PROGRAMA PETROBRAS DISTRIBUIDORA DE CULTURA LEVARÁ 57 ESPETÁCULOS TEATRAIS PELO PAÍS ATÉ 2019

Seminário em SP discute desafios e soluções para circulação de peças

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC) anunciou nesta quarta-feira (29/11), em São Paulo, os projetos selecionados em sua quinta edição, com investimentos de R$ 15 milhões para o biênio 2017/2018. Ao todo, de 647 projetos inscritos, foram escolhidos 57 espetáculos para circulação, com representantes de 16 unidades federativas, nas categorias adulto (43) e infanto-juvenil (14). Estão previstas apresentações em 110 municípios, abrangendo todos os estados.

O resultado desse ano mostra um indicativo de crescente desconcentração da origem dos proponentes. De 2009 a 2014, 82% dos projetos inscritos eram da Região Sudeste. Na edição passada, esse percentual baixou para 60% e, nesta seleção, serão 40%. Vale destacar também o crescimento da participação da Região Nordeste, que passou a responder por 28% dos inscritos, contra um resultado anterior de 12%.

O objetivo do PPDC é contemplar projetos para itinerância de espetáculos teatrais não inéditos, que apresentem para os públicos de todo o país a diversidade da linguagem teatral brasileira. No período de 2009 a 2016, a BR viabilizou a circulação de 240 espetáculos teatrais, com mais de 2.650 apresentações em todos os estados, atingindo público superior a 650 mil pessoas. O programa conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC).

Alena Aló, coordenadora de Patrocínio Cultural da Petrobras Distribuidora, sintetizou os objetivos da Companhia: "Como uma empresa presente em todo o Brasil, a BR vê a importância de capilarizar também suas ações de patrocínio, exposição de marca e relacionamento. Por isso, buscamos ampliar a abrangência do PPDC, para extrapolar os tradicionais eixos de produção e circulação. Todos ganham: a BR, a classe artística envolvida, mas principalmente o público de todo o País, que verá espetáculos de qualidade em suas próprias cidades", afirmou.

Assim como na última edição, todas as apresentações oferecem instrumentos de acessibilidade - Libras ou audiodescrição – e realizam, em todas as cidades da circulação, encontros com grupos locais, possibilitando o intercâmbio de linguagens e práticas cênicas.

Seminário – A divulgação dos projetos contemplados ocorreu no Cinearte do Conjunto Nacional, em São Paulo, durante o seminário "Conversas Teatro em Movimento", que discutiu desafios e soluções para a itinerância da produção teatral brasileira, com representantes da classe artística e dos projetos selecionados, gestores de cultura e outros profissionais do setor. As discussões incluíram apresentações de cases de projetos contemplados em edições anteriores do PPDC.

A lista completa dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, para o biênio 2017/2018, está disponível no site www.br.com.br/cultura.

Saiba mais sobre o seminário em hotsitesbr.com.br/teatroemmovimento.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho