​Concertos Matinais reúne composições de grandes nomes da música erudita, como Mozart e Tchaikovsky

 

Programa leva ao público peças famosas do repertório clássico. Vai ao ar neste domingo (18/3), às 12h, na TV Cultura, no YouTube e no app Cultura Digital

 

São Paulo, 16 de março de 2018 – O programa Concertos Matinais deste domingo (18/3) reúne, por meio de grandiosos instrumentistas, composições de personalidades da música erudita, como Mozart e Tchaikovsky. A atração vai ao ar às 12h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Digital e no YouTube.

 

Para abrir a edição, o público ouve um concerto de Mozart para piano e orquestra, executado pelo maestro João Carlos Martins, junto à Orquestra Prelúdio. Além disso, também é possível conferir a apresentação da peça Fanfarra para um Homem Comum, de Aaron Copland, um líder da música norte-americana de meados do século passado. A obra é exibida pela Orquestra Experimental de Repertório.

 

Na segunda parte, o programa leva o público para embarcar no romantismo alemão, com a Sinfonia nº2, ópera 42 – Canto de Louvor -, de Felix Mendelssohn, um dos primeiros compositores do movimento. Quem executa a peça é a Orquestra Sinfônica Municipal.

 

E para seguir com compositores que, embora tenham falecido cedo, modificaram o curso da história da música, o Concertos Matinais traz a Sinfonia inacabada nº 8, de Franz Schubert, executada pela Orquestra Gulbenkian. A obra foi interrompida por sua morte.

 

O maior sinfonista do final do romantismo, Tchaikovsky também tem uma de suas composições selecionadas para a atração. A Sinfonia nº 4, ópera 36 – Andantino in modo di canzone - é interpretada pela Orquestra Sinfônica da USP. E para encerrar a atração, o violoncelista Isaac Andrade, vencedor da edição 2017 do Prelúdio, toca a Rapsódia Húngara, de David Popper, junto à orquestra do programa.

 

Serviço

 

Exibição: domingo

Horário: 12h

Duração: 1 hora


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho