Outro Sertão estreia no Canal Brasil

outro sertão BX
 

 
A atuação de Guimarães Rosa como cônsul do Brasil na Alemanha nazista é o tema central do documentário de Soraia Vilela e Adriana Jacobsen

Estreia no Canal Brasil na segunda, dia 16/04, o documentário Outro Sertão, de Soraia Vilela e Adriana Jacobsen. Vencedora do prêmio especial do júri no Festival de Brasília em 2013, a produção foca seu roteiro em um trecho pouco conhecido da história de Guimarães Rosa: em pleno regime nazista na Alemanha, o escritor atuou como cônsul em Hamburgo e foi responsável por ajudar centenas de judeus em busca de asilo no Brasil.
 
O primeiro ato do filme, dividido em capítulos, contextualiza o mundo às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial e a escolha de Guimarães Rosa como diplomata no epicentro do conflito. Cartas confidenciais inéditas entre os governos brasileiro e alemão narram a chegada do intelectual à Europa e o filme recupera acervo de entrevistas do próprio escritor sobre sua obra e seu trabalho como cônsul. Leituras de trechos de suas publicações lembram a passagem do romancista por Hamburgo e seus familiares resgatam características de sua personalidade. Um diário mantido pelo novelista durante sua passagem pela cidade, narrado pelo ator Rodolfo Vaz, traz um tom intimista à produção, como se o próprio protagonista relatasse seu cotidiano em meio ao caos do governo de Adolf Hitler. Ele descreve as particularidades da população local, o conservadorismo que tomava conta daquela sociedade e sua adaptação à nova vida.
               
A atuação do escritor como diplomata e seu papel fundamental e pouco conhecido de ajudar judeus em busca de asilo no Brasil tomam conta do segundo ato do documentário. O filme resgata personagens que foram diretamente beneficiados por Guimarães Rosa e salvos pelo poder de sua caneta. Enquanto a embaixada verde-amarela em Berlim praticamente ignorava as súplicas de pessoas cujos destinos seriam os campos de concentração, o consulado de Hamburgo ignorava as regras do governo brasileiro e emitia vistos de imigração para israelitas. Os gestos de bondade do romancista são até hoje lembrados como cruciais para a sobrevivência de famílias inteiras.
 
 
É TUDO VERDADE: OUTRO SERTÃO (2013) (73')
INÉDITO E EXCLUSIVO
Horário: Segunda, dia 16, às 22h
Classificação: Livre
Direção: Soraia Vilela e Adriana Jacobsen

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho