-la a caçar insetos. Um artigo publicado em 2002 na revista Ecological Entomology descrevia uma aranha australiana com um abdômen preto e amarelo, e concluiu que o abdômen brilhante poderia ajudá-la a atrair suas presas. Com um pincel atômico, pesquisadores removeram a cor amarela de suas costas. As aranhas cujas cores haviam sido ocultadas tiveram na média menos sucesso na hora de capturar suas presas. Assim como a Micrathena com forma de flecha, as aranhas australianas são predadoras que "sentar e esperar" pelas presas em grandes teias.

Ainda que a cor amarela possa atrair as presas, os espinhos mantem a distância os predadores. Kolby explicou que, por causa dos espinhos, animais como pássaros tem dificuldade em comer as pequenas criaturas. Quando descobriu a aranha em Honduras, ela estava descansando em uma teia suspensa sobre o solo. Tirou a foto e a deixou em paz, sem a necessidade de incomodá-la.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho