​Especial Arte 1 aborda trajetória e parceria dos cineastas Vittorio e Paolo Taviani

Vittorio e Paolo Taviani são os entrevistados da série Especial Arte 1 desta semana

Em homenagem ao cineasta italiano Vittorio Taviani, que morreu aos 88 anos em Roma neste último domingo, o canal Arte 1 exibe nesta quinta-feira, dia 19 de abril, às 23h30, o episódio da série Especial Arte 1 com sua trajetória e carreira ao lado do irmão Paolo.

Na entrevista exclusiva, Paolo e Vittorio Taviani contam que se apaixonaram por cinema, em Pisa, durante uma sessão do longa-metragem "Paisà", obra do neorrealista Roberto Rossellini sobre o pós Segunda Guerra Mundial na Itália.

A dupla também relembra com carinho o momento em que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1977 pelo filme "Pai Patrão" das mãos do próprio Rossellini.

Vencedores do Urso de Ouro em Berlim em 1982, por "A Noite de São Lourenço", e em 2012 por "César Deve Morrer", os dois ainda revelam como se inspiravam nos livros que liam e histórias que ouviam. Abordando questões sociais, os filmes de Paolo e Vittorio Taviani são marcados por um estilo que mistura narrativa literária e poesia.

A entrevista com a dupla de cineastas entra no lugar do episódio previamente programado sobre o artista visual japonês Flavio-Shiró.

A série "Especial Arte 1" é uma produção própria do canal com depoimentos de artistas de várias áreas. Os convidados falam sobre suas trajetórias e obras, relembram como começaram na profissão, contam sobre referências e parcerias, explicam escolhas e refletem sobre o legado que estão construindo. Personalidades como o diretor de teatro Robert Wilson, o artista visual indiano Anish Kapoor, a atriz italiana Claudia Cardinale, e o fotógrafo paulistano German Lorca são alguns dos nomes contemplados na série.

Série "Especial Arte 1"

Episódios inéditos às quintas-feiras, às 23h30.

Reprise: sexta-feira às 13h, e terça-feira às 21h.

Classificação indicativa: Livre.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado