Discussão sobre padrões de beleza é o foco da “Mostra Cine-Delas” deste sábado

Cine-Delas 13.01 - baixa
 

Filme "Entorno da Beleza" expõe detalhes de concurso de miss na periferia de Brasília

 

O filme em destaque da "Mostra Cine-Delas" desse sábado, dia 13, é "Entorno da Beleza", que mostra a importância e os bastidores do concurso Miss Estrutural, realizado na periferia de Brasília. Para discutir questões relacionadas aos padrões de beleza impostos atualmente, Ana Muylaert recebe a diretora do longa, Dácia Ibiapina, e as cineastas Caru Alves de Souza e Leila Hipólito.

"Entorno da Beleza" registra em detalhes todo o universo do evento. As lentes captam a preparação das meninas antes dos desfiles, desde a escolha dos vestidos e da prova de maquiagem até as aulas de postura e caminhada. Durante o bate-papo, Dácia Ibiapina destaca que, apesar de contar com uma estrutura infinitamente inferior ao do Miss DF e de ter muito menos relevância para a sociedade de Brasília do que o principal concurso do local, na periferia a beleza é mais acessível e democrática: "No concurso na periferia, você vê  mulheres negras, mulheres de 1.60m. Tem todo o tipo de mulher que se acha bonita, mas não se encaixa no padrão".

A diretora e produtora Caru Alves de Souza aponta que um dos principais problemas envolvendo essa questão é que as mulheres continuam sendo vistas como objeto de desejo pelos homens. E a também cineasta Leila Hipólito comenta que a mudança na sociedade precisa começar com as crianças nas escolas e nas mensagens passadas nos programas infantis e nos desenhos animados. Ela ainda destaca que novelas, filmes, séries e a publicidade também têm papel fundamental nessa quebra de paradigmas.

Mostra Cine-Delas – "Entorno da Beleza"
INÉDITO
Sábado, dia 13 de janeiro, às 22h
Horário alternativo: Segundas-feiras, à 0h15

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho