​Mitos e verdades sobre a rede móvel 4G

A rede de quarta geração já é bem consolidada no Brasil, mas ainda existem dúvidas sobre o uso do 4G, velocidade, conexão etc. O gerente de engenharia de rede da TIM São Paulo, Gabriel Lago, levantou as principais questões e dividiu em mitos e verdades para esclarecer todas as dúvidas sobre a tecnologia. Confira!

Um aparelho 4G funciona também como 3G ou 2G?

Verdade. Assim como os chips 3G funcionam em celulares 2G, os 4G funcionam nos aparelhos 3G. Em termos de compatibilidade não há qualquer impedimento entre as tecnologias. No entanto, para ter a experiência 4G o usuário precisa de aparelho e chip compatíveis com a tecnologia de quarta geração.

Internet 4G é mais cara do que 3G?

Mito. Atualmente, as operadoras oferecem o serviço de internet com base na franquia de dados contratada, independentemente da tecnologia utilizada.

É impossível fazer ligações pela rede de quarta geração?

Mito. A ligação via rede 4G é feita através da tecnologia VoLTE (Voice over LTE), e tem qualidade superior a chamadas realizadas pela rede 2G ou 3G. A funcionalidade traz alta definição de voz, maior estabilidade dos serviços, redução do consumo de bateria e maior velocidade no estabelecimento das chamadas. A TIM já disponibiliza o serviço VoLTE para os clientes pós-pagos em mais de 1.400 municípios brasileiros, sendo 190 no estado de SP, incluindo a capital.

Todos os smartphones 4G comprados no exterior funcionam normalmente no Brasil?

Mito. O aparelho precisa ser homologado pela Anatel e compatível com a frequência utilizada pela operadora, já que não há um padrão universal para a banda 4G.

É possível utilizar o 4G de uma operadora brasileira no exterior?

Verdade. Para navegar na rede 4G fora do Brasil, o cliente precisa ter um aparelho compatível com a frequência do país visitado e um chip da tecnologia de quarta geração. No caso da TIM, por exemplo, ao solicitar a ativação dos pacotes de roaming, é possível navegar nos seguintes países: Alemanha, Arábia Saudita, Bélgica, Canadá, Chile, Espanha, França, Holanda, Hong Kong, Itália, Japão, Noruega, Reino Unido, Romênia, Rússia, Suíça e Taiwan.

O sinal de 4G fica restrito às grandes cidades?

De acordo com Lago, este é um mito. "A TIM já tem presença em 581 cidades do estado de São Paulo, incluindo localidades com menos de 5 mil habitantes" comenta o gerente de engenharia da TIM. O cliente pode verificar no Teleco (www.teleco.com.br), portal de consultoria de telecomunicações, o mapa de cobertura das empresas. A TIM conta com a maior cobertura de quarta geração no Brasil, e ultrapassou o número de 3.000 cidades com a tecnologia.

A principal diferença entre a rede 4G e a 3G é a velocidade?

Verdade. O 4G foi criado para a experiência de dados apenas, diferentemente do 3G que também contempla voz. Por conta disso, houve uma melhoria significativa em sua construção e desenvolvimento, com o objetivo de oferecer qualidade, velocidade e maior penetração dos usuários a sua rede. Até mesmo as chamadas de voz no 4G são realizadas através de uma rede de dados (pacotes).

A velocidade da internet móvel no Brasil está muito abaixo da internet fixa?

Mito. A rede 4G, dependendo da velocidade que o usuário possui em casa ou na empresa, pode superar a velocidade da internet fixa. Esta vantagem só não ocorre quando a internet fixa é entregue por fibra óptica. Em locais afastados e de difícil acesso para a chegada de infraestrutura, como na ilha de Fernando de Noronha (PE), por exemplo, a rede móvel tem velocidade superior à rede fixa.

Quando o 5G chegar ao Brasil vai extinguir o 4G e 3G?

Na verdade, as tecnologias são complementares e não deixarão de existir. O 4G foi o primeiro passo para a preparação de novas soluções e o desenvolvimento da internet das coisas, em que objetos se conectam e compartilham informações entre eles. Além disso, no futuro, também será por meio desta rede que haverá uma interação direta com o wi-fi, melhorando a velocidade de transmissão de dados e conectividade dos aparelhos em geral.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado