Arte 1 estreia série documental sobre dedicatórias de livros


Ao longo de seis episódios, "Eu Te Dedico" conta a história que envolve o livro, autor da dedicatória e dedicado

No dia 31 de janeiro, às 20h30, o Arte 1 estreia Eu Te Dedico, série documental de seis episódios que conta histórias por trás de dedicatórias de livros.

Coprodução do canal Arte1 com a Academia de Filmes, o programa explora a relação que um livro pode criar entre as pessoas. Em cada episódio, uma dedicatória é apresentada e, a partir dos depoimentos das duas pontas desse texto à mão, entendemos livro e seu autor.

Com direção de Fernanda Weinfeld, cada episódio se debruça sobre um clássico da literatura e revela como as obras se misturam com a vida dos entrevistados, criando um triângulo entre o autor do livro, o da dedicatória e o dedicado.

Os livros retratados são: "O Mundo de Sofia", do norueguês Jostein Gaarder; "Do Desejo", da paulista Hilda Hilst; "O Sol É Para Todos", da norte-americana Harper Lee; "Maus", do sueco Art Spiegelman; "Inventário do Ir-remediável", do gaúcho Caio Fernando de Abreu; e "Amiga Genial", da italiana Elena Ferrante.

Seguem as sinopses dos episódios:

"O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder

Lua herdou do pai o desejo de explorar novos lugares e assim como no livro do autor norueguês Jostein Gaarder, a distância física não interferiu na cumplicidade dos dois, alimentando as reflexões literárias e filosóficas ao telefone.

"Do Desejo", de Hilda Hilst

A poesia ligou Pedro e Jorge nos livros trocados e na maneira de se relacionar. A tradução de suas palavras é expressa na obra da autora paulista Hilda Hilst.

"O Sol É Para Todos", de Harper Lee

O amor entre Atticus e Scout, pai e filha retratados no romance da escritora norte-americana Harper Lee, funciona como paralelo para os retratados Thar e Maria Paula, numa relação marcada pela poesia, pela música e pela saudade.

"Maus", de Art Spiegelman

A relação de Luis e Helena foi marcada pela distância. Os encontros ficavam nas cartas e nos livros trocados. Na graphic novel do sueco Art Spiegelman, eles encontraram também ma história baseada na distância e na busca pelo reencontro.

"Inventário do Ir-remediável", de Caio Fernando Abreu

O encontro de Fabiana e Maurício foi marcado pela busca do aconchego e pelo colo conquistado no livro do gaúcho Caio Fernando Abreu.

"Amiga Genial", de Elena Ferrante

As amigas Luiza e Duda refletem a relação de amizade que construíram através das palavras do livro da autora italiana Elena Ferrante.

Série Eu Te Dedico

Estreia: 31 de janeiro, às 20h30

Episódios inéditos às quartas-feiras, às 20h30

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho