PANORAMA APRESENTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM DEZEMBRO

logo panorama2


Com programação até janeiro, "Corpos que leem" é tema do segundo módulo do festival 

 
Uma instalação numa das mais concorridas bibliotecas da cidade, uma tarde de performances numa escola de cinema e uma maratona de leituras em público. Em dezembro o Panorama provoca os sentidos com corpos que compartilham conhecimento. No mundo do share constante a um clique, o festival propõe interromper o cotidiano para de fato compartilhar a experiência da leitura no que ela tem de mais física, mais corporal.
 
Vivemos um país dividido entre ideologias e textos de cabeceira. Mas em todos os campos ideológicos, reina a ideia de que a palavra (ou a Palavra) contém as soluções e deve nos dizer como seguir. Será mesmo? É possível encontrar novos caminhos em velhos livros? Como reinventar nossa capacidade de ler, interpretar e a partir daí imaginar o mundo? O que pode o corpo que lê? E o que pode o corpo que fala? 

 
"Faz todo sentido, neste momento de polarização ideológica e de tanta dificuldade de diálogo, retomar uma atividade vital para a vida em sociedade, que é o ato de ler e compartilhar leituras. Temos a sensação de fazer isso diariamente nas redes, mas a experiência de ler junto, ou ler para o outro, é física, coreográfica e profundamente transformadora. As palavras incorporadas mudam de natureza", diz a curadora Nayse López.


Destaque da programação deste segundo módulo, "The Quiet Volume", dos britânicos Ant Hampton e Tim Etchells, explora a tensão particular que se encontra em qualquer biblioteca: uma combinação de silêncio e concentração na qual se desenrolam experiências de leitura diferentes para cada um. Dois espectadores sentam-se lado a lado e recebem indicações de palavras escritas ou sussurradas, abrindo um caminho improvável entre uma pilha de livros. Em cartaz de 9 a 17 de dezembro, na biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil.

No dia 10 o festival promove uma maratona de leituras públicas na rotunda do CCBB. Em "Você tem um minuto para ouvir a palavra?", teóricos, artistas, estudantes de arte e pessoas comuns lêem textos sobre liberdade de expressão, arte e política. Uma maratona de leitura de livros para recuperar a potência do corpo que lê.

"Passamos os dias hoje lendo e compartilhando textos na internet, sozinhos e em silêncio. Raramente podemos ouvir um texto saído da boca de alguém e lido como um presente, como algo verdadeiramente compartilhado com os outros. Vamos fazer isso durante 12 horas seguidas no térreo do CCBB", pontua Nayse.

Estudar o corpo, estudar a imagem. Trocas de conhecimento, de ideias, de mundos imaginados. Um sábado para celebrar o corpo. Com curadoria do artista, performer e professor Nadam Guerra, os alunos do curso de Performance Arte da Escola de Artes Visuais do Parque Lage ocupam diversos espaços do histórico prédio da Escola de Cinema Darcy Ribeiro com 11 performances e instalações, no dia 9 de dezembro.
 
A programação do Panorama continua dias 14 e 15 de janeiro com o módulo Panorama.tec.
 
Em 2017 o Panorama passou a ser apresentado pela Petrobras, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Centro Cultural Banco do Brasil, e conta com a parceria do British Council para "The Quiet Volume".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado