Arte Brasileira Quadro a Quadro estreia no Arte 1


Série de seis episódios analisa contexto e história de pinturas nacionais consagradas

"A Primeira Missa no Brasil" (1860), do pintor catarinense Victor Meirelles

O canal Arte 1 estreia na terça-feira, dia 2/1, às 22h30, a série documental Arte Brasileira Quadro a Quadro. Ao longo de seis episódios, o programa analisa pinturas brasileiras consagradas e traça panoramas de cada época e paralelos com a produção atual.

Produção da Pontos de Fuga, a série é baseada no livro "A Arte Brasileira em 25 Quadros", de Rafael Cardoso, especialista na pintura feita no país no período entre 1790 e 1930.

Em cada episódio da série, quatro obras são analisadas sob diversos aspectos, incluindo a biografia do artista, o estilo e técnica utilizados e o tema abordado. Com narração da atriz Branca Messina, o programa relaciona as pinturas com questões históricas de sua época, como igualdade de gênero e feminismo, racismo e abolicionismo, identidade cultural e modernismo, preservação do meio ambiente e colonização.

Entre as obras analisadas estão "A Primeira Missa no Brasil", feita pelo catarinense Victor Meirelles em 1860, "Antropofagia", de 1929assinada pela paulista Tarsila do Amaral, "Batalha do Avaí", de 1877, do paraibano Pedro Américo, e "Baile a Fantasia", produzida em 1913 pelo carioca Rodolfo Chambelland.

Com direção de Marcos Guttmann e Fabiano Maciel, a série filmada no Rio de Janeiro e em São Paulo conta com os depoimentos dos artistas Marcos Chaves, Amador Perez, Cassio Loredano, Ana Durães, e Paulo Pasta, dos historiadores Luiz Antonio Simas, Mary del Priore, Paulo Knauss e Isabel Lustosa, e das curadoras Valeria Piccoli, Denise Mattar e Vanda Klabin.

Confira abaixo os episódios da série:

Episódio 1: Arte e História

"A Primeira Missa no Brasil", pintada por Victor Meirelles 360 anos após o fato, a "Batalha do Avaí", que Pedro Américo realizou a partir de relatos e pesquisas sobre o campo de batalha na Guerra do Paraguai, os retratos do "Rei Dom João VI", do pintor francês Jean-Baptiste Debret, e do "Imperador Dom Pedro I", do gaúcho Araújo Porto-Alegre, mostram como a arte ajudou a criar a imagem histórica do país.

Episódio 2: A Paisagem Brasileira

Abordando o desafio de retratar a paisagem e de refletir sobre a natureza do Brasil, o episódio analisa a tela "Vista de um Mato Virgem que se está Reduzindo a Carvão" pintada em 1843 pelo então diretor da Academia Imperial de Belas Artes, Félix-Émile Taunay, que já denunciava a destruição das florestas brasileiras há mais de 150 anos.

Episódio 3: A Gente Brasileira

As obras "Redenção de Cã", do pintor hispano-brasileiro Modesto Brocos, "O Atirador de Arco", do recifense Vicente Rego Monteiro, e "Antropofagia", de Tarsila do Amaral, são as obras do episódio que discute o mito da democracia racial no Brasil.

Episódio 4: Boêmia e Carnaval

Pintada nove anos antes da Semana de Arte Moderna de 1922, "Baile à Fantasia", de Rodolpho Chambelland, foi a primeira tela a ser chamada de moderna no Brasil. A obra representa o começo de uma relação entre artistas e intelectuais e o universo do carnaval, tema do episódio.

Episódio 5: Sexualidade e Pecado

O programa faz uma breve historiografia da representação do nu em obras de arte do passado e traça um paralelo com a repercussão de exposições e performances na produção atual.

Episódio 6: A Mulher na Sociedade

A ascensão das mulheres na sociedade brasileira, a luta pela igualdade de gênero e a representação feminina na virada do século 19 para o século 20 são os temas do último episódio da série.

Arte Brasileira Quadro a Quadro

Estreia: 2 de janeiro, às 22h30

Episódios inéditos às terças-feiras, às 22h30

Reprises: quarta-feira, às 9h30; quinta-feira, às 14h30; sexta-feira às 18h; e domingo, às 11h e às 19h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado