ABRACCINE E CANAL BRASIL LANÇAM O LIVRO “DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO — 100 FILMES ESSENCIAIS” NESTA QUARTA, DIA 6, NO RIO DE JANEIRO

livrodocumentarios
 


Depois do sucesso do livro "100 Melhores Filmes Brasileiros", lançado em 2016, a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) repete a parceria com o Canal Brasil e com o Grupo Editorial Letramento e publica "Documentário Brasileiro — 100 Filmes Essenciais". O evento acontece na quarta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h, na Blooks Livraria, no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo 316).  O brinde será com a cerveja do Canal Brasil, produzida em edição limitada para celebrar ocasiões especiais.
 
O lançamento será precedido pela realização do debate "Do Globo Repórter ao Canal Brasil: A TV faz diferença no documentário", com participação de Hernani Heffner (curador adjunto / conservador-chefe da Cinemateca do MAM, João Luiz Vieira (professor e pesquisador da UFF), André Saddy (Canal Brasil), entre outros, com coordenação de Susana Schild.

Em formato de livro de arte, "Documentário Brasileiro — 100 Filmes Essenciais"reúne ensaios sobre produções de diferentes épocas e formatos, escolhidos em votação realizada no primeiro semestre de 2017, da qual participaram integrantes da Abraccine e convidados. A publicação conta ainda com 20 textos sobre personagens e movimentos importantes na história do documentário no Brasil — gênero este que mais se desenvolveu nos últimos 20 anos, ampliando o número de filmes no mercado exibidor a partir do acesso à tecnologia digital.

Entre os mais de 100 autores do livro estão nomes ligados à crítica, ao ensino e à pesquisa de cinema, como Ismail Xavier, Fernão Ramos, Maria Dôra Mourão, José Geraldo Couto, João Luiz Vieira, Carlos Alberto Mattos, Luiz Zanin Oricchio, Hernani Heffner, Eduardo Morettin, Alfredo Manevy, Maria do Socorro, Pedro Butcher, Sérgio Moriconi, Pablo Villaça, Ângela Prysthon, Rodrigo Fonseca, Maria do Rosário Caetano, Marcelo Janot, Cléber Eduardo, Junia Torres e Ilana Feldman.
 
Fartamente ilustrada, a luxuosa edição parte dos pioneiros do gênero no Brasil, que desbravaram o interior em busca de imagens nos anos de 1910, como Silvino Santos e o Major Thomas Reis. A evolução do formato passa por Humberto Mauro, à frente do Instituto Nacional do Cinema Educativo (Ince), pelos fundadores do Cinema Novo e de realizadores que focaram suas câmeras para a problemática social do Nordeste. Nomes fundamentais ganham capítulos especiais, como Eduardo Coutinho ("Cabra Marado para Morrer"), Andrea Tonacci ("Serras da Desordem", Silvio Tendler ("Jango"), Sylvio Back ("A Guerra dos Pelados") e os irmãos João Moreira e Walter Salles ("Santiago").
 
O livro também se detém na representação das mulheres, dos negros, dos indígenas e da periferia no documentário e aborda a presença do gênero no desenvolvimento do cinema experimental, da Boca do Lixo e da videoarte. "Mesmo que alguns filmes marcantes não estejam presentes entre os 100 filmes essenciais, eles são analisados com profundidade nesta parte histórica", registra Paulo Henrique Silva, organizador do livro e presidente da Abraccine. "O compromisso do Canal Brasil com os filmes documentais se reflete nos 129 documentários produzidos ou coproduzidos pelo canal desde 1998. Boa parte deles integrantes desta prestigiosa seleção feita pela Abraccine", destaca Paulo Mendonça.
 
Para o crítico Paulo Henrique Silva, mais importante do que estabelecer uma ordem de preferência (mais de 600 títulos foram citados na votação da Abraccine) é a percepção dos muitos diálogos que são travados silenciosamente entre os 100 textos sobre a produção documental no país. "O leitor não encontrará um movimento ou cineasta melhor do que outro, mas como cada um deles foi importante para montar os alicerces do gênero", assinala Paulo Henrique.
 
Serviço:
Lançamento do livro "Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais"
Data: Quarta-feira, dia 06 de dezembro, às 19h na Blooks Livraria
Endereço: Praia de Botafogo 316 – Botafogo
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado