TV Escola estreia primeira revista eletrônica semanal de educação


Uma revista eletrônica semanal dedicada à educação, com reportagens, entrevistas, séries temáticas e debates sobre as pautas mais atuais do universo das escolas brasileiras e seus desafios.

Assim é a Rede Escola – Notícias da Educação, que a TV Escola, o canal da educação do Ministério da Educação, estreia nesta sexta-feira, 06, às 21h, com reprises no sábado (16h) e domingo (12h). Primeiro espaço jornalístico na televisão inteiramente voltado para a educação e experiência pioneira de programa jornalístico da TV Escola, Rede Escola é um projeto pensado para divulgar e discutir, por meio de reportagens e outros formatos jornalísticos, temas como as boas práticas pedagógicas, sejam as iniciativas de professores ou projetos assumidos pelas escolas; o desempenho dos estudantes; a participação dos pais e responsáveis nas comunidades escolares; personagens do mundo escolar; entrevistas com educadores, professores e estudantes sobre assuntos em evidência; e outros aspectos inerentes ao dia a dia da educação nas escolas. A revista semanal vai informar também sobre a agenda da educação no país, esclarecendo projetos, programas, calendários e outras iniciativas tomadas pelo Ministério da Educação.

Comandada por Marcílio Brandão, profissional com larga experiência em televisão, uma equipe de 12 pessoas, sediada no Rio de Janeiro e Brasília, foi montada para o lançamento do projeto. Durante três meses, repórteres, editores de texto, produtores de reportagem e de pauta, além dos dois apresentadores -Clarissa Vargas e Ernesto Xavier – cruzaram o país produzindo conteúdo e reportagens. No episódio de estreia, reportagens sobre as audiências públicas da Base Nacional Comum Curricular, a reforma do Ensino Médio, livros digitais e uma experiência com o ensino da Matemática na Escola Municipal Francis Hime.

Ernesto Xavier e Clarissa Vargas apresentam o Rede Escola

Editor-chefe da revista semanal Rede Escola, para Marcílio Brandão o maior desafio da construção do projeto foi a montagem de uma equipe com habilidade e conhecimento específicos em educação. "Há uma linguagem apropriada, um conhecimento importante sobre as políticas públicas de educação. Durante um mês, entrevistamos dezenas de profissionais até a montagem final da equipe, que inclui dois profissionais de grande experiência em produtos televisivos educativos e culturais. São eles: Pablo de Moura, com uma longa trajetória no Canal Futura e Globo Ecologia, que é o editor de texto do Rede Escola; José Antônio Medeiros, que durante muitos anos trabalhou como produtor de reportagem na TV Educativa".

Jornalista experiente em televisão, com atuação como repórter e editor de programas jornalísticos na TV Globo Nordeste, TV Viva de Olinda e Rede Bandeirantes, Marcílio Brandão foi editor executivo do Jornal Futura, do Canal Futura, até 2016. Para o projeto Rede Escola, que conta também com a equipe técnica da produtora carioca PróDigital para captação de imagens e som e finalização, foi construído um formato flexível, com os dois apresentadores conduzindo a apresentação e também participando de reportagens.

"O conceito é de uma revista semanal leve, com inserções videográficas, muitas imagens, reportagens e, principalmente, a participação do estudante, opinando sobre cada um dos temas apresentados na pauta do programa. Rede Escola também trará temas e pautas sobre as ações do Ministério da Educação, mas o propósito é que essas ações sejam destaque dentro da lógica da informação e da proposição ao debate. O objetivo é valorizar a educação, o professor, a importância do projeto pedagógico na construção de uma educação transformadora. Também queremos destacar a importância da família na comunidade escolar" – explica Marcílio.

Com 26 minutos de duração, divididos em três blocos, Rede Escola tem como apresentadores Clarissa Vargas, repórter que já atuava na TV Escola no boletim diário E-notícias, e Ernesto Xavier, que participou de um processo seletivo para a função. Ernesto é jornalista, apresentador, cinegrafista e ator, com experiência na produção e apresentação de conteúdo audiovisual para canais corporativos. É apresentador do programa online É Sério. Clarissa Vargas é jornalista, da equipe da TV Escola em Brasília, deslocada para a equipe da Rede Escola no Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado