Globo: ​Carnaval 2018 - Todos os detalhes da festa mais popular do Brasil


 

O Carnaval movimenta a economia e o turismo e desperta paixão e alegria de Norte a Sul do Brasil. E a Globo vai mostrar cada detalhe dessa grande festa popular. Na TV, serão mais de 50 horas dedicadas ao evento – além das apresentações das escolas de samba, haverá dezenas de entradas ao vivo e reportagens especiais, falando do frevo ao axé e passando pelos blocos de rua. No Globo Play, assinantes e não-assinantes podem acompanhar gratuitamente os desfiles as e as apurações do Rio de Janeiro e de São Paulo, e os melhores momentos da festa em Recife – com o Galo da Madrugada e o Homem da Meia-Noite –, e nas ruas de Salvador.

 

Nas noites de sexta-feira e sábado, dias 9 e 10, as escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo ganham a tela da Globo. Chico Pinheiro e Monalisa Perrone repetem, pelo quinto ano consecutivo, a dobradinha na narração da festa, que será exibida para quase todo o país. A exceção será o Rio de Janeiro, que nesses dias acompanha os desfiles das escolas de samba da Série A carioca. "Pelo que vi nos barracões, o Carnaval de 2018 será inesquecível. Está tudo lindo, muito grandioso. Sem falar nas homenagens que artistas amados por todos vão receber no Sambódromo. Os carnavalescos capricharam para encantar os olhos e tocar o coração", antecipa Monalisa.

 

Como no ano passado, Mariana Gross e Carlos Gil comandam a transmissão dos desfiles das escolas de samba da Série A do Rio de Janeiro. Os comentaristas serão o carnavalesco Leandro Vieira e a porta-bandeira Lucinha Nobre, que estreia na função. "Estou realizando um sonho. Meu irmão comentou os desfiles por mais de 10 anos e, como estudante de jornalismo, eu ajudava nas pesquisas. Além disso, é maravilhoso trabalhar com uma equipe tão bacana, formada por pessoas que admiro e que adoram carnaval. Estou realizada", vibra Lucinha. Em seu segundo ano como narrador dos desfiles da série A, Carlos Gil fala sobre a expectativa do último Carnaval antes de embarcar para o Japão, onde será correspondente da Globo. "O entrosamento com a Mariana é muito bom e foi imediato. Além disso, temos o Leandro e a Lucinha, porta-bandeira consagrada, que chega para reforçar o time. A equipe está bem azeitada", garante o jornalista. Na cobertura da festa há 20 anos, Mariana Gross fala a paixão pela festa. "Todos os anos eu aguardo o Carnaval ansiosa. É o trabalho mais duro e mais divertido de todos. Passo quatro noites seguidas trabalhando no Sambódromo, duas pela série A e duas pelo Grupo Especial. É cansativo, mas adoro. Esse ano, teremos um Carnaval de demonstrações de raça e amor às escolas. O clima já está mais emocionante", conta Mariana, que trabalha como narradora nos desfiles da Série A e como repórter do setor 1 nos desfiles do Grupo Especial, além de comandar a transmissão da apuração na quarta-feira, dia 14.

 

No domingo e na segunda-feira, dias 11 e 12, o Brasil todo se une para assistir aos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Fátima Bernardes e Alex Escobar seguem juntos na transmissão pelo segundo ano consecutivo. Milton Cunha e Pretinho da Serrinha completam o time, comentando os desfiles. No quinto ano como âncora da festa, Fátima Bernardes comenta a bem-sucedida dobradinha com Escobar: "No ano passado fizemos uma parceria que funcionou logo. Gostamos muito de trabalhar juntos, de samba e de Carnaval. Temos o maior respeito pelo trabalho dessas pessoas, e é com esse olhar, de admiração, encantamento e aprendizado, que ancoramos a transmissão", conta Fátima. Escobar retribui a gentileza: "Na primeira vez em que trabalhamos juntos, já nos entendemos muito bem. E agora, começamos o ano com o entrosamento e com a amizade que construímos. Nos demos muito bem e isso facilita tudo. Nas visitas aos barracões, temos um bom entendimento da função de cada um, de como podemos nos ajudar", explica Escobar.

 

Carnaval na programação

 

Além dos desfiles, programas e telejornais da Globo estarão recheados com matérias especiais nos dias de folia. Esta semana, o 'Mais Você' dá dicas de como arrasar com adereços, fantasias e maquiagens, mostra um pouco da festa pelo Brasil e recebe convidados com muito samba no pé. Bastidores da Sapucaí e curiosidades da concentração e da dispersão dos desfiles também serão pautas do matinal. Já no 'Encontro com Fátima Bernardes', o público acompanha atrações musicais carnavalescas, como as baterias de escolas de samba, e pode sentir a energia dos blocos de carnaval. O programa mostra ainda os tradicionais bonecos de Olinda, uma turista que tem samba no pé e promete arrasar na avenida, além de trazer os principais destaques da Sapucaí.

 

Na manhã do sábado, dia 10, o 'Como Será?' abre a programação com atrações especiais para comemorar a festa. Sandra Annenberg entrevista a paratleta de triatlo Adriele Silva, que sairá pela na Vai-Vai, em São Paulo. Ela será a primeira mulher biamputada a participar do desfile na capital paulista. O programa também marca a estreia da nova temporada do quadro 'Hoje é dia de...'. Alexandre Henderson revela outra faceta do Carnaval, mostrando uma escola de samba que oferece oportunidades de emprego para os jovens, e um curso de criação de fantasias e alegorias com material reciclado. O repórter também visita um bloco que ensina música para crianças e conversa com baluartes do samba sobre o papel e a importância da velha guarda e da ala das baianas. No mesmo dia, o 'É de Casa' exibe matérias e dicas com essa temática. Para quem quer compor o visual de Carnaval, o programa ensina a preparar fantasias, adereços, acessórios e maquiagens. Em outra matéria, mostra como é possível aproveitar um endereço próximo à animação para receber pessoas que querem ver a folia de perto. Na parte musical, Dudu Nobre promete levar muito samba para o jardim da casa. À tarde, o 'Estrelas do Brasil' estreia uma nova temporada. Direto de Bento Gonçalves, no Rio de Grande do Sul, Angélica e seus convidados curtem a folia de forma diferente: misturando adereços carnavalescos com desafios radicais.

 

O Carnaval também marca presença na dramaturgia. Em 'O Outro Lado do Paraíso', um baile à fantasia reúne a alta sociedade de Palmas e conta com a participação de um júri de peso. A modelo Ângela Bismarchi, o carnavalesco Milton Cunha e a socialite Narcisa Tamborindeguy marcam presença na trama de Walcyr Carrasco como convidados especiais da noite, responsáveis por eleger as fantasias mais deslumbrantes do baile. Na disputa acirrada pelo primeiro lugar, Nicácio (Fábio Lago) e Marcel (Andy Gerker) protagonizam uma grande confusão após o anúncio do campeão. A cena está prevista para ir ao ar no sábado, dia 10.

 

Na noite de domingo, dia 11, o 'Fantástico' acompanha a preparação do cantor Péricles para estrear como um dos intérpretes da Mangueira, e mostra a criatividade de amigos que se unem para criar fantasias coletivas. Além de comentar os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, Milton Cunha brinda o público com comentários descontraídos no episódio de 'Tá no Ar: a TV na TV' de terça-feira, dia 13. Com seu jeito irreverente de sempre e abusando de termos moderninhos, ele será comentarista de um telejornal com manchetes que vão de política internacional a Copa do Mundo.

GloboNews

A GloboNews já faz, há quatro anos, a maior cobertura do Carnaval de rua do país. E agora está presente na CasaBloco, localizada no Centro do Rio de Janeiro, mostrando – em parceria com a Tess – a diversidade e a multiplicidade cultural da maior festa popular do Brasil. Em um posto avançado na Orla Conde, blocos de outras cidades se encontrarão com os blocos cariocas, em eventos gratuitos ao ar livre, que serão transmitidos pelo canal. Apresentadores e repórteres marcam presença na CasaBloco, de onde a GloboNews chama entradas ao vivo do Carnaval de rua das principais cidades brasileiras.

No local, também há ações com o público para ativar o aplicativo 'Na Rua', com o qual é possível enviar vídeos, textos e áudios; e também do GloboNews Play, plataforma que permite que os assinantes assistam à programação do canal por celular, computador ou tablet – onde e quando quiserem.

 

Globo Play

 

O Globo Play terá uma programação especial para o Carnaval. Assinantes e não-assinantes de todo o Brasil podem acompanhar, ao vivo, os desfiles do Rio de Janeiro (série A e Grupo Especial) e de São Paulo; e grandes momentos do Carnaval de Recife (Galo da Madrugada, Homem da Meia-Noite e shows de rua) e de Salvador. As íntegras dos desfiles ficarão disponíveis após a exibição ao vivo. O Globo Play cobrirá, também ao vivo, as apurações.

 

Spotify

 

Para entrar no clima da folia, a Globo criou cinco playlists no Spotify com ritmos do Carnaval de todo o Brasil. Músicas de frevo, axé, samba-enredo, marchinhas e maracatu fazem parte das listas, que já estão disponíveis em https://open.spotify.com/user/redeglobo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado