Especialistas em efeitos visuais participam do 3º VFX Rio, nos dias 8 e 9 de dezembro, no Museu de Arte Moderna e Museu do Amanhã

Evento recebe nomes como Dan Lemmon, vencedor do Oscar 2017,  e Richard Clegg, de Blade Runner 2049






O VFX RIO traz ao Brasil os maiores especialistas nacionais e internacionais na produção de efeitos visuais para cinema, tv, games e novas tecnologias. A terceira edição do evento será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2017, no Museu de Arte Moderna e no Museu do Amanhã, Rio de janeiro. O programa de dois dias inclui palestras e workshops com supervisores, diretores e artistas que participam da criação de efeitos visuais e mídias imersivas.


Dan Lemmon conquistou o Oscar 2017 de efeitos visuais pelo filme Mogli – O Menino Lobo (Jungle Book). VFX supervisor da franchise Planeta dos Macacos, ele ainda foi indicado à estatueta por Planeta dos Macacos – A Origem (Rise of the Planet of the Apes, 2011) e Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, 2014). Durante a sua carreira, Lemmon também participou da criação dos efeitos de dois filmes fundamentais para o desenvolvimento do cinema: a trilogia O Senhor dos Anéis e Avatar.


Dan Lemmon ajudou a desenvolver a técnica chamada performance capture, que registra  a performance de atores reais e cria os movimentos de personagens fictícios como Cesar, do Planeta dos Macacos, interpretado por Andy Serkis.


"Poder ver onde Andy Serkis leva o personagem e como ele muda de um filme para outro passando por diferentes tipos físicos e mudanças emocionais é pura magia. A performance capture é capaz de traduzir a atuação do ator e integrá-la à personagens digitais, que não se parecem com eles, mas que incorporam emocionalmente tudo o que o ator faz no set", conta.

Richard Clegg,  VFX Supervisor da MPC, revelará os desafios técnicos e criativos que sua equipe enfrentou para criar o personagem digital Rachael, interpretado por Sean Young, no filme Blade Runner, de 1982. O diretor Denis Villeneuve confiou a Richard uma das tarefas mais complexas na história dos efeitos visuais: o reencontro entre Rachael, recriada digitalmente pela MPC 35 anos após o lançamento do filme original,  e Deckard, interpretado por Harrison Ford, no filme Blade Runner 2049. Esse desafio levou nove meses para ser conquistado. O resultado é impressionante, e o reencontro emocionalmente intenso demonstra como a tecnologia pode recriar a realidade e trazer de volta à vida personagens e atores  que fizeram parte da história do cinema.

"Queremos levar ao grande público apresentações sobre tecnologia de ponta em filmes de última geração,  de uma forma divertida e acessível. O VFX RIO tem como objetivo  divulgar o trabalho dos especialistas, técnicos e artistas que trabalham na realização de filmes, video jogos e outras formas de entretenimento digital. Os efeitos visuais são um fator importante na produção audiovisual, um mercado em expansão que gera milhares de empregos no mundo  mas ainda é pouco conhecido  e incentivado no Brasil," diz Matteo Moriconi, Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual e um dos fundadores do VFX RIO.

Em 2017, além da parceria com o Comic Con Experience em São Paulo, onde os convidados internacionais se apresentarão dia 7 de dezembro, o VFX RIO fechou um acordo com o Festival de Veneza para trazer ao Brasil os filmes vencedores do concurso Venice VR, mostra de realidade virtual criada para incentivar a produção de filmes de última geração.


"Dos 120 projetos de VR que participaram da seleção, identificamos cerca de trinta que, em nossa opinião, representam o melhor de uma produção ainda em fase experimental, mas com resultados artísticos e espetaculares de extremo interesse. O Júri concedeu três prêmios, muito diferentes para resultados lingüístico-formais,  indicativos de tantas maneiras pelas quais essa nova forma de expressão pode, ou não, ir no futuro imediato. Contribuir para a promoção internacional é um compromisso que não pode ser evitado, dada a ausência total (por agora) de um circuito de distribuição que pode ajudar a divulgar o trabalho que merece esses artistas." Alberto Barbera, Diretor do Festival de Veneza. 

 

PROGRAMA COMPLETO DO VFX RIO

Sexta-Feira, 8 de dezembro – MUSEU DE ARTE MODERNA, RIO DE JANEIRO

9:00        Credenciamento 

10:00      Suzana Freitas & Anna Azevedo | Rede Globo
               Supervisoras de atração e captação de talentos  da Rede Globo

11:00      Marcio Aguiar |  Nvidia corporation  
               Impact of GPUS in Midia and Entertainment

12:00      Marcelo Siqueira | Mistika Post &  Weeze    

             Técnicas de produção de comercialização para VR                                                                                       
13:00      Intervalo

15:00      Lucia Modesto | TV Globo
               Novos projetos e tecnologias para TV                        

               Com Claudia Mendes, Jorge Banda, Jan Habib e Raoni Nery

16:30      Painel: Tecnologia e Industria Criativa

17:30      Matteo Moriconi -  VFX RIO:   Associação Brasileira de Tecnologia Visual

               Dan Lemmon - WETA DIGITAL
               Richard Clegg - MPC
18:30      Intervalo

19:00      Ollie Shaw |  Siggraph                                                                                          

Computer Animation festival - Electronic theatre

 

Sábado, 9 de dezembro – MUSEU DO AMANHÃ, RIO DE JANEIRO

9:00        Credenciamento 

10:00      Marcela Sabino | Museu do Amanhã
                VR Bootcamp

11:00      Hugo Gurgel | Quanta Post

                Desafios de empresas VFX brasileiras no mainstream

12:00      Liana Brasil e Russ Rive | Super Uber


               SuperViz
13:00      Intervalo

15:00      Ravi Velhal |  Intel
               Cinematic VR Revolution

16.00      Richard Clegg |  MPC
               Blade Runner 2049 

17: 00     Dan Lemmon | WETA VFX
               Planeta Dos Macacos: A Guerra


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho