Você sabe o que são doenças oportunistas e porque elas atacam o imunodeprimido?

No Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, saiba como diagnosticar e como se defender dos males

Pessoas que possuem o vírus da AIDS e que ficam doentes com frequência ou demoram muito tempo para se recuperar totalmente precisam ter cuidado. Com o corpo vulnerável muitas outras doenças aproveitam para atacar o organismo. Pensando nisso, a EUROIMMUN explica um pouco mais sobre a imunodepressão e algumas doenças oportunistas.

O Imunodeprimido e as doenças oportunistas

Um sistema imunológico fraco, deixa o corpo indefeso e uma imunodeficiência pode se desenvolver. Em contato com um determinado antígeno, o imunodeprimido não é capaz de criar anticorpos já que suas células não estão mais funcionando. Uma simples gripe pode acabar evoluindo para uma pneumonia e levar também ao óbito. É o que acontece com os pacientes com HIV, que o vírus destrói o seu sistema imunológico fazendo com que eles fiquem suscetíveis a esses microrganismos. É o caso também de pacientes em tratamentos quimioterápicos, idosos e crianças.

As doenças autoimunes como esclerose múltipla e o lúpus afetam o tecido que se conecta aos órgãos, provocando um colapso do sistema imunológico. A rubéola, hemocromatose, líquor, herpes e a sífilis também são doenças oportunistas que atacam com mais facilidade o imunodeprimido.

Fatores que enfraquecem seu sistema imunológico

A causa mais comum de um sistema imunológico enfraquecido são: desnutrição, ingestão de álcool, alguns medicamentos mais fortes ou de uso prolongado (corticoides e imunossupressores), exercícios físicos muito cansativos, fatores hormonais e infecções por alguns vírus, como o HIV.

Diagnóstico

A EUROIMMUN disponibiliza testes laboratoriais altamente indicados para a detecção do tipo de doença, inclusive para sua detecção no sistema nervoso central. A partir do teste laboratorial o médico de sua confiança definirá qual será o melhor tipo de controle e a melhor forma de tratamento para a doença.

Testes relacionados à estas doenças podem ser encontrados através dos links:

§ Rubéola

§ Líquor

§ Herpes

§ Hemocromatose

§ Sífilis


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado