​“Rio de Topless” retrata movimentos em prol da liberdade do corpo feminino nas areias cariocas

Rio de Topless - baixa
 
 
Série estreia no Canal Brasil no Dia Internacional da Mulher
 
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Canal Brasil estreia em 8 de março a série "Rio de Topless", que traz a nudez feminina como ato revolucionário na cultura brasileira. Idealizado e dirigido pela jornalista Ana Paula Nogueira, organizadora do "Toplessaço" que agitou a praia de Ipanema no verão de 2013, e fundadora do Movimento "Toplessinrio", o programa contará por meio de entrevistas e material de arquivo, a história do topless e de outros movimentos de liberdade do corpo nas areias do Rio de Janeiro. Dos hippies do Pier de Ipanema às feministas, a série traz pessoas que ousaram desnudar os seios na cidade famosa pela beleza do bumbum. Os dois primeiros episódios estarão disponíveis no Canal Brasil Play, inclusive para não assinantes, no dia 5 de março.

A atração passeia por diversos aspectos do movimento, como a liberdade de expressão e a repressão social e policial imposta pelas forças de segurança. Intercalando entrevistas com ensaios fotográficos de mulheres que tiraram o sutiã pela primeira vez na praia, o programa traz figuras icônicas do feminismo como Leila Diniz, retrata o papel revolucionário de atrizes e cineastas como Helena Ignez, mostra a influência do carnaval como festa libertária e a fala sobre a pressão da censura em pleno século XXI.

O episódio de estreia de "Rio de Topless" aborda os anos 70 e traz depoimentos de Patrícia Casé, Sérgio Mamberti e Frederico Mendes, o fotógrafo que despertou a ira dos militares ao publicar o que seria a primeira foto pública de uma mulher de topless em Ipanema. O programa mostra ainda o topless transgressor de Janis Joplin também nas areias de Ipanema.

Rio de Topless

Estreia: Quinta, 8 de março, às 21h.
Horários alternativos: sábado, às 16h e quarta, às 12h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado