Discussão sobre padrões de beleza é o foco da “Mostra Cine-Delas” deste sábado

Cine-Delas 13.01 - baixa
 

Filme "Entorno da Beleza" expõe detalhes de concurso de miss na periferia de Brasília

 

O filme em destaque da "Mostra Cine-Delas" desse sábado, dia 13, é "Entorno da Beleza", que mostra a importância e os bastidores do concurso Miss Estrutural, realizado na periferia de Brasília. Para discutir questões relacionadas aos padrões de beleza impostos atualmente, Ana Muylaert recebe a diretora do longa, Dácia Ibiapina, e as cineastas Caru Alves de Souza e Leila Hipólito.

"Entorno da Beleza" registra em detalhes todo o universo do evento. As lentes captam a preparação das meninas antes dos desfiles, desde a escolha dos vestidos e da prova de maquiagem até as aulas de postura e caminhada. Durante o bate-papo, Dácia Ibiapina destaca que, apesar de contar com uma estrutura infinitamente inferior ao do Miss DF e de ter muito menos relevância para a sociedade de Brasília do que o principal concurso do local, na periferia a beleza é mais acessível e democrática: "No concurso na periferia, você vê  mulheres negras, mulheres de 1.60m. Tem todo o tipo de mulher que se acha bonita, mas não se encaixa no padrão".

A diretora e produtora Caru Alves de Souza aponta que um dos principais problemas envolvendo essa questão é que as mulheres continuam sendo vistas como objeto de desejo pelos homens. E a também cineasta Leila Hipólito comenta que a mudança na sociedade precisa começar com as crianças nas escolas e nas mensagens passadas nos programas infantis e nos desenhos animados. Ela ainda destaca que novelas, filmes, séries e a publicidade também têm papel fundamental nessa quebra de paradigmas.

Mostra Cine-Delas – "Entorno da Beleza"
INÉDITO
Sábado, dia 13 de janeiro, às 22h
Horário alternativo: Segundas-feiras, à 0h15

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado