Luiz Gonzaga é homenageado em O Milagre de Santa Luzia

Programa sobre o Rei do Baião vai ao ar na madrugada de sábado para domingo (17/12), à 1h, na TV Cultura

 

São Paulo, 15 de dezembro de 2017 – Na madrugada deste sábado para domingo (17/12), a série O Milagre de Santa Luzia presta homenagem a um dos maiores nomes da música nordestina, Luiz Gonzaga. O programa sobre o Rei do Baião vai ao ar à 1h, na TV Cultura.

 

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina e, com ela, as alegrias e as angústias de sua gente. Extremamente criativo e poético, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que nas horas vagas do trabalho na roça tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a se apresentar em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, já no Rio de Janeiro, deixou de servir às Forças Armadas para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos, ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira canção.

 

Em 1947, compôs uma das músicas mais significativas do país, Asa Branca. A partir de então, sua carreira deslanchou, dando início a muitos discos, sucessos e parcerias com artistas do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não à toa, seu trabalho influencia direta e indiretamente muitos músicos de gerações posteriores à sua.

 

Por meio de um mergulho profundo no universo da sanfona, O Milagre de Santa Luzia revela a diversidade e a riqueza da cultura brasileira. Cada episódio tem como foco um artista popular, mostrando suas atividades, produções e referências. São 52 programas dirigidos pelo cineasta Sérgio Roizenblit, que também assinou a direção do longa-metragem homônimo que deu origem à série.

 

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho