​‘Fantástico’ mostra como as notícias falsas surgem e se espalham nas redes sociais

 

Quem tem acesso à internet e às redes sociais provavelmente já se deparou com notícias falsas, mesmo que não tenha se dado conta disso. No ambiente virtual, as chamadas fake news são rapidamente compartilhadas e espalhadas, com a ajuda de robôs. Segundo a Universidade de Oxford, mais da metade do tráfego da internet é feito por bots,  programas que simulam ações humanas repetidas vezes e de maneira padrão. São capazes de fazer um tema se transformar em tendência, atacar uma figura pública, espalhar um boato e, inclusive, ser importante arma política. O 'Fantástico' deste domingo, dia 25, investiga o mundo das notícias falsas para mostrar como elas nascem e viralizam, além de dar dicas sobre como diferenciar a notícia real do boato. A matéria apresenta um estudo sobre o assunto feito por duas universidades federais, da Paraíba e de Minas Gerais.

 

A próxima semana será marcante para os fãs brasileiros do Foo Fighters, que faz shows em quatro cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) para lançar o álbum "Concrete and Gold". O vocalista Dave Grohl e o guitarrista Pat Smear recebem a repórter Ana Carolina Raimundi em Los Angeles para uma entrevista exclusiva. Eles lembram a época em que tocaram com o Nirvana, incluindo a vinda do grupo ao Brasil, um ano antes da morte do líder Kurt Cobain. Também falam sobre o novo disco, que tem a participação de Paul McCartney tocando bateria. Sobre os shows no Brasil, um recado: "Vamos tocar vinte e seis músicas. O show vai durar três horas. Tragam sapatos confortáveis", alerta Dave Grohl.

 

Ainda no campo da música, Gusttavo Lima sobe ao palco do 'Fantástico' para apresentar seu mais recente sucesso: "Apelido Carinhoso". Além de contar por quais apelidos carinhosos chama a esposa e o filho Gabriel, o cantor fala sobre a música: "Ela saiu dessas piadinhas que as pessoas fazem em momentos carinhosos e acabou ganhando o Brasil. É a mais tocada nas últimas semanas". Ele também canta dois antigos sucessos – "Homem de Família" e "Que pena que acabou" – e fala sobre a nova gravidez da esposa. O cantor pensa em batizar a criança com o nome que a sua mãe tinha escolhido para ele – foi o pai quem o registrou como Gusttavo: "Como perdi minha mãe em 2015, seria uma grande homenagem. Ela iria ficar muito feliz".

 

O episódio desta semana da série 'Planeta Terra - Uma nova viagem' se passa na Índia. Em Djópur, uma gangue de macacos langures machos está determinada a conquistar um novo território e, para isso, precisa desbancar o líder do pedaço. Em Mumbai, leopardos aproveitam a escuridão para caçar. Nos últimos 25 anos, 20 pessoas foram atacadas pela espécie.

 

O 'Fantástico' vai ao ar na noite de domingo, dia 25, depois do 'Domingão do Faustão'.

 

Foto 1: Ana Carolina Raimundi no estúdio de Dave Grohl. em Los Angeles. Crédito: Globo/ Divulgação

Foto 2: Gusttavo Lima celebra o sucesso de "Apelido Carinhoso", no 'Fantástico'. Crédito: Globo/ Felipe Martini


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado