​‘Fantástico’ mostra como as notícias falsas surgem e se espalham nas redes sociais

 

Quem tem acesso à internet e às redes sociais provavelmente já se deparou com notícias falsas, mesmo que não tenha se dado conta disso. No ambiente virtual, as chamadas fake news são rapidamente compartilhadas e espalhadas, com a ajuda de robôs. Segundo a Universidade de Oxford, mais da metade do tráfego da internet é feito por bots,  programas que simulam ações humanas repetidas vezes e de maneira padrão. São capazes de fazer um tema se transformar em tendência, atacar uma figura pública, espalhar um boato e, inclusive, ser importante arma política. O 'Fantástico' deste domingo, dia 25, investiga o mundo das notícias falsas para mostrar como elas nascem e viralizam, além de dar dicas sobre como diferenciar a notícia real do boato. A matéria apresenta um estudo sobre o assunto feito por duas universidades federais, da Paraíba e de Minas Gerais.

 

A próxima semana será marcante para os fãs brasileiros do Foo Fighters, que faz shows em quatro cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) para lançar o álbum "Concrete and Gold". O vocalista Dave Grohl e o guitarrista Pat Smear recebem a repórter Ana Carolina Raimundi em Los Angeles para uma entrevista exclusiva. Eles lembram a época em que tocaram com o Nirvana, incluindo a vinda do grupo ao Brasil, um ano antes da morte do líder Kurt Cobain. Também falam sobre o novo disco, que tem a participação de Paul McCartney tocando bateria. Sobre os shows no Brasil, um recado: "Vamos tocar vinte e seis músicas. O show vai durar três horas. Tragam sapatos confortáveis", alerta Dave Grohl.

 

Ainda no campo da música, Gusttavo Lima sobe ao palco do 'Fantástico' para apresentar seu mais recente sucesso: "Apelido Carinhoso". Além de contar por quais apelidos carinhosos chama a esposa e o filho Gabriel, o cantor fala sobre a música: "Ela saiu dessas piadinhas que as pessoas fazem em momentos carinhosos e acabou ganhando o Brasil. É a mais tocada nas últimas semanas". Ele também canta dois antigos sucessos – "Homem de Família" e "Que pena que acabou" – e fala sobre a nova gravidez da esposa. O cantor pensa em batizar a criança com o nome que a sua mãe tinha escolhido para ele – foi o pai quem o registrou como Gusttavo: "Como perdi minha mãe em 2015, seria uma grande homenagem. Ela iria ficar muito feliz".

 

O episódio desta semana da série 'Planeta Terra - Uma nova viagem' se passa na Índia. Em Djópur, uma gangue de macacos langures machos está determinada a conquistar um novo território e, para isso, precisa desbancar o líder do pedaço. Em Mumbai, leopardos aproveitam a escuridão para caçar. Nos últimos 25 anos, 20 pessoas foram atacadas pela espécie.

 

O 'Fantástico' vai ao ar na noite de domingo, dia 25, depois do 'Domingão do Faustão'.

 

Foto 1: Ana Carolina Raimundi no estúdio de Dave Grohl. em Los Angeles. Crédito: Globo/ Divulgação

Foto 2: Gusttavo Lima celebra o sucesso de "Apelido Carinhoso", no 'Fantástico'. Crédito: Globo/ Felipe Martini


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho