​TV Cultura estreia Repórter Rá Teen Bum, programa jornalístico para crianças

A atração traz notícias do Brasil e do mundo explicadas pelo olhar infantil. Vai ao ar neste domingo (25/3), às 16h45

São Paulo, 21 de março de 2018 – Engana-se quem pensa que desenhos fantasiosos ou até mesmo educativos são os únicos conteúdos e temas que cabem às crianças. Para mostrar que é possível ir além do formato esperado e, ainda assim, agradar ao público infantil, a TV Cultura estreia, neste domingo (25/3), o programa Repórter Rá Teen Bum. Apresentado pela âncora teen Nathália Falcão, a atração jornalística feita para crianças passa a ocupar a faixa das 16h45, aos domingos.

Com a missão de levar conteúdo de não-ficção para a criançada, a proposta traz notícias e análises de temas atuais e complexos até mesmo para os adultos, como a adaptação dos refugiados sírios, a falta d'água e a situação do cenário político atual. E, tudo isso, com uma linguagem dinâmica e em um formato simples – afinal, todo o conteúdo da atração é construído por meio do olhar e das experiências do público alvo: as crianças.

Uma parceria entre a TV Rá Tim Bum!, a ONG holandesa Free Press Unlimited e a TV Cultura, Repórter Rá Teen Bum integra a franquia WaDaDa – Kids For News, rede de notícias para criança presente em 16 países.

Voltado para a faixa etária que vai dos seis aos dez anos, fase em que os pequenos despertam um interesse maior pelo mundo e pelo outro, o programa adota uma narrativa diferente dos telejornais tradicionais. Para aproximar os acontecimentos de seus telespectadores, ao invés de especialistas e fontes oficiais, o que se vê na tela são crianças e adolescentes contando suas experiências, algo que facilita o entendimento e garante a identificação.

Por integrar uma rede global, a atração permite às crianças o contato com diferentes realidades. Nela, matérias produzidas por outros países, como Nicarágua, Bolívia, Bangladesh, Holanda e África do Sul, são exibidas com o recurso de voz over.

Ao mesmo tempo, a diversidade entre as regiões brasileiras é abordada com a colaboração de afiliadas da TV Cultura espalhadas pelo território nacional. Além da equipe da própria TV Rá Tim Bum!, integram o projeto emissoras como a TV Brasil Central, de Goiás; TV Nova Nordeste, de Pernambuco e Brasília; É-Paraná e CATVE, do Paraná; TOP Cultura, de Minas Gerais; e a TV Cultura do Pará.

Em um formato de 36 episódios, com 12 minutos de duração cada, o programa é dividido em quatro blocos, que trazem tanto notícias quanto curiosidades vindas dos quatro cantos do planeta. São eles: Matéria de Destaque,principal reportagem da atração; Gira Girou, que apresenta o que acontece no mundo para as crianças brasileiras; Você viu?, quadro que traz curiosidades e novidades e É Nóis, um espaço para o adolescente e a criança mostrarem ao mundo sua realidade e seu ponto de vista.

Sobre a apresentadora

Nathália Falcão faz sua estreia como apresentadora à frente do Repórter Rá Teen Bum. Cursando o segundo ano da faculdade de Artes Cênicas, a âncora teen sempre esteve em contato com alguma linguagem artística, estudando ballet clássico, piano, flauta doce, canto e teatro.

Nathália conta que, apesar da pouca idade, teve a oportunidade de fazer trabalhos que a interessaram e propiciaram uma investigação, a tirando de sua zona de conforto. "O Repórter Rá Teen Bum é um desses projetos. Eu nunca tinha feito nada parecido. Ser apresentadora, trabalhar com TP (teleprompter), com notícias ou algo mais voltado para jovens e crianças. Estou aprendendo muito", declara a apresentadora.

Serviço

Repórter Rá Teen Bum

Estreia: Domingo (25/3), às 16h45, na TV Cultura

Exibição: Todos os domingos, às 16h45


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado