​GIRED aprova desligamento do sinal no Maranhão e interior de SP

Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 11h48 

O grupo de implantação da TV Digital (GIRED) aprovou nesta terça-feira (27/03) a indicação da data para o desligamento do sinal analógico de TV em São Luís (MA) e Bauru (SP) ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O desligamento nessas localidades será no dia 28/03, às 23h59, conforme previsto no cronograma de desligamento. Porém, nos municípios paulistas de Presidente Prudente e Rio Preto, o processo começa amanhã e vai até o dia 18/04.

Na pesquisa sobre o índice de digitalização, São Luís ultrapassou o percentual mínimo exigido pela regulamentação, com 95% dos lares aptos a receberem a programação digital. O melhor desempenho do país até o momento, superando o percentual de Salvador (BA). Em Bauru, essa taxa ficou em 91%. Já nos municípios de Presidente Prudente e em São José Rio Preto, ambos em São Paulo,  o índice foi de 89%.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho