Oi e Oi Futuro abrem inscrições para Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2018

·         Edital público busca projetos em todo o Brasil e para a programação dos espaços culturais;

·         Programa vai receber ideias para Museu de Telecomunicações e de ocupação do LabSonica

·         Produtores culturais podem se inscrever até 12 de janeiro no site www.oifuturo.org.br

 

Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2017 – A Oi abre dia 24 de novembro as inscrições da 15ª edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Produtores culturais podem se inscrever até o dia 12 de janeiro, às 17h (horário de Brasília), através do site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br). O programa destina recursos para financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura seguindo duas linhas de seleção: uma para iniciativas de todo o país e outra voltada para a programação dos espaços culturais do Oi Futuro no Rio de Janeiro. 

A edição deste ano traz o convite para proposição de ideias que contemplem a integração original do Museu das Telecomunicações com seus públicos, incluindo geração de conteúdo pelos visitantes. Outra novidade é a abertura a propostas de ocupação criativa do mais novo programa do Oi Futuro, o LabSonica, laboratório de pesquisa e experimentação no campo do som e suas combinações com a imagem.

O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados investe e apoia projetos de diversas naturezas que já atraíram mais de 7 milhões de pessoas de todo o país, desde 2003. Nos 12 anos de atuação, o Oi Futuro se tornou o espaço onde as muitas formas de arte convergem e as tecnologias do nosso tempo são um campo infinito para experimentação e para a investigação artística.

O edital foi lançado durante a segunda edição do #ColaborAmerica, realizado no Hub Rio, em Santo Cristo, entre os dias 23 e 25 de novembro, no Rio de Janeiro. "O Colaboramerica discute um modelo econômico mais consciente e mais colaborativo para a América Latina, e nesta edição foi ressaltado o papel da cultura neste processo", lembra o gestor de Cultura do Oi Futuro, Roberto Guimarães. "Ao fazer o lançamento do edital neste evento, queremos proclamar a crença do Oi Futuro no papel das ações inovadoras na cultura para melhorar a vida das pessoas".

O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados investe e apoia projetos artísticos inovadores que envolvam propostas originais dentro de dois eixos: o da Cultura Digital, com a disseminação de novas formas de expressão, dando às pessoas meios de remixar diferentes manifestações artísticas com o uso inventivo das tecnologias digitais; e o das Cidades Colaborativas, que prevê a ocupação e ressignificação de espaços urbanos utilizando linguagens artísticas e processos coletivos de trabalho, apoiando a interação entre as pessoas e o aperfeiçoamento da dinâmica das cidades.

Na apresentação de propostas para o edital, não há divisão por categorias ou compartimentações entre as áreas culturais, valorizando a convergência de linguagens, a cocriação e a conexão entre pessoas e ideias. A mudança tem como objetivo estabelecer uma rede efetiva com os realizadores, para a promoção de trocas artísticas e de visões estéticas, abrindo espaço para novos modelos de produção.

Através do programa, a Oi quer fomentar a produção artística inovadora, especialmente no campo da convergência entre arte, ciência e tecnologia, potencializando conexões e experiências que impulsionem novas ideias e experiências coletivas singulares; promover oportunidades de cocriação, gerando interações que se caracterizem na participação ativa do público; estimular a circulação da produção cultural brasileira por meio do fomento à geração de conteúdo digital multiplataforma, além de trabalhar acessibilidades para a ampliação de um público diverso e irrestrito.

A escolha dos projetos conta com a participação de uma comissão de seleção independente, composta por especialistas de distintos campos do conhecimento e de origem regional diversa, e envolve também a participação de profissionais do Oi Futuro e da Oi. O resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida.

Sobre O Oi Futuro

 

O Oi Futuro promove, apoia e desenvolve ações inovadoras e colaborativas para melhorar a vida das pessoas e da sociedade. Com a atuação nas frentes de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte, o instituto acelera iniciativas que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo, fomentam experimentações de inovação e estimulam conexões.

 

Na Educação, o Oi Futuro investe em modelos inovadores para inspirar novas formas de aprender e ensinar com o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. O programa, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece ensino médio integrado. Além de obter formação voltada para a indústria criativa e digital, os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais, por meio de projetos e eventos de integração com o mercado de inovação.

 

Na área Cultural, o instituto atua como um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a produção colaborativa e promovendo o acesso à cultura na era digital. O Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, realiza o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. O Instituto também faz a gestão do Museu das Telecomunicações e sua Reserva Técnica, pioneiro no uso da interatividade no Brasil, e do LabSonica, laboratório de experimentação sonora. Também no Rio, o Oi Futuro mantém a Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia onde está abrigado o Lab.IU, Laboratório de Intervenção Urbana.

 

Na Inovação Social, o Oi Futuro mantém o Labora, laboratório voltado para soluções inovadoras e de impacto para as cidades e a gestão cultural. O Labora é um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto e oferece programas de incubação e aceleração para projetos e negócios sociais em diferentes fases de maturação e perfil empreendedor. O Oi Futuro também aposta em projetos esportivos que conectem pessoas e promovam a inclusão e a cidadania. 

 

SERVIÇO:

15º Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados

Inscrições: de 24 de novembro a 12 de janeiro de 2018 às 17h (horário de Brasília)

www.oifuturo.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado