​TV Brasil apresenta atrações especiais no Carnaval

Canal transmite com exclusividade desfiles do Grupo de Acesso e das Campeãs de São Paulo e das Campeãs do Rio

 A TV Brasil exibe uma programação especial para os dias de folia. Pelo terceiro ano consecutivo, a emissora pública transmite com exclusividade para todo o país o desfile do Grupo de Acesso das escolas de samba de São Paulo (domingo, 11/2, às 20h30) e os desfiles das Campeãs de São Paulo (sexta, 16/2, às 21h) e do Rio de Janeiro (sábado, 17/2, às 20h30).

Programas musicais e de entrevistas com personalidades da cultura popular, cobertura jornalística e transmissões do carnaval de rua são algumas das atrações que vão ao ar entre os dias 10 e 13 de fevereiro no canal a partir de 13h. O público pode interagir pelas redes sociais com a hastag #paísdocarnaval.

Produções de linha da TV Brasil têm edições carnavalescas temáticas. Fernanda Honorato visita escolas de samba no Programa Especial enquanto Diogo Nogueira entrevista bambas do Carnaval no Samba na Gamboa. Em homenagem aos 80 anos de Martinho da Vila, o acervo da emissora resgata série apresentada pelo cantor no programa Recordar é TV. O Grupo Música Antiga da UFF faz concerto no Partituras e o sambista Paulinho Mocidade conduz show no Todas as Bossas.

Frevo, samba, axé e maracatu. Trios elétricos, afoxés e blocos. A folia e as tradições regionais de várias partes do país ganham dimensão nacional com boletins e shows especiais. A alegria de Salvador, nos circuitos Barra Ondina, Campo Grande e Pelourinho, e a energia do Marco Zero do Recife ilustram a faixa "TV Brasil no País do Carnaval" a partir do conteúdo exibido em parceria com a TVE Bahia e a TV Universitária de Pernambuco.


Transmissão dos desfiles das escolas de samba

Os desfiles das escolas de samba são o destaque da programação da TV Brasil. Antes de cada transmissão exclusiva, a equipe da emissora traz um bate-papo "Abre Alas" no estúdio. Durante esse esquenta, apresentadores e comentaristas destacam as expectativas sobre o que as escolas pretendem mostrar ao público.

A transmissão esse ano vem em um ritmo mais leve. Atendendo a sugestões dos telespectadores, o canal reduziu o número de convidados e dá mais espaço à evolução das escolas durante o desfile interferindo menos na cadência do espetáculo. Além de mostrar o já tradicional aquecimento das agremiações, a ideia é valorizar o canto do samba-enredo que levanta o público presente na Avenida.

​​

Neste domingo, (11), a partir das 20h30, a TV Brasil apresenta ao vivo, pelo terceiro ano seguido, o desfile das agremiações do Grupo de Acesso do carnaval paulista. Serão oito horas no ar com transmissão direto do Sambódromo do Anhembi para todo o país.

As apresentadoras Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici recebem especialistas para comentar o desempenho das escolas de samba de São Paulo. Participam o jornalista Raul Machado, a cantora Nãnãna da Mangueira, o radialista Moisés da Rocha e o músico Amailton Azevedo. Na concentração, as repórteres Vanessa Casalino e Sarah Quines acompanham a entrada dos sambistas na pista enquanto Raquel Setz e Lincoln Chaves entrevistam os integrantes das agremiações na dispersão.

Já na sexta-feira (16/2), a partir de 21h, a emissora pública mostra o Desfile das Campeãs de São Paulo. Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici narram a passagem das escolas de samba que obtiveram as maiores notas na apuração. Convidados analisam a apresentação das sete agremiações que voltam ao Sambódromo.

O desfile abre com as duas escolas que conseguiram melhor classificação no Grupo de Acesso e sobem para o Especial. Em seguida, as cinco primeiras escolas do grupo principal se apresentam em ordem inversa de colocação com a campeã fechando a festa. O jornalismo da TV Brasil também faz a cobertura direto do Anhembi.

Para abordar a performance das agremiações, a transmissão conta com o jornalista Raul Machado, a cantora Juliana Amaral, a cantora Nãnãna da Mangueira e o sambista Tadeu Kaçula. A cobertura no Sambódromo do Anhembi terá as repórteres Sarah Quines e Priscilla Kerche na concentração e os repórteres Dimas Soldi e Eduardo Andrade na dispersão.

O desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro será no sábado (17/2) com transmissão ao vivo da Marquês de Sapucaí a partir de 20h30. A jornalista Luciana Barreto e o radialista Tiago Alves conversam com especialistas que analisam o resultado da apuração na Apoteose e ilustram o espetáculo das seis agremiações que retornam à Passarela do Samba.

O escritor Fábio Fabato e o cantor Paulinho Mocidade fazem os comentários iniciais. A equipe da TV Brasil ainda recebe a carnavalesca Maria Augusta, o jornalista Leonardo Bruno, a sambista Nilze Carvalho, a escritora e pesquisadora Raquel Valença, o jornalista Anderson Baltar e a jornalista Bárbara Pereira.

A transmissão conta com a participação do radialista Cadu Freitas, da Rádio MEC, no início da cobertura. As repórteres Flavia Grossi e Marília Arrigoni acompanham o desfile da concentração. Já os repórteres Maurício de Almeida e Paulo Garritano mostram as emoções do primeiro recuo da bateria. Na dispersão, Thiago Pimenta e Daniela Christoffer contam a reação dos integrantes das escolas após o desfile.


Carnaval de rua ganha as telas do canal

Entre os dias 10 e 13 de janeiro, a emissora vai fazer uma cobertura do carnaval de rua de várias regiões do país, sempre a partir das 13h, madrugada adentro. A faixa "TV Brasil no País do Carnaval" apresenta a festa de diversas regiões do país, com boletins e shows especiais.

A alegria dos blocos que arrastam milhares de foliões país afora será mostrada a partir do conteúdo compartilhado pelas emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Uma das principais atrações é o Carnaval de Salvador que promete contagiar o público que ficar em casa. A emissora pública acompanha a energia dos circuitos Barra Ondina, Campo Grande e Pelourinho em parceria com a TVE Bahia. Os festejos no Marco Zero do Recife também terão visibilidade nacional por meio do conteúdo disponibilizado para a TV Brasil pela TV Universitária de Pernambuco.


Fernanda Honorato visita escolas de samba para o Programa Especial

No sábado de Carnaval (10), às 13h, o Programa Especial inicia a programação da folia na TV Brasil. Para entrar no clima de festa, a repórter Fernanda Honorato foi à quadra da escola de samba Portela conversar com integrantes da escola de samba mirim Os Filhos da Águia. Ela também visitou São Paulo para conhecer outras duas agremiações: a Dragões da Real e o Morro da Casa Verde.

Madrinha de bateria da escola de samba Morro da Casa Verde, Haône tem uma das pernas amputadas e conta para Fernanda seu gosto pelo samba e sua trajetória de vida. Quem também conversa com Fernanda Honorato é Celso de Andrade, presidente da escola de samba mirim da Portela, Os Filhos da Águia. Ele explica a filosofia da agremiação e destaca a importância da inclusão de crianças com deficiência dentro da escola.


Diogo Nogueira canta clássicos do Carnaval com convidados no Samba na Gamboa

Ainda no sábado de Carnaval (10), às 13h30, a edição especial do Samba na Gamboa traz grandes nomes das escolas de samba. Há dez anos no ar, o programa resgata entrevistas marcantes com Noca da Portela, Zé Katimba, Dominguinhos do Estácio, Leonardo Bessa e Serginho do Porto que cantam e conversam com o bamba Diogo Nogueira.

Ícones da folia com história para contar, eles interpretam clássicos dos sambas de enredo que marcaram época como "Gosto que me Enrosco" (Portela, 1995), "Paulicéia Desvairada - 70 anos de Modernismo" (Estácio de Sá, 1992), "Martim Cererê" (Imperatriz Leopoldinense, 1972) e "Festa para um Rei Negro" (Salgueiro, 1971), entre outras musicas como "Retalhos de Cetim".


Gigantes da Lira embala especial infantil de Carnaval da TV Brasil

Considerado o mais tradicional bloco carnavalesco infantil do Rio de Janeiro, o Gigantes da Lira é a atração do especial Música Animada que a TV Brasil leva ao ar no domingo de Carnaval (11), às 13h.

A apresentação da trupe no estúdio da emissora, com direito a banda, palhaços, pernas-de-pau, malabaristas e saltadores, promete animar a folia das crianças na telinha com brincadeiras e marchinhas tradicionais como "Touradas em Madri", "Aurora", "Allah-la-ô" e "Jardineira".

Sob a batuta da atriz e diretora de teatro Yeda Dantas e do experiente jornalista André Motta Lima, o Gigantes da Lira festeja duas décadas com muita alegria e disposição para encantar as novas gerações de pequenos foliões.


Paulinho Mocidade conduz o Todas as Bossas com show no estúdio da emissora

Campeão do carnaval com escolas de samba do Rio e de São Paulo, o cantor Paulinho Mocidade interpreta sucessos da folia no programa Todas as Bossas temático de domingo (11), às 13h30.

O músico dá uma aula de carnaval no estúdio da TV Brasil ao lado de convidados especiais como Quinho (campeão pelo Salgueiro), Zé Paulo Sierra (intérprete da Viradouro) e Igor Sorriso (puxador da Vila Isabel).

Esse time de craques da voz recorda sambas-enredo de sucessos que se tornaram hinos do Carnaval do Rio de Janeiro. O repertório do show inclui clássicos que são lembrados até hoje como "Aquarela Brasileira" (1964), do Império Serrano; "É Hoje" (1982), da União da Ilha; "Kizomba, Festa da Raça" (1988), da Vila Isabel; "Peguei um Ita no Norte" (1993), do Salgueiro; "Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já Morreu" (1994), da Mangueira; e "Trevas! Luz! A Explosão do Universo" (1997), da Viradouro, entre outros.

Paulinho não poderia deixar de entoar hits do Mocidade Independente de Padre Miguel que ficaram eternizados na sua voz como a sequência de sambas "Vira-Virou, a Mocidade Chegou" (1990), "Chuê, Chuá... As Águas Vão Rolar" (1991) e "Sonhar não Custa Nada! Ou Quase Nada" (1992).


Som na Rural com a batida de Pernambuco

O programa Som na Rural anima as tardes da TV Brasil durante os quatro dias de folia. A atração apresentada pelo agitador cultural Roger de Renor vai levar para a telinha a performance de tradicionais grupos musicais pernambucanos. Os ritmos vão desde a popular ciranda até o célebre maracatu.

As edições do Som na Rural vão ao ar às 17h entre sábado (10) e terça-feira (13), na TV Brasil. Quatro grupos se apresentam no programa sendo um em cada dia: Bongar; flautista César Michiles e a Transversal Frevo Orquestra; Mestre Anderson Miguel e Ciranda de Nazaré da Mata; e o Boi Marinho.

Nos encontros com duração de uma hora, Roger de Renor também entrevista os músicos convidados. No cenário, o destaque é a antiga Rural Willys, que foi estacionada no estúdio da TV Universitária de Pernambuco.


Martinho da Vila é homenageado em cinco episódios do Recordar é TV

Durante o Carnaval, a TV Brasil celebra os 80 anos do sambista Martinho da Vila, que faz aniversário no dia 12 de fevereiro, ao resgatar a série "No Butiquim do Martinho". Produzido no ano 2000 pela TV Educativa do Rio, o especial de cinco edições dirigido por Luiz Carlos Pires vai ao ar no programa Recordar é TV, entre sábado (10) e terça (13), às 19h15. O quinto episódio será exibido no sábado (17), às 18h.

A festa conta com encontros inesquecíveis, boa conversa e muito samba. Entre os convidados, marcam presença Carlinhos de Jesus, Rildo Hora, Elton Medeiros, Beth Carvalho, Fernando Pamplona, Dudu Nobre e Almir Guineto, entre outros grandes talentos da música brasileira.


Concerto do Grupo Música Antiga da UFF no Partituras

O programa Partituras apresenta o espetáculo "Carnaval Florentino" executado pelo Grupo Música Antiga da UFF no Espaço Cultural BNDES. Com a participação especial da Trupe Circo do Porto, o concerto vai ao ar neste domingo (11), às 7h.

Criado em 1982, o conjunto busca recriar a sonoridade da Idade Média e do Renascimento. Formado por músicos pesquisadores, o grupo se especializou na linguagem dessasa músicas que permitem uma viagem a outras épocas, daquelas que são conhecidas apenas pelos livros de história.

 

Programação de Carnaval da TV Brasil

Sábado, 10 de fevereiro
13h00 Programa Especial
13h30 Samba na Gamboa
14h30 TV Brasil no País do Carnaval
17h00 Som na Rural
18h00 TV Brasil no País do Carnaval
19h15 Recordar é TV – Martinho da Vila
20h30 TV Brasil no País do Carnaval

Domingo, 11 de fevereiro
07h00 Partituras – Grupo Música Antiga da UFF
13h00 Música Animada – Gigantes da Lira
13h30 Todas as Bossas – Paulinho Mocidade
14h30 TV Brasil no País do Carnaval
17h00 Som na Rural
18h00 TV Brasil no País do Carnaval
19h15 Recordar é TV – Martinho da Vila
19h45 TV Brasil no País do Carnaval
20h30 Abre Alas – Esquenta do desfile
21h00 Desfile do Grupo de Acesso de São Paulo
Apresentação: Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici

Segunda-feira, 12 de fevereiro
13h30 TV Brasil no País do Carnaval
17h00 Som na Rural
18h00 TV Brasil no País do Carnaval
19h15 Recordar é TV – Martinho da Vila
20h30 TV Brasil no País do Carnaval

Terça-feira, 13 de fevereiro
13h30 TV Brasil no País do Carnaval
17h00 Som na Rural
18h00 TV Brasil no País do Carnaval
19h15 Recordar é TV – Martinho da Vila
20h30 TV Brasil no País do Carnaval

Sexta-feira, 16 de fevereiro
21h00 Abre Alas – Esquenta do desfile
22h00 Desfile das Campeãs de São Paulo
Apresentação: Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici

Sábado, 17 de fevereiro
18h00 Recordar é TV – Martinho da Vila
20h30 Abre Alas – Esquenta do desfile
21h15 Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro
Apresentação: jornalista Luciana Barreto e radialista Tiago Alves




Sent with Free Email Tracker by cloudHQ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado