​Canal Brasil festeja os 90 anos de Luiz Carlos Barreto

terraemtranse

 
Para homenagear um dos maiores realizadores do cinema nacional, o canal exibe mostra com nove filmes que remontam sua trajetória
 

Considerado um dos maiores realizadores do cinema brasileiro, Luiz Carlos Barretocompleta 90 anos de idade no dia 20/05. Para homenageá-lo, o Canal Brasil dedica, a partir de amanhã, as madrugadas de sexta para sábado, nos meses de maio e junho, para grandes obras onde seu trabalho ficou conhecido.
 
A programação começa no dia 04/05, com o clássico Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, no qual Barreto atuou como fotógrafo e revolucionou a estética do Cinema Novo. Na semana seguinte, entra em cartaz Assalto ao Trem Pagador (1962), cujo roteiro foi escrito pelo aniversariante em parceria com Alinor Azevedo e Roberto Farias. Dona Flor e Seus Dois Maridos (1978), uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro, entra na mostra no dia 18/05; e Bye Bye Brasil (1980) conclui o mês de maio. A celebração continua em junho, com os filmes O Quatrilho (1995), O Que É Isso, Companheiro (1996), Bossa Nova (1999) e João, o Maestro (2017).
 
 
LUIZ CARLOS BARRETO - 90 ANOS
Início: Sexta-feira, dia 04/05, à 0h15
Horário: Sextas-feiras de maio e junho, à 0h15
 
Terra em Transe (1967) (108')
Horário: Sexta, dia 04/05, à 0h15
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: Produzido por Zelito Viana e com produção associada de Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues e Raimundo Wanderley, Terra em Transe se passa numa república fictícia chamada Eldorado. O filme mostra a luta do jornalista Paulo Martins (Jardel Filho) para tentar mudar a situação de miséria e injustiça que assola o país. Para isso, planeja a ascensão do candidato Felipe Vieira (José Lewgoy), representante dos setores de oposição ao governo da cidade de Alecrim. Posteriormente, ele concorreria à Presidência da República com o senador conservador Porfírio Diaz (Paulo Autran). Enquanto isso, Martins busca o apoio de Júlio Fuentes (Paulo Gracindo), dono de um império de comunicação, para deter o avanço de uma multinacional sobre o capital de Eldorado. Inicialmente, até que tudo corre conforme o planejamento do jornalista, mas problemas sociais e corrupção conseguem arruinar suas nobres intenções. Paralelamente à luta política, Martins se envolve num triângulo amoroso com a ativista Sara (Glauce Rocha) e a prostituta Sílvia (Danuza Leão).
 
Assalto ao Trem Pagador (1962) (103')
Horário: Sexta, dia 11/05, à 0h15
Classificação: 14 anos
Direção: Roberto Farias
Sinopse: O bando de Tião Medonho (Eliezer Gomes) ataca e assalta o trem pagador da Central do Brasil, entre Japeri e Paes Leme, explodindo os trilhos com dinamite. Armados com revólveres e metralhadoras, os seis bandidos levam 27 milhões de cruzeiros e matam um homem. Após o crime, eles decidem gastar no máximo dez por cento do valor roubado para não despertar suspeitas da polícia. No entanto, Grilo Peru (Reginaldo Faria), um dos integrantes da quadrilha, contraria o que foi combinado e coloca a liberdade de todos em jogo.
 
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) (118')
Horário: Sexta, dia 18/05, à 0h15
Classificação: 18 anos
Direção: Bruno Barreto
Sinopse: Mulherengo inveterado, Vadinho (José Wilker) morre repentinamente e deixa sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), inconsolada. Anos depois, ela se casa novamente com o farmacêutico Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), exatamente o oposto do primeiro marido. Mas a monotonia da vida conjugal acaba fazendo com que Flor invoque constantemente a presença de Vadinho. A vida da mulher se torna um caos quando o fantasma do marido volta de fato e ela se vê num inusitado triângulo amoroso.
 
Bye Bye Brasil (1979) (101')
Horário: Sexta, dia 25/05, à 0h15
Classificação: 18 anos
Direção: Cacá Diegues
Sinopse: Na trama, uma trupe de artistas viaja pelo interior do Brasil. Um velho caminhão transporta a Caravana Rolidei e suas atrações: Salomé (Betty Faria), a dançarina; Lorde Cigano (José Wilker), o mágico; e Andorinha (Príncipe Nabor), o "Rei dos Músculos". No caminho, são incorporados ao grupo o jovem sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua mulher Dasdô (Zaira Zambelli). A partir daí, eles seguem em apresentações itinerantes, cruzando o sertão nordestino rumo à floresta amazônica, sempre na esperança de encontrar um público que ainda não foi conquistado pelo entretenimento oferecido pela televisão.
 
O Quatrilho (1995) (114')
Horário: Sexta, dia 1º/06, à 0h15
Classificação: Livre
Direção: Fábio Barreto
Sinopse: Em uma pequena cidade de imigrantes italianos no sul do Brasil, celebra-se o casamento de Ângelo (Alexandre Paternost) e Teresa (Patrícia Pillar). Mas com o passar do tempo, Teresa experimenta o desencanto com a vida conjugal: Ângelo pouca atenção lhe dá no dia-a-dia. Até que chega ao povoado a prima de Teresa, Pierina (Glória Pires), e seu marido, Massimo (Bruno Campos). Já no primeiro encontro, o rapaz não consegue esconder a imediata e profunda atração que sente por Teresa. Os anos correm e os quatro permanecem sempre próximos, na labuta diária e nos poucos momentos de lazer. Mas a paixão de Massimo e Teresa, ao invés de esmorecer, é cada vez maior. Já com filhos, os casais terão de se deparar com o desafio dessa paixão proibida, dando novos rumos às suas vidas.

O que É Isso, Companheiro? (1997) (114')
Horário: Sexta, dia 08/06, à 0h15
Classificação: 14 anos
Direção: Bruno Barreto
Sinopse: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luís Fernando Guimarães, Selton Mello, Claudia Abreu e muitos outros marcam presença no filme dirigido por Bruno Barreto e baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira. Em 1964, o golpe militar derrubou o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, foi promulgado o Ato Institucional nº 5, mais precisamente em dezembro de 1968. Neste período, vários jovens cariocas de classe média optaram pela luta armada para enfrentar o regime militar. Alguns deles, integrantes do MR-8 e da Aliança Libertadora Nacional (ALN), elaboram um plano para sequestrar o embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick (Alan Arkin) e trocá-lo por prisioneiros que eram torturados nos porões da ditadura.
 
Bossa Nova (1999) (94')
Horário: Sexta, dia 15/06, à 0h15
Classificação: 12 anos
Direção: Bruno Barreto
Sinopse: O cineasta Bruno Barreto assina a direção da comédia que enfoca a complicada história de amor entre uma professora americana e um advogado desiludido. Viúva há dois anos, Mary Ann Simpson (Amy Irving) mora no Rio de Janeiro e dá aulas de inglês para se sustentar. A moça vive afastada dos homens até conhecer o elegante Pedro Paulo (Antônio Fagundes), que tenta se recuperar de um casamento fracassado. Apaixonado, ele se inscreve em uma das turmas de Mary Ann, mas tem de disputar sua atenção com o jogador de futebol Acácio (Alexandre Borges).
 
João, o Maestro (2017) (110')
Horário: Sexta, dia 22/06, à 0h15
Classificação: 14 anos
Direção: Mauro Lima
Sinopse: Quando criança, João Carlos Martins foi considerado um prodígio do piano. Aos poucos, sua fama ganhou os noticiários e levou o músico à Europa e a outros países da América do Sul. Estabelecido como pianista de sucesso, na fase adulta, sofre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. João tenta se reestabelecer e, enquanto isso, apresenta-se em concertos para uma mão só. No entanto, um segundo acidente retira os movimentos da mão esquerda, o que faz com que ele, mais uma vez, tenha que se reinventar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado