Superman 80 anos: as histórias mais icônicas de todos os tempos


Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o Superman foi o primeiro super-herói da história e celebra neste dia 18 de abril de 2018 seu 80º aniversário. Nestas oito décadas, foram centenas de histórias em quadrinhos, dezenas de filmes e jogos, e uma porção de séries e animações de TV que conquistaram (e conquistam!) gerações até hoje.

Artistas renomados das mais diversas mídias já criaram histórias para o personagem. Entre eles estão nomes como John Byrne, Jack Kirby, Mark Waid, Grant Morrison, Richard Lester, Richard Donner, Brian Singer e Zack Snyder, que originaram obras televisivas, como SuperboyAs Aventuras de Lois & Clark, e Smallville, e cinematográficas: Batman vs SupermanO Homem de AçoSuperman, O FilmeSuperman, O Retorno, além de muitas histórias em quadrinhos.

Para celebrar esse marco, o Portal Omelete reuniu algumas das histórias mais emblemáticas do último filho de Krypton. Confira:

Action Comics #1 – 1938

Marco na nona arte, a primeira vez que Supermanapareceu foi em uma capa justamente em 18 de abril de 1938, segurando um carro com as mãos. A trama é considerada, portanto, um pontapé para o mercado de quadrinhos, uma fórmula que deu certo e fez com que o kryptoniano fosse um sucesso.


Superman, O Filme - 1978

40 anos após a criação do personagem chegava ao cinema o longa-metragem de Richard Donner. Christopher Reeve encarnou o Homem de Açoseguindo a ordem conhecida nas HQs, garantindo fidelidade mesmo em desdobramentos adaptados para o cinema. Se tornando, assim, a adaptação definitiva preferida por muitos fãs.


Smallville – 2001 a 2011

A produção criada por Alfred Gough e Miles Millar teve 10 temporadas e foi a série de TV adaptada dos quadrinhos de maior duração da história. Smallvilleconta a trajetória de Clark Kent desde a adolescência na cidade fictícia que leva o nome da série. Com trilha sonora própria, a música Save Me da bandaRemy Zero ficou conhecida mundialmente pela abertura do seriado, conquistando posições importantes nos rankings de rock e pop.


As Novas Aventuras do Superman – 1966 a 1969

É um pássaro? É um avião? É o Superman! A abertura do desenho animado dos anos 60 deu voz a esse e outros bordões conhecidos até hoje. Coproduzido pela Filmation e DC Comics, a segunda temporada teve seu título alterado para The Superman/Aquaman Hour of Adventure e em 1968 passou a se chamar The Batman/Superman Hour, que foi exibido até 1969.


A Morte do Superman – 1993

A batalha contra o alienígena Doomsday (Apocalypseno Brasil) estampou a capa de Superman #75 feita por Dan Jurgens e Brett Breeding, em que Kal-Elaparentava estar morto. Essa foi uma edição com venda história e cobertura jornalística por todo o mundo, elevando ainda mais a popularidade do herói.


Bônus – Action Comics #1000

A edição comemorativa nº 1000 marca a estreia de Brian Bendis na DC Comics, com 10 páginas de história desenhada por Jim Lee. Com a participação de um time criativo composto ainda por José Luis García-López, Scott Snyder e outros ícones, a revista chega às bancas dos EUA na data em que se comemora os 80 anos de Superman, e promete entregar nostalgia e narrativas futuras incríveis.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho