PROGRAMAÇÃO TV ESCOLA - 11 a 15 DE OUTUBRO

QUARTA, 11

HORA DO ENEM

Exibição – 7h, 13h e 18h

Apresentação: Land Vieira

Direção: Renato de Paula

Arte medieval e Orquestra Sinfônica Brasileira

Aprenda sobre arte medieval com os professores Gustavo Gavião e Rodrigo Retka. O programa traz ainda uma entrevista com Nilson Coelho. O trompetista da Orquestra Sinfônica Brasileira conta como é viajar pelo mundo fazendo da arte a sua profissão.

Super Libris -  Essa história de romance histórico fez história

Exibição – 11h30

O Brasil tem uma respeitável produção de romances históricos. Nascido na Europa durante o Romantismo, o gênero ganhou feições próprias por aqui, onde seu precursor foi José de Alencar, que escreveu "Iracema" e "O Guarani". Durante o começo do século XX, escritores como Paulo Setúbal e Viriato Correa tiveram sucesso comercial com romances históricos. Houve uma grande pausa durante a Ditadura Militar, quando os escritores, com razão, se dedicavam a escrever mais sobre seu próprio tempo. Mas na década de 1990 o gênero voltou a florescer, por meio de livros como "Boca do Inferno", de Ana Miranda.

Salto para o Futuro – Infância Livre

Exibição – 19h

Apresentação: Murilo Ribeiro e Bárbara Pereira

Uma pesquisa realizada pela Professora Léa Tiriba, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, apontou que boa parte das crianças que frequentavam a educação infantil em tempo integral ficavam até 10 horas por dia nas creches e pré-escolas na maioria das vezes em espaços fechados. Um fenômeno que a pesquisadora denominou de "emparedamento da infância". E não são só nos ambientes escolares. Muitas crianças que vivem nos grandes centros urbanos passam bastante tempo em locais fechados, até mesmo nos momentos de lazer. A importância dos espaços livres na vida das crianças é o assunto desse programa, que também discute os impactos da ausência de natureza na saúde física e emocional de meninos e meninas e o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.

CONVIDADOS:

Dr. José Martins Filho – Pediatra, Professor da Unicamp e Presidente da Academia Brasileira de Pediatria

Léa Tiriba – Professora da Escola de Educação da UNIRIO

QUINTA, 12

HORA DO ENEM

Exibição – 7h, 13h e 18h

Apresentação: Land Vieira

Direção: Renato de Paula

Termoquímica e restauração

Química para conservar e restaurar a arte é o assunto da conversa com o professor Daniel Aguiar. Para completar, aprenda sobre termoquímica com os professores João Carlos Terreso e Binho Cardoso.

R$100 Neuras

Exibição – 18h30

Com: Raíssa Venâncio 

Polêmica!

Fernanda resolveu discutir futebol com o crush e o date flopou. Ela desabafa e pede conselhos sobre como lidar com temas tabu. Até porque muitos assuntos polêmicos fazem parte do nosso dia a dia. Como num debate em que ela mesma é a mediadora, Fê coloca esses temas na roda. Entre opiniões sobre machismo e comida vegetariana, ela acaba entrando em uma discussão sobre impostos. Seu Alter Ego Estressado e seu Alter Ego Politicamente Correto atuam como adversários, apresentando os prós e os contras. Mas, no fim, ela dá o veredito e deixa clara a função dos tributos na sociedade: "minha mãe me ensinou a pagar tudo certinho porque, depois, eles voltam pra gente".

SEXTA, 13

HORA DO ENEM

Exibição – 7h, 13h e 18h

Apresentação: Land Vieira

Direção: Renato de Paula

Preparando para Redação com Filosofia

Saiba como usar as questões de filosofia do ENEM para pensar argumentos para sua dissertação. Os professores Bernardo Augusto e Paulo Andrade mostram como o pensamento dos filósofos te ajuda a construir uma Redação nota mil.

REDE ESCOLA

Exibição – 21h

Apresentação: Clarissa Vargas e Ernesto Xavier

O novo programa da grade da TV Escola é uma revista eletrônica sobre educação com reportagens, entrevistas, séries temáticas e debates sobre as pautas mais atuais do universo das escolas brasileiras e seus desafios. Nesta edição, uma homenagem aos professores. Dentre as personagens, uma professora com 50 anos de magistério, um professor idoso e atuante, que além das aulas de inglês que ministra, luta por bolsas para seus alunos de baixa renda em escolas privadas. Também será mostrada a história de um diretor que a partir de sua inquietação, quando era estudante, investiu no protagonismo do estudante nas tomadas de decisões na escola. E um depoimento sensível da Diretora do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Paralelamente, vamos mostrar as mudanças do programa do livro didático e uma discussão interessante sobre o ensino religioso na escola pública. 

SÁBADO, 14

HORA DO ENEM

Exibição de 15h às 17h

Apresentação: Land Vieira

Direção: Renato de Paula

Neste episódio: Reapresentação dos cinco programas exibidos durante a semana.

Sobre o programa: O Hora do Enem é um projeto pensado para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. A cada dia, uma área do conhecimento vai ser o ponto de partida para dicas, entrevistas, resoluções comentadas de questões que já caíram nos anos anteriores e muito conteúdo produzido por quem mais entende do Enem.

DOMINGO, 15

15 de outubro – Especial Dia do Professor

Para o Dia do Professor, a TV Escola preparou uma programação inteiramente dedicada aos educadores e mestres. 24 horas de conteúdo em homenagem ao professor.

Durante todo o dia serão exibidos vídeos enviados pelas redes sociais e onde alunos homenageiam seus professores (nos vídeos estarão professores e alunos).

Educação Proibida – 10h e 23h       

Através de 45 experiências educativas fora dos padrões tradicionais, que foram analisadas em 90 entrevistas com pessoas de oito países diferentes, o documentário A Educação Proibida se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação. Além de apresentar vias alternativas para como crianças e adolescentes estão sendo educados, o filme demonstra as falhas do modelo de educação vigente, que produz cidadãos doutrinados pelo sistema e que proíbe qualquer ato que não esteja conforme a norma estabelecida por ele.

Produção: Maria Farinha filmes

Série Educadores:

Maria Montessori – 12h30

As pesquisas e o desenvolvimento do método pedagógico da médica italiana que beneficiou milhões de crianças em todo o mundo. Pedagogos e psicólogos falam sobre a metodologia criada por Maria Montessori e como pode ser aplicada em sala de aula. Indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália.

Realização: TV Escola/Fundaj

Hora do Enem Especial Dia do Professor – 13h e 18h

Apresentação: Land Vieira

Direção: Renato de Paula

Não haverá aula nesse dia. Quatro professores estarão sentados um em frente ao outro conversando sobre o dia a dia da sala de aula, alunos rebeldes, sobre os interessados e os que não nem aí para o Enem.  A ideia é vivenciar o lado B do Hora do Enem. Conduzido por Land Vieira, o programa traz perguntas como "Como é dar aula no dia seguinte da derrota do seu time na final do campeonato?", ou "Como você era quando aluno?" , " E como lidar com um aluno que há 30- dias do Enem não quer nada com o exame".

Participam do programa os professores Diego Viug (Matemática), Paulo Andrade (Ciências Humanas/Filosofia), Adriana Ramos (Linguagens e Códigos) e Monica Waldheim (Ciências da Natureza).

Série Ao Pé da Letra – Professores

Helismar – Gêneros Textuais – 14h

O professor de língua português Helismar, da rede pública do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, é reconhecido pela comunidade escolar por capacidade de interação com os alunos e reflexão sobre suas práticas como docente. A apresentadora Amélia Lacombe vai até sua escola e propõe a produção coletiva de textos para estimular ainda mais a busca por novas estratégias de ensino e interação.

Realização: TV Escola/Panorâmica

Série Educadores:

Anísio Teixeira – Educação não é privilégio – 15h

O documentário revela a vida e a obra de Anísio Teixeira, advogado, escritor e educador nascido no município baiano de Caetité, em 12 de julho de 1900. O objetivo principal é explorar a mais revolucionária realização desse grande educador: a luta por uma escola pública de qualidade e a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque. A narrativa é construída por meio de um grande acervo de imagens de vídeos, filmes de arquivo, fotografias e documentos, além de depoimentos de filhos, amigos e especialistas.

Realização: TV Escola/TAL

Paz Mundial na Sala de Aula – 17h

John Hunter é um professor em Charlottesville, na Virgínia, Estados Unidos. Educado nas escolas segregadas da Virgínia rural, o estudante afro-americano foi selecionado para ingressar em uma escola totalmente voltada para a população branca. Depois de formado, viaja para China, Japão e Índia e toma conhecimento dos princípios de não-violência propagados por Gandhi. Pensando em como poderia trabalhar o conceito de paz com seus alunos, Hunter cria o jogo World Peace Game, que tem por objetivo ajudar países em situações perigosas com a menor intervenção militar possível.

Realização: Rosalia Films

Salto para o Futuro Especial Dia do Professor – 19h

Apresentação: Murilo Ribeiro e Bárbara Pereira

Um programa especial com dois professores de gerações diferentes. Uma professora tem 70 anos e o outro professor tem 29 anos. Na conversa com eles, a inspiração é o que motivou suas escolhas, o desejo de atuar em sala de aula, os desafios da profissão ontem e hoje, já que a professora continua atuando em escola pública. O objetivo é falar do ofício,  "das dores e das delícias" de ser um educador.

Convidados:

Prof. Dilma Santos, 71 anos, docente há 50 anos, com mestrado e doutorado em Língua Portuguesa. Há 10 anos trabalha por projetos, como generalista, inclusive de turmas de aceleração. "Ainda não perdi a paixão por ensinar", afirma. Atua no segmento do Ensino Fundamental. Faz correção de fluxo. Além de professora, é psicóloga e psicanalista. Dá aulas na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar

Prof. Clayton Botas, 29 anos, professor de matemática, diretor adjunto da Escola Municipal Rivadávia Correa. Está em sala de aula desde 2013. Também elabora o caderno pedagógico e provas para as turmas de 8º ano de toda a rede desde 2015.

No programa teremos também uma reportagem nas escolas em que estudaram os apresentadores, Murilo Ribeiro e Bárbara Pereira, ambas públicas. Eles vão falar sobre o "seu tempo" de escola e homenagear os professores que passaram por suas vidas.

Série Ao Pé da Letra – Professores

Maria dos Prazeres - Variação Linguística – 20h

Para enriquecer sua aula sobre variação linguística, a professora Maria dos Prazeres vai até um dos pontos mais movimentados da capital pernambucana, Recife, para coleta de exemplos vivos. Com base nessa experiência, pede a seus alunos que façam tarefa semelhante. Eles devem entrevistar pessoas de diferentes grupos etários e sociais para perceberem, in loco, as diversas formas de variação linguística.

Realização: TV Escola/Panorâmica

Deu Certo – Interprograma

O programa apresenta experiências bem-sucedidas desenvolvidas nas escolas do Brasil. São propostas de professores da Educação Básica de qualquer área do conhecimento. A ideia é compartilhar boas práticas escolares, seus desafios, processos e resultados com o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos de sala de aula.

Ao compartilhar suas experiências, os professores vão convidar outros profissionais a enviarem seus relatos para a TV ESCOLA. Tais relatos vão compor o BANCO DE PROJETOS DO PROFESSOR, uma plataforma digital gratuita que terá o objetivo de promover a difusão e o compartilhamento de boas ideias. Neste sentido, a TV ESCOLA quer instigar, contribuir e promover, cada vez mais, uma educação de qualidade

No dia 15 de outubro serão exibidos dois programas:

1 - Professora Giane Falseti

Escola Estadual Professora Efigênia Cardoso Machado Fortunato, da cidade de Bariri, interior do Estado de São Paulo.

Projeto: Quem acredita sempre alcança O projeto foi contemplado na 3ª edição do Prêmio Professores do Brasil

2 – Professor Uanderson Menezes

Escola Estadual João Vinte e Três, na cidade de Ipatinga, no interior de Minas Gerais.

Projeto: TV Filosofia

O projeto foi contemplado na 9ª edição do Prêmio Professores do Brasil

Botso – 21h

Conheça a história de vida de Wachtang "Botso" Korisheli. Nascido de pais artistas, Botso começou precocemente no piano. Conheceu e admirou Josef Stalin, mas teve o pai executado pelo regime brutal do ditador. Sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra Mundial e conseguiu exílio nos Estados Unidos. No novo lar, aperfeiçoou sua formação musical e desenvolveu a paixão por ensinar crianças. Com 92 anos, Botso é ainda um renomado professor de música e escultor, e seu exemplo de vida serve de inspiração para muitas gerações.

Realização: Cinema House Films / Aspect Studios

Se eu fosse Deus? – 22h20

O que você faria se, de repente, tivesse poderes divinos? Você os usaria para o bem ou para o mal? Talvez um pouco de ambos? Para um menino de 12 anos que divaga sobre essa questão ao dissecar um sapo na aula de biologia, as possibilidades são infinitas: ter o poder de vida e de morte, de criar monstros capazes de punir aqueles que o intimidam ou, melhor ainda, de materializar um dia perfeito com a menina de seus sonhos... O curta de animação explora, de forma divertida, a difícil transição da infância para a adolescência, quando os poderes da vida adulta acabam sendo confundidos com onipotência.

Realização: NFB National Film Board of Canada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado