Série propõe ao público reeducação do corpo com exercícios e informações benéficos à saúde


Produzidos com orientações do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, episódios exploram a potência das funções e movimentos corporais para aumentar o bem-estar


Qualidade de Vida por Ivaldo Bertazzo. Foto: Selo Sesc/INIT

Durante o mês de fevereiro, o SescTV exibe os episódios da série Qualidade de Vida, produzida pelo pesquisador e coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Nos dias 1/28/215/2 e 22/2, sempre às 21h de quinta-feira, o público verá explicações científicas e didáticas sobre o funcionamento do corpo humano, bem como será orientado para a execução adequada de posturas e movimentos favoráveis à sua saúde. A apresentação dos episódios é do ator César Mello e a direção para TV, de Fausto Nocetti. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).

O episódio do dia 1/2 é composto por cinco pílulas subsequentes. Movimentos Fundamentais destaca os gestos básicos desenvolvidos e aqueles inerentes à genética humana. Corpo Unidade enfoca como os membros do corpo humano formam uma unidade equilibrada e funcional. Em Reeducação do Movimento, ressalta-se a importância do trabalho neuropsicomotor para uma movimentação bem-sucedida. Já Vitalidade Corporal, elenca atividades cotidianas e simples vantajosas. E, por fim, Geografia do Corpo investiga a composição geométrica do esqueleto humano e adverte para a existência de uma inteligência corporal.

Já no dia 8/2, são quatro pílulas. Sistema Nervoso e a Motricidade Humana distingue os movimentos reflexos e voluntários, partindo da terceira lei do físico Isaac Newton, segundo a qual toda ação gera uma reação. Estruturas Corporais relaciona os movimentos do recém-nascido com os gestos maduros. Em Linhas e Simetrias, recorre-se à imagem do Homem Vitruviano, do pintor Leonardo da Vinci, para discorrer sobre o alinhamento simétrico que preserva a integridade da postura. E, por fim, Massas Corporais discute como a posição vertical assumida pelo homem ao longo de seu desenvolvimento biológico afeta a qualidade de seus movimentos.

Dia 15/2, novamente seguem-se quatro pílulas. O Tronco enfatiza a disposição humana pré-uterina em dirigir-se ao centro gravitacional do corpo, o umbigo, conferindo concentração, contenção, coesão e segurança. Músculosdestaca a articulação muscular em cadeia capaz de regular os movimentos e manter o corpo de pé. Em Eixos do Corpo, relaciona-se movimentos específicos com as circunstâncias psíquicas da pessoa que os executa. E, por último, Pernas mostra o uso específico desses músculos para duas frentes: a estática e a dinâmica.

No episódio final, dia 22/2, a primeira pílula, Os Músculos e o Movimento, ressalta o trabalho muscular necessário para enfrentar a força gravitacional que detém o corpo na superfície terrestre. Em Funções das Mãos, discorre-se sobre a função da palma e dos dedos para a realização de atividades diversas. Em seguida, Ossos de Transição trata de uma obra-prima da arquitetura óssea: o conjunto que transfere a força muscular do eixo vertical ao horizontal. E, para encerrar, Membro Superiores sugere uma reeducação corporal para evitar movimentos que prejudicam as articulações e geram tensões no corpo humano.

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.



SERVIÇO:
  
Qualidade de Vida por Ivaldo Bertazzo
Exibições: quintas, às 21h.
Classificação indicativa: Livre.
Produção: Selo Sesc/INIT
Direção para TV: Fausto Nocetti   


Dia 1/2
: Movimentos Fundamentais (6'06") - Corpo Unidade (5'47") - Reeducação do Movimento (4'19") - Vitalidade Corporal (3'34") - Geografia do Corpo (4'22")

Dia 8/2: Sistema Nervoso e a Motricidade Humana (4'36") - Estruturas Corporais (6'22") - Linhas e Simetrias (4'29") - Massas Corporais (6'08")

Dia 15/2: O Tronco (4'52") - Músculos (4'52") - Eixos do Corpo (7'39") - Pernas (6'31")

Dia 22/2: Os Músculos e o Movimento (5'04") - Funções das Mãos (6'33") - Ossos de Transição (5'18") - Membros Superiores (6'18")

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho