OI KABUM! LAB APRESENTA MOSTRA 'INTERFERÊNCIAS', COM INTERVENÇÕES URBANAS PÚBLICAS E EXPOSIÇÃO



Em janeiro e fevereiro, Oi Kabum! Lab espalha pelo Rio de Janeiro 11 projetos de artistas das periferias que investigam a cidade sob pontos de vista originais

O evento tem patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro


No final deste mês, a cidade do Rio de Janeiro será ocupada por intervenções urbanas de mais de 50 artistas durante a mostra Interferências - Oi Kabum! Lab. De 23 a 27 de janeiro, os cariocas serão surpreendidos em locais como Lapa, Saara, Central do Brasil, Campo de Santana, Barra da Tijuca e Praça XV, por saraus instantâneos, catraca de ônibus que fala sobre política e sobre assuntos cotidianos, filtros d'água poéticos, TVs obsoletas que exibem videografismos com mensagens contundentes, projeções de corpos nus em fachadas de edifícios, entre muitas outras experiências arrebatadoras.  

O resultado das apresentações de rua, materiais utilizados, making of, instalações e performances artísticas farão parte de uma exposição entre os dias 02 e 04 de fevereiro no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio. 

Interferências - Oi Kabum! Lab apresenta 11 projetos multilinguagem no campo da arte e tecnologia, que expressam pontos de vista originais de artistas da periferia do Rio de Janeiro. As intervenções mostram peças e temas do nosso cotidiano, que assumem funções inusitadas e inspiram novos olhares.  

"A cidade e o circuito artístico de maior visibilidade têm muito a ganhar em diversidade e inovação ao incorporar as novas produções dessa juventude popular em tempos digitais. O trabalho desses jovens apresenta pontos de vista muito interessantes e originais, que ainda estão em busca de seu espaço.", diz Fernando Mozart, um dos coordenadores do Oi Kabum! Lab.

"Com o Oi Kabum! Lab, o Oi Futuro ocupa artisticamente espaços públicos do Rio, fortalecendo a interação entre a cidade e seus moradores, ao mesmo tempo que damos visibilidade às ousadas propostas desses jovens artistas", diz Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro. "Com isso, o instituto completa sua atuação na cadeia produtiva da Cultura, estimulando a formação, a cocriação e a experimentação, fundamentais para a inovação."

Todas as obras foram desenvolvidas ao longo de 2017 no Laboratório de Intervenções Urbanas LAB.IU, principal projeto artístico do novo Oi Kabum! Lab, fruto de uma parceria entre o Oi Futuro e o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que visa a formação artística de ponta de jovens das periferias cariocas. 

Cada vez mais vibrantes, as manifestações culturais das periferias vêm ganhando força demonstrando a potência de suas expressões criativas e transmitindo valores sociais, novas articulações políticas e pontos de vista originais. O novo Oi Kabum! Lab, no Rio, é uma das iniciativas mais ousadas de experimentações tecnológicas numa perspectiva artística desenvolvidas com a juventude popular urbana. Lá, os jovens são acolhidos no LAB.IU para criar e realizar projetos multilinguagem.

"Democratizar a produção artística, oferecendo formação de ponta para jovens criativos e promovendo eventos, encontros e experimentações que reúnam pessoas com diferentes perfis socioeconômicos, pode contribuir no enfrentamento de um dos aspectos da desigualdade social no Rio de Janeiro, simbolizada pela imagem de "cidade partida"- como definiu Zuenir Ventura", completa Fernando Mozart.

 
OS 11 PROJETOS DA MOSTRA

São mais de 50 jovens divididos em nove coletivos, que apresentam 11 intervenções:
00-IDA (Área de Contato, Modo Avião e Corpus in Caos); Tracatrá, Pórtico, Neurose Urbana, Ruptura, Sonhos da Rua, Água de Beber; Sarau Instantâneo e Realeza Urbana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado