O Mestre da Terra – Vida e obra de Hugo de Almeida Leme



Engenheiro agrônomo, professor, diretor de uma das instituições de ensino mais importantes do país, ministro de Estado e presidente de empresa, Hugo Leme entrou para história pelo trabalho em favor da mecanização da agricultura brasileira



O ano de 2017 marca o centenário do nascimento de um dos personagens centrais da história da agricultura no Brasil. Engenheiro agrônomo, professor, diretor de uma das instituições de ensino mais importantes do país, ministro de Estado e presidente de empresa, Hugo de Almeida Leme entrou para a história pelo trabalho e por ações que fez, durante a vida acadêmica e profissional, em favor da mecanização da agricultura brasileira.

Em O Mestre da Terra – Vida e obra de Hugo de Almeida Leme, os jornalistas Katia Simões e Roberto Prioste reconstituíram, com base em fatos e depoimentos, a trajetória do menino de origem humilde que se tornou ministro da Agricultura de um país hoje reconhecido como um dos maiores produtores de alimentos e de commodities agrícolas do planeta. Um título inimaginável cinquenta anos atrás, quando a imagem do Brasil rural era a do Jeca Tatu, o personagem da literatura que sofria as mazelas decorrentes da falta de educação e do atraso no campo. Foi quando o jovem professor catedrático da Esalq passou a defender um ideal: a necessidade de mecanizar a lavoura para dar o grande salto e eliminar o cenário onde era preciso percorrer léguas e léguas para encontrar um único trator arando a terra.

Recheado de memórias de quem conviveu com o professor Hugo Leme no dia a dia, na universidade e nos tempos de ministério, a biografia retrata, em linguagem simples, um pouco da história do Brasil: o primeiro governo militar, do marechal Humberto de Alencar Castello Branco, a criação do Estatuto da Terra, a aprovação do Código Florestal, o início da mecanização da agricultura e a chegada das primeiras grandes indústrias de máquinas agrícolas ao país. Além de fatos que abalaram o mundo, como a morte do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy. Passeia, ainda, pelo Rio de Janeiro dos anos 1960, pela Piracicaba que assistia aos primeiros sinais de desenvolvimento, sem perder a tradição do bonde, pela São Paulo já marcada pelos grandes congestionamentos. Por fim, traz à tona as mudanças vividas pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq), uma das cinco mais importantes do mundo.

Durante cinco meses, os jornalisas entrevistaram 49 pessoas. Os depoimentos de filhos, noras e genros, netos, sobrinhos, amigos, ex-alunos, colegas de trabalho, além de autoridades e ex-ministros de Estado, ajudaram os autores a descortinar as diversas aptidões do professor Hugo. As entrevistas renderam 43 horas de conversas, que exigiram outras 258 horas de trabalho para serem transcritas. São histórias de superação, são causos alegres ou tristes. Memórias distantes, que pareciam esquecidas, mas que afloraram, às vezes em meio a lágrimas, quando sentimentos como saudade, emoção e nostalgia se misturavam às lembranças.

Os autores também recorreram aos acervos de instituições, como a biblioteca central da Esalq, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, a Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba; consultaram 59 publicações, entre livros, jornais e revistas, além de 33 sites da internet. O resultado são 284 páginas, em que sobressai o jovem empenhado em vencer pela educação; o professor preocupado com a qualidade de ensino; o pesquisador que se debruçou sobre os problemas da agricultura; o diretor obstinado em produzir os melhores resultados com investimento do dinheiro público; e o ministro disposto a pavimentar a estrada que levaria o país a ser um gigante agrícola.

Ficha Técnica:

O Mestre da Terra – Vida e Obra de Hugo de Almeida Leme

Autores: Katia Simões, Roberto Prioste, Francisco de Almeida Leme

Pesquisa, entrevistas, redação e edição: Katia Simões e Roberto Prioste

Número de páginas: 284

Sobre os autores:

KATIA SIMÕES - Jornalista com pós-graduação e MBA em Economia para Jornalistas. Atua há 24 anos na área de Empreendedorismo. Foi editora-executiva da revista PEGN, é colaboradora do jornal Valor Econômico, da Revista Exame e de várias
publicações coorporativas. É palestrante, tendo participado de eventos na FAAP-SP, UNESP-Rio Claro, Feira do Empreendedor Sebrae-SP e ABF Rio de Janeiro. Recebeu vários prêmios, entre eles, o Prêmio CNH de Jornalismo, Prêmio Fecomércio de Jornalismo Econômico, Prêmio Caixa de Jornalismo e ABF Destaque Franchising (2011, 2014 e 2016). Autora dos livros: ABLA- 35 Anos em Movimento (2013), Avape – A multiplicação da tecnologia social para capacitar e incluir pessoas com deficiência (2014), Os Bastidores da Saúde Suplementar no Brasil, em parceria com Roberto Prioste (2016).ROBERTO PRIOSTE - Jornalista com especialização em jornalismo literário, atuou por mais de 25 anos em televisão. Foi editor-chefe da TV TEM Bauru - Afiliada da Rede Globo; editor-executivo de rede da EPTV Central-Afiliada Rede Globo; chefe de redação da TV Fronteira Paulista-Afiliada Rede Globo, e assistente de chefia de reportagem da Rede Globo do Oeste Paulista. Recebeu, entre outros prêmios, o Prêmio Associação Brasileira de Agronegócio – Televisão e o Prêmio Ministério da Cultura. Autor do livro Os Bastidores da Saúde Suplementar no Brasil, em parceria com Katia Simões (2016).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado