HISTORY estreia a produção original Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília


Em quatro episódios, série brasileira apresenta a história da construção da capital do País sob o ponto de vista daqueles que trabalharam na empreitada

 

 

Pré-estreia especial: 21/4, sábado, 19h Estreia: 22/2, domingo, 23h35

 

Episódios inéditos: domingos, 23h35

 

Para baixar imagens: bit.ly/seriemildias

Coprodução do HISTORY com a Cine Group, a minissérie Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília conta a grandiosa história da construção da cidade pela ótica das pessoas que trabalharam para erguer a nova Capital Federal em uma região até então inóspita, o cerrado do Planalto Central. Para retratar com precisão essa época memorável, foi realizada uma extensa pesquisa histórica, com a consultoria de dezenas de especialistas, entre historiadores, jornalistas, antropólogos, documentaristas, cientistas e arquitetos, entre outros.

Em comemoração ao aniversário de Brasília, o HISTORY fará uma pré-estreia especial de Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília, no dia 21 de abril, sábado, às 19h, e reexibirá o primeiro episódio no domingo, 22, às 23h35. Os demais episódios inéditos irão ao ar aos domingos, também às 23h35.

Com base em pesquisas e depoimentos reais, a produção de Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília estabeleceu duas linhas narrativas: a dramatúrgica, com cenas históricas recriadas por cenários digitais em 3D, recriando as cenas de construção, e a documental, com imagens de época capturadas em arquivos de museus e acervos, além de depoimentos de renomados especialistas de diversas áreas.

"Sempre se falou do viés arquitetônico ou político da capital, mas poucos sabem da dificuldade e do ineditismo que foi construir uma cidade inteira, naquela época, e no meio do nada, em apenas mil dias", afirma Krishna Mahon, diretora de Conteúdo Original do HISTORY. "É emocionante contar essa saga do ponto de vista das pessoas, vindas de várias regiões do país e que foram para lá colocar a mão na massa, dispostas a encarar e vencer desafios, movidas pela esperança de um país melhor", completa.

"Além das histórias contadas do ponto de vista de quem construiu, também foi incrível ver os arquivos da época e reconstruir esses ambientes tanto em arte e objetos como também em 3D. Uma etapa muito importante para transportar o público para dentro da história", relembra Luciana Pires, produtora executiva da Cine Group.

A controvertida e épica construção de Brasília, uma das maiores obras urbanísticas de arquitetura e engenharia do século XX, é apresentada por meio dos desafios dos pioneiros, que transformaram uma empreitada, vista por muitos como faraônica, em realidade. Cinco personagens ficcionais, de diferentes profissões e origens, representam a gama de trabalhadores envolvidos no processo.Os quatro episódios repassam todas as etapas da saga: do sonho à inauguração da Capital do Brasil.

A direção é de Fernando Honesko, que também dirigiu a série Gigantes do Brasilpara o HISTORY. No elenco, Rodrigo Garcia (O Hipnotizador e Onde Nascem os Fortes), Bruno Bellarmino (SupermaxCarcereiros), Renata Calmon (Cúmplices de um Resgate,Os Amores de Vera), Paulo Roque (EntreturnosO Homem do Futuro) e Iuri Saraiva (A Noite Por Testemunha).

Os espaços usados para as locações permitiram recriar os contextos das obras e alguns cenários conhecidos da cidade, como Catetinho, Superquadra 308 sul, Congresso Nacional e Museu Vivo da Memória Candanga. Uma equipe de 70 pessoas e duzentos figurantes participou da produção.

Entre os especialistas entrevistados estão Heloísa Murgel Starling, Ronaldo Costa Couto, Lia Zanotta Machado, Sylvia Ficher, Luis Nassif, Pedro Henrique Pereira Campos, Osório Adriano Filho, Zilda Marcia Iokoi, Ubiratan Ouvinha Peres, Vladimir Carvalho da Silva, Elcio Gomes da Silva, Ciro Pirondi, Adelmir Araujo Santana, Tania Fontenele, Carlos Murilo Felício dos Santos, Carlos Magalhães, Mauricio da Silva Matta, Paulo Octávio Pereira, Marcio Pochmann e Adirson Vasconcelos.

Sinopses dos episódios:

Episódio 1 – 21/4, 19h e 22/4, 23h35 - O sonho: Transferir a capital para o interior do País é uma missão impossível em todos os campos. O topógrafo Heitor (Bruno Bellarmino) acredita no sonho de JK e deixa o Rio de Janeiro para demarcar a área da nova capital. Ao chegar ao Cerrado, percebe que os desafios que deverá enfrentar são infinitamente maiores do que o imaginado.

Episódio 2 – 29/4, 23h35 - O Plano Piloto: O primeiro round da batalha política para a transferência da capital foi vencida, agora a luta é no canteiro de obras. Mauro (Rodrigo Garcia), engenheiro pernambucano, tem a missão de iniciar as obras do Plano Piloto, um dos mais complexos projetos de engenharia do século XX. Correndo contra o tempo, sem estradas, nem material adequado, o pioneiro terá de encontrar soluções desbravando o Cerrado e lidando com o seu clima cruel, impondo-se sobre a natureza e os homens ao seu redor.

Episódio 3 – 6/5, 23h35 - O nascimento da cidade utópica: Nem mesmo a enxurrada de críticas plantadas pela oposição nos jornais diminui o empenho dos que acreditam na utopia do "Presidente Bossa Nova". A cidade inventada começa a sair do papel. Gilda (Renata Calmon), arquiteta da equipe de Oscar Niemeyer, se une aos outros pioneiros na batalha da construção, enfrentando a falta de recursos e o machismo, para garantir a perfeição das formas da cidade modernista.

Episódio 4 - 13/5, 23h35 – Brasília: Migrantes de todas as partes chegam à nova capital que se ergue no Planalto Central. Fugindo da seca, migrantes como Domingos (Paulo Roque) trabalham noite e dia na construção da "Cidade da Esperança", sonhando em serem por ela acolhidos. Na data de inauguração, uma onda de fervoroso otimismo toma o país. Nem mesmo a ferrenha oposição consegue nublar a alegria geral, pois o que parecia impossível torna-se realidade: Brasília está pronta.

Mil Dias – A Saga da Construção de Brasília

 

Pré-estreia especial: 21/4, sábado, 19h -Estreia: 22/2, domingo, 23h35

 

Episódios inéditos: domingos, 23h35

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado