Espetáculo inédito de dança Quebrakovsky – The Nuts Talent Show é exibido no SescTV


 

Apresentada em duas partes, a montagem do Balé da Cidade de São Paulo integra a temporada 2018 da série Dança Contemporânea 



Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico.


SescTV estreia, no dia 6 de abril, às 21h, o espetáculo Quebrakovsky – The Nuts Talent Show - Partes 1 e 2, interpretado pelo Balé da Cidade de São Paulo e coreografado por Alex Soares. A dança faz uma releitura do balé O Quebra-Nozes, composto pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, em 1892. A história original é baseada no conto O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, do escritor Ernst Theodor Hoffmann. Com direção geral de Antônio Carlos Rebesco, a apresentação dá continuidade à nova temporada da sérieDança Contemporânea, lançada no mês de março (assista também emsesctv.org.br/aovivo).

 

A montagem transita entre as linguagens da dança, música e cinema, como explica Alex em Quebrakovsky - The Nuts Talent Show - Parte 1. "Eu sempre me interessei por espetáculos com vídeos e projeções. Estudei cinema e meu foco sempre foi fundir essa arte à dança". Segundo ele, a escolha da coreografia foi influenciada pela qualidade musical e popularidade da trilha sonora de O Quebra-Nozes. A atração interpretada pelo Balé da Cidade de São Paulo narra a jornada de Clara, uma garota habituada a relacionamentos virtuais e dependente de inovações tecnológicas, mas que no decorrer da história vai aprendendo novas formas de se relacionar.

 

Em Quebrakovsky - The Nuts Talent Show - Parte 2, Alex comenta que o espetáculo é resultado de uma pesquisa feita por ele, sobre o universo que rondava a estreia da obra original O Quebra-Nozes, em 1892. Na versão contemporânea, Tchaikovsky é o boneco Quebra-Nozes, personagem que interage com a obra e expõe seus pontos de vista. "Faço uma crítica ao entendimento da franquia que se tornou o espetáculo, visto todo final de ano no mundo inteiro", explica Alex. Na produção, a ordem das peças elaboradas possibilita o desenvolvimento de uma dramaturgia peculiar à históriaNela, os bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo desenvolvem um trabalho teatral raramente feito pela companhia.

 

Gravada no Theatro Municipal de São Paulo, em novembro de 2016, a montagem conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal.

 

Quebrakovsky – The Nuts Talent Show, Partes 1 e 2, integra a nova temporada da série Dança Contemporânea, exibida assextas-feiras, às 21h, pelo SescTV. As novas produções têm curadoria de Nirvana Marinho, doutora e teórica de dança, e Cláudia Garcia, coordenadora de programação do Sesc São Paulo. Os 13 novos programas seguem o mesmo pressuposto dos anteriores: estimular a reflexão sobre os rumos estéticos e conceituais da dança contemporânea na televisão. Além disso, revelam curiosidades a respeito das técnicas aplicadas na elaboração de um espetáculo de dança.

 

Os próximos episódios a serem exibidos na série Dança Contemporânea trazem coreografias como: Eu Por Detrás de Mim,de Ana Bottosso, com a Companhia de Danças de DiademaOs Corvos, com coreografia, direção e interpretação deLuis Ferron e Luis ArrietaGuarde-me,dirigida e coreografada por Márcia Milhazes, com Márcia MilhazesMemória e Preludiando, duas coreografias encenadas pelo Ballet Stagiume Obrigado por Vir, com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazetta, com a   Key Zetta & Cia.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho