AS AVENTURAS DE ANTOINE DOINEL

Uma das maiores marcas de François Truffaut é o personagem Antoine Doinel, alter ego do próprio cineasta, que está em diversos de seus filmes, de variadas épocas. Neste sábado, 16 de dezembro, a partir das 17h30, o Telecine Cult convida o público a embarcar nas aventuras de Doinel, com uma maratona de quatro produções - os longas Os IncompreendidosDomicílio Conjugal O Amor em Fuga, e o curta-metragem Antoine e Colette, também disponíveis no Telecine Play.


O especial começa com o primeiro longa de Truffaut como diretor: Os Incompreendidos. Já em sua estreia, ele foi premiado no Festival de Cannes. Interpretado por Jean-Pierre Léaud, o jovem parisiense Antoine Doinel é um filho negligenciado pela mãe, Gilberte (Claire Maurier), e pelo padrasto, Julien (Albert Rémy), e vive mentindo para ocultar suas fugas da escola. Depois de períodos conturbados com a família, Antoine decide sair de casa e passa a viver de pequenos roubos. Na sequência, às 19h20, vai ao ar o curta Antoine e Colette, com a segunda aparição de Doinel. Amadurecido, o rapaz se despede do passado delinquente e começa a trabalhar numa loja de discos. Ele toma mais juízo ainda quando conhece Colette (Marie-France Pisier), por quem se apaixona. Quando ele percebe que a moça o vê apenas como amigo, tudo muda entre eles.

Às 20h05, Jean-Pierre Léaud dá vida, mais uma vez, a Antoine Doinel em Domicílio Conjugal, que aborda o casamento do personagem com Christine Darbon (Claude Jade). Enquanto ele trabalha tingindo flores, a esposa dá aulas particulares de violino. Christine espera seu primeiro filho e, quando está próximo de seu nascimento, Antoine decide procurar um emprego melhor para sustentar a família, que está aumentando. Mas junto com o novo serviço vem a tentação: ele conhece a exótica Kyoko (Hiroko), com quem tem um caso que põe em risco sua união com Christine.

Os conflitos entre o casal continuam no longa O Amor em Fuga, destaque da programação às 22h. Com mais de 30 anos, Antoine Doinel é recém-divorciado e faz uma retrospectiva de sua vida amorosa, desde sua primeira paixão: Colette (Marie-France Pisier). Premiado no César por sua trilha sonora, o longa também foi destaque no Festival de Berlim ao ser indicado ao Urso de Ouro.

 
 
 
News Telecine Play
News Telecine Play

Às 17h30 - Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups) 
Direção: François Truffaut
Elenco: Claire Maurier, Jean-Pierre Léaud e Albert Rémy
FRA, 1959. Drama. 95 min. 14 anos.
O filme está disponível no Telecine Play.

News Telecine Play
News Telecine Play
News Telecine Play

Às 19h20 - Antoine e Colette (Antoine Et Colette) 
Direção: François Truffaut
Elenco: Jean-Pierre Léaud, Patrick Auffay e Marie-France Pisier
FRA, 1962. Drama. 32 min. 12 anos.

News Telecine Play
News Telecine Play
News Telecine Play

Às 20h05 - Domicílio Conjugal (Domicile Conjugal) 
Direção: François Truffaut
Elenco: Jean-Pierre Léaud, Hiroko Berghauer e Claude Jade
FRA e ITA, 1970. Comédia. 100 min. 14 anos.

News Telecine Play
News Telecine Play
News Telecine Play

Às 22h - O Amor em Fuga (L'amour En Fuite) 
Direção: François Truffaut
Elenco: Jean-Pierre Léaud, Claude Jade e Marie-France Pisier
FRA, 1979. Comédia. 94 min. 12 anos.

News Telecine Play
News Telecine Play

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho