NESTA QUINTA, DIA 30, 'MOSTRA CINEFOOT' DO CANAL BRASIL DISCUTE A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA, ECONOMIA E FUTEBOL

MostraCineFoot_fotoAlineArruda_02



Política, economia e futebol. Questões tão interligadas são o tema do debate da semana da "Mostra Cinefoot" desta quinta-feira, dia 30, às 19h no Canal Brasil. O apresentador Raí recebe Mauro Beting e Gabriela Moreira, que analisam os filmes "Mundialito" e "Tapete Verde".
 
MUNDIALITO (2010) (72')
Horário: Quinta-feira, dia 30, às 19h
Classificação: Livre
Direção: Sebástian Bednarik
Sinopse: O diretor investiga as relações entre poder e esporte na concepção da Copa de Ouro, realizada no Uruguai. A competição – transcorrida durante a ditadura e utilizada para fortalecer a imagem dos militares junto à população – reuniu os grandes campeões do mundo, numa celebração que acabou superando quaisquer conotações políticas a ela atribuídas. Em 2010, o longa foi selecionado para o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano.
 
Montevidéu, dezembro de 1980. Em um país com liberdades cerceadas, surge a possibilidade de reunir em campo as nações detentoras da taça mais desejada do futebol. Fruto da ideia do então presidente da FIFA João Havelange, o torneio comemorou os 50 anos da realização da primeira Copa do Mundo – vencida, em casa, pela celeste olímpica – e contou com a participação de Brasil, Argentina, Alemanha e Holanda (em substituição à Inglaterra, que declinou do convite), além dos anfitriões. As lentes de Bednarik captam diversos depoimentos, dentre eles, os dos protagonistas de um dos últimos grandes títulos dos "charruas", como Hugo De León, Waldemar Victorino, Rodolfo Rodríguez e Rubén Paz, além dos brasileiros Sócrates e João Havelange. Entrecortando as entrevistas, estão raras imagens de arquivo com gols marcantes e vídeos das comemorações.
 
 
TAPETE VERDE (2013)  (15')
Horário: Quinta-feira, dia 30, às 20h12
Classificação: Livre
Direção: Angelo Martins
Sinopse: O diretor Angelo Martins buscou inspiração na letra de É uma Partida de Futebol, do grupo mineiro Skank, para produzir este documentário sobre meninos e meninas que sonham em calçar as chuteiras e vestir a camisa de um grande time do velho e violento esporte bretão. O curta-metragem traz depoimentos de aspirantes a jogadores e de seus pais durante as famosas peneiras, treinos de teste onde os futuros craques dos gramados são escolhidos. Cada entrevista mostra os desejos, as esperanças e um pouco do cotidiano de quem pode, em breve, arrancar gritos de gol da torcida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado