Você sabe o que são doenças oportunistas e porque elas atacam o imunodeprimido?

No Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, saiba como diagnosticar e como se defender dos males

Pessoas que possuem o vírus da AIDS e que ficam doentes com frequência ou demoram muito tempo para se recuperar totalmente precisam ter cuidado. Com o corpo vulnerável muitas outras doenças aproveitam para atacar o organismo. Pensando nisso, a EUROIMMUN explica um pouco mais sobre a imunodepressão e algumas doenças oportunistas.

O Imunodeprimido e as doenças oportunistas

Um sistema imunológico fraco, deixa o corpo indefeso e uma imunodeficiência pode se desenvolver. Em contato com um determinado antígeno, o imunodeprimido não é capaz de criar anticorpos já que suas células não estão mais funcionando. Uma simples gripe pode acabar evoluindo para uma pneumonia e levar também ao óbito. É o que acontece com os pacientes com HIV, que o vírus destrói o seu sistema imunológico fazendo com que eles fiquem suscetíveis a esses microrganismos. É o caso também de pacientes em tratamentos quimioterápicos, idosos e crianças.

As doenças autoimunes como esclerose múltipla e o lúpus afetam o tecido que se conecta aos órgãos, provocando um colapso do sistema imunológico. A rubéola, hemocromatose, líquor, herpes e a sífilis também são doenças oportunistas que atacam com mais facilidade o imunodeprimido.

Fatores que enfraquecem seu sistema imunológico

A causa mais comum de um sistema imunológico enfraquecido são: desnutrição, ingestão de álcool, alguns medicamentos mais fortes ou de uso prolongado (corticoides e imunossupressores), exercícios físicos muito cansativos, fatores hormonais e infecções por alguns vírus, como o HIV.

Diagnóstico

A EUROIMMUN disponibiliza testes laboratoriais altamente indicados para a detecção do tipo de doença, inclusive para sua detecção no sistema nervoso central. A partir do teste laboratorial o médico de sua confiança definirá qual será o melhor tipo de controle e a melhor forma de tratamento para a doença.

Testes relacionados à estas doenças podem ser encontrados através dos links:

§ Rubéola

§ Líquor

§ Herpes

§ Hemocromatose

§ Sífilis


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho