Arte 1 estreia série documental sobre dedicatórias de livros


Ao longo de seis episódios, "Eu Te Dedico" conta a história que envolve o livro, autor da dedicatória e dedicado

No dia 31 de janeiro, às 20h30, o Arte 1 estreia Eu Te Dedico, série documental de seis episódios que conta histórias por trás de dedicatórias de livros.

Coprodução do canal Arte1 com a Academia de Filmes, o programa explora a relação que um livro pode criar entre as pessoas. Em cada episódio, uma dedicatória é apresentada e, a partir dos depoimentos das duas pontas desse texto à mão, entendemos livro e seu autor.

Com direção de Fernanda Weinfeld, cada episódio se debruça sobre um clássico da literatura e revela como as obras se misturam com a vida dos entrevistados, criando um triângulo entre o autor do livro, o da dedicatória e o dedicado.

Os livros retratados são: "O Mundo de Sofia", do norueguês Jostein Gaarder; "Do Desejo", da paulista Hilda Hilst; "O Sol É Para Todos", da norte-americana Harper Lee; "Maus", do sueco Art Spiegelman; "Inventário do Ir-remediável", do gaúcho Caio Fernando de Abreu; e "Amiga Genial", da italiana Elena Ferrante.

Seguem as sinopses dos episódios:

"O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder

Lua herdou do pai o desejo de explorar novos lugares e assim como no livro do autor norueguês Jostein Gaarder, a distância física não interferiu na cumplicidade dos dois, alimentando as reflexões literárias e filosóficas ao telefone.

"Do Desejo", de Hilda Hilst

A poesia ligou Pedro e Jorge nos livros trocados e na maneira de se relacionar. A tradução de suas palavras é expressa na obra da autora paulista Hilda Hilst.

"O Sol É Para Todos", de Harper Lee

O amor entre Atticus e Scout, pai e filha retratados no romance da escritora norte-americana Harper Lee, funciona como paralelo para os retratados Thar e Maria Paula, numa relação marcada pela poesia, pela música e pela saudade.

"Maus", de Art Spiegelman

A relação de Luis e Helena foi marcada pela distância. Os encontros ficavam nas cartas e nos livros trocados. Na graphic novel do sueco Art Spiegelman, eles encontraram também ma história baseada na distância e na busca pelo reencontro.

"Inventário do Ir-remediável", de Caio Fernando Abreu

O encontro de Fabiana e Maurício foi marcado pela busca do aconchego e pelo colo conquistado no livro do gaúcho Caio Fernando Abreu.

"Amiga Genial", de Elena Ferrante

As amigas Luiza e Duda refletem a relação de amizade que construíram através das palavras do livro da autora italiana Elena Ferrante.

Série Eu Te Dedico

Estreia: 31 de janeiro, às 20h30

Episódios inéditos às quartas-feiras, às 20h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado