Série propõe ao público reeducação do corpo com exercícios e informações benéficos à saúde


Produzidos com orientações do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, episódios exploram a potência das funções e movimentos corporais para aumentar o bem-estar


Qualidade de Vida por Ivaldo Bertazzo. Foto: Selo Sesc/INIT

Durante o mês de fevereiro, o SescTV exibe os episódios da série Qualidade de Vida, produzida pelo pesquisador e coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Nos dias 1/28/215/2 e 22/2, sempre às 21h de quinta-feira, o público verá explicações científicas e didáticas sobre o funcionamento do corpo humano, bem como será orientado para a execução adequada de posturas e movimentos favoráveis à sua saúde. A apresentação dos episódios é do ator César Mello e a direção para TV, de Fausto Nocetti. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).

O episódio do dia 1/2 é composto por cinco pílulas subsequentes. Movimentos Fundamentais destaca os gestos básicos desenvolvidos e aqueles inerentes à genética humana. Corpo Unidade enfoca como os membros do corpo humano formam uma unidade equilibrada e funcional. Em Reeducação do Movimento, ressalta-se a importância do trabalho neuropsicomotor para uma movimentação bem-sucedida. Já Vitalidade Corporal, elenca atividades cotidianas e simples vantajosas. E, por fim, Geografia do Corpo investiga a composição geométrica do esqueleto humano e adverte para a existência de uma inteligência corporal.

Já no dia 8/2, são quatro pílulas. Sistema Nervoso e a Motricidade Humana distingue os movimentos reflexos e voluntários, partindo da terceira lei do físico Isaac Newton, segundo a qual toda ação gera uma reação. Estruturas Corporais relaciona os movimentos do recém-nascido com os gestos maduros. Em Linhas e Simetrias, recorre-se à imagem do Homem Vitruviano, do pintor Leonardo da Vinci, para discorrer sobre o alinhamento simétrico que preserva a integridade da postura. E, por fim, Massas Corporais discute como a posição vertical assumida pelo homem ao longo de seu desenvolvimento biológico afeta a qualidade de seus movimentos.

Dia 15/2, novamente seguem-se quatro pílulas. O Tronco enfatiza a disposição humana pré-uterina em dirigir-se ao centro gravitacional do corpo, o umbigo, conferindo concentração, contenção, coesão e segurança. Músculosdestaca a articulação muscular em cadeia capaz de regular os movimentos e manter o corpo de pé. Em Eixos do Corpo, relaciona-se movimentos específicos com as circunstâncias psíquicas da pessoa que os executa. E, por último, Pernas mostra o uso específico desses músculos para duas frentes: a estática e a dinâmica.

No episódio final, dia 22/2, a primeira pílula, Os Músculos e o Movimento, ressalta o trabalho muscular necessário para enfrentar a força gravitacional que detém o corpo na superfície terrestre. Em Funções das Mãos, discorre-se sobre a função da palma e dos dedos para a realização de atividades diversas. Em seguida, Ossos de Transição trata de uma obra-prima da arquitetura óssea: o conjunto que transfere a força muscular do eixo vertical ao horizontal. E, para encerrar, Membro Superiores sugere uma reeducação corporal para evitar movimentos que prejudicam as articulações e geram tensões no corpo humano.

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.



SERVIÇO:
  
Qualidade de Vida por Ivaldo Bertazzo
Exibições: quintas, às 21h.
Classificação indicativa: Livre.
Produção: Selo Sesc/INIT
Direção para TV: Fausto Nocetti   


Dia 1/2
: Movimentos Fundamentais (6'06") - Corpo Unidade (5'47") - Reeducação do Movimento (4'19") - Vitalidade Corporal (3'34") - Geografia do Corpo (4'22")

Dia 8/2: Sistema Nervoso e a Motricidade Humana (4'36") - Estruturas Corporais (6'22") - Linhas e Simetrias (4'29") - Massas Corporais (6'08")

Dia 15/2: O Tronco (4'52") - Músculos (4'52") - Eixos do Corpo (7'39") - Pernas (6'31")

Dia 22/2: Os Músculos e o Movimento (5'04") - Funções das Mãos (6'33") - Ossos de Transição (5'18") - Membros Superiores (6'18")

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

Canal Gloob lança ovo de Páscoa de “Miraculous – As Aventuras de Ladybug”

MEGAPIX - Destaques de 13 a 19 de março