​TV Cultura estreia Repórter Rá Teen Bum, programa jornalístico para crianças

A atração traz notícias do Brasil e do mundo explicadas pelo olhar infantil. Vai ao ar neste domingo (25/3), às 16h45

São Paulo, 21 de março de 2018 – Engana-se quem pensa que desenhos fantasiosos ou até mesmo educativos são os únicos conteúdos e temas que cabem às crianças. Para mostrar que é possível ir além do formato esperado e, ainda assim, agradar ao público infantil, a TV Cultura estreia, neste domingo (25/3), o programa Repórter Rá Teen Bum. Apresentado pela âncora teen Nathália Falcão, a atração jornalística feita para crianças passa a ocupar a faixa das 16h45, aos domingos.

Com a missão de levar conteúdo de não-ficção para a criançada, a proposta traz notícias e análises de temas atuais e complexos até mesmo para os adultos, como a adaptação dos refugiados sírios, a falta d'água e a situação do cenário político atual. E, tudo isso, com uma linguagem dinâmica e em um formato simples – afinal, todo o conteúdo da atração é construído por meio do olhar e das experiências do público alvo: as crianças.

Uma parceria entre a TV Rá Tim Bum!, a ONG holandesa Free Press Unlimited e a TV Cultura, Repórter Rá Teen Bum integra a franquia WaDaDa – Kids For News, rede de notícias para criança presente em 16 países.

Voltado para a faixa etária que vai dos seis aos dez anos, fase em que os pequenos despertam um interesse maior pelo mundo e pelo outro, o programa adota uma narrativa diferente dos telejornais tradicionais. Para aproximar os acontecimentos de seus telespectadores, ao invés de especialistas e fontes oficiais, o que se vê na tela são crianças e adolescentes contando suas experiências, algo que facilita o entendimento e garante a identificação.

Por integrar uma rede global, a atração permite às crianças o contato com diferentes realidades. Nela, matérias produzidas por outros países, como Nicarágua, Bolívia, Bangladesh, Holanda e África do Sul, são exibidas com o recurso de voz over.

Ao mesmo tempo, a diversidade entre as regiões brasileiras é abordada com a colaboração de afiliadas da TV Cultura espalhadas pelo território nacional. Além da equipe da própria TV Rá Tim Bum!, integram o projeto emissoras como a TV Brasil Central, de Goiás; TV Nova Nordeste, de Pernambuco e Brasília; É-Paraná e CATVE, do Paraná; TOP Cultura, de Minas Gerais; e a TV Cultura do Pará.

Em um formato de 36 episódios, com 12 minutos de duração cada, o programa é dividido em quatro blocos, que trazem tanto notícias quanto curiosidades vindas dos quatro cantos do planeta. São eles: Matéria de Destaque,principal reportagem da atração; Gira Girou, que apresenta o que acontece no mundo para as crianças brasileiras; Você viu?, quadro que traz curiosidades e novidades e É Nóis, um espaço para o adolescente e a criança mostrarem ao mundo sua realidade e seu ponto de vista.

Sobre a apresentadora

Nathália Falcão faz sua estreia como apresentadora à frente do Repórter Rá Teen Bum. Cursando o segundo ano da faculdade de Artes Cênicas, a âncora teen sempre esteve em contato com alguma linguagem artística, estudando ballet clássico, piano, flauta doce, canto e teatro.

Nathália conta que, apesar da pouca idade, teve a oportunidade de fazer trabalhos que a interessaram e propiciaram uma investigação, a tirando de sua zona de conforto. "O Repórter Rá Teen Bum é um desses projetos. Eu nunca tinha feito nada parecido. Ser apresentadora, trabalhar com TP (teleprompter), com notícias ou algo mais voltado para jovens e crianças. Estou aprendendo muito", declara a apresentadora.

Serviço

Repórter Rá Teen Bum

Estreia: Domingo (25/3), às 16h45, na TV Cultura

Exibição: Todos os domingos, às 16h45


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho