Série Movimento Violãoestreia recital inédito com o violonista erudito Gilson Antunes


 
Com direção musical de Paulo Martelli, Antunes toca composições de Manuel Ponce, Maurice Ohana, Fernando Sor, César Guerra-Peixe e Heitor Villa-Lobos


Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico.
 
SescTV exibe recital inédito do violonista, professor e pesquisador Gilson Antunes, no dia 17/4, terça-feira, às 20h. Especialista em violão erudito, o artista toca peças do século 20, dos compositores Manuel Ponce, do México; Fernando Sor, da Espanha; Maurice Ohana, da França; César Guerra-Peixe e Heitor Villa-Lobos, ambos do Brasil. O espetáculo integra a série Movimento Violão, que tem direção musical do também violonista Paulo Martelli.  A série estreou no canal em 2010 e traz apresentações com importantes violonistas, que exploram as diversas vertentes e potencialidades do instrumento, tocando repertório de música erudita e popular (assistida também emsesctv.org.br/aovivo).
 
Nascido no município de Ilha Solteira, interior de São Paulo, em 16 de março de 1972, Gilson começou a tocar violão ainda criança. Em 2000, lançou seu primeiro álbum solo, Music for Guitar by Young Brazilian Composers. O segundo, veio em 2002, intitulado Obras para Violão de Américo Jacomino "Canhoto", com peças de Jacomino, que teve sua vida estudada por Gilson. Entre vários CDs lançados, outros violonistas também tiveram suas músicas gravadas pelo paulista, como o mineiro Marcus Siqueira, em 2009, e o carioca Roberto Victorio, em 2012.
 
Gilson, que atualmente é professor de violão na Universidade de Campinas – Unicamp, cursou doutorado na Universidade de São Paulo – USP, com a tese O Violão nos Programas de Pós-graduação e na Sala de Aula: Amostragem e Possibilidades. Ele também se especializou em violão erudito na Guilhall School of Music and Drama, de Londres. Com carreira nacional e internacional, o artista já tocou em diversos recitais pelo mundo e ainda esteve presente nos principais festivais de música, em países como Estados Unidos, Israel, Itália, Espanha, Cuba, México, Peru, Colômbia e Uruguai. 
 
No espetáculo exibido pelo SescTV, Gilson Antunes comenta que montou um repertório especial para o episódio da sérieMovimento Violão. "São obras que eu nunca toquei e que eu já venho estudando há bastante tempo", afirma. As composições selecionadas e tocadas por ele são: Tiento, do francês Maurice Ohana (1913 – 1992); Fantasia nº 6 op. 21 (Les Adieux), do espanhol Fernando Sor (1778 – 1839); Sonata Romântica (I, II, III e IV), do mexicano Manuel Ponce (1882 - 1948); além de Prelúdios (I, II, III, IV e V), de César Guerra-Peixe (1914 - 1993) e Valsa de Concerto nº 2, de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), ambos cariocas.  
 
Em março deste ano, o projeto Movimento Violão ganhou um box com 10 DVDs, lançado pelo Selo Sesc. A caixa apresenta os recitais realizados na temporada de 2012 da série exibida pelo SescTV, com nomes nacionais e internacionais, como Duo Assad, Carlos Barbosa Lima, Eduardo Isaac e Pablo Márquez.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado