​Concertos Matinais reúne composições de grandes nomes da música erudita, como Mozart e Tchaikovsky

 

Programa leva ao público peças famosas do repertório clássico. Vai ao ar neste domingo (18/3), às 12h, na TV Cultura, no YouTube e no app Cultura Digital

 

São Paulo, 16 de março de 2018 – O programa Concertos Matinais deste domingo (18/3) reúne, por meio de grandiosos instrumentistas, composições de personalidades da música erudita, como Mozart e Tchaikovsky. A atração vai ao ar às 12h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Digital e no YouTube.

 

Para abrir a edição, o público ouve um concerto de Mozart para piano e orquestra, executado pelo maestro João Carlos Martins, junto à Orquestra Prelúdio. Além disso, também é possível conferir a apresentação da peça Fanfarra para um Homem Comum, de Aaron Copland, um líder da música norte-americana de meados do século passado. A obra é exibida pela Orquestra Experimental de Repertório.

 

Na segunda parte, o programa leva o público para embarcar no romantismo alemão, com a Sinfonia nº2, ópera 42 – Canto de Louvor -, de Felix Mendelssohn, um dos primeiros compositores do movimento. Quem executa a peça é a Orquestra Sinfônica Municipal.

 

E para seguir com compositores que, embora tenham falecido cedo, modificaram o curso da história da música, o Concertos Matinais traz a Sinfonia inacabada nº 8, de Franz Schubert, executada pela Orquestra Gulbenkian. A obra foi interrompida por sua morte.

 

O maior sinfonista do final do romantismo, Tchaikovsky também tem uma de suas composições selecionadas para a atração. A Sinfonia nº 4, ópera 36 – Andantino in modo di canzone - é interpretada pela Orquestra Sinfônica da USP. E para encerrar a atração, o violoncelista Isaac Andrade, vencedor da edição 2017 do Prelúdio, toca a Rapsódia Húngara, de David Popper, junto à orquestra do programa.

 

Serviço

 

Exibição: domingo

Horário: 12h

Duração: 1 hora


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

“Tá Na Hora do Café”: Mais Globosat estreia série sobre o universo do Café no Brasil

NZN lista os filmes mais aguardados de maio