​Escritor amazonense Ilko Minev lança Na Sombra do Mundo Perdido Raízes búlgaro-judaicas se mesclam com o conhecimento e amor do autor pela região Norte

Ilko Minev é um judeu búlgaro nascido no pós-guerra que veio para o Brasil fugindo do regime comunista no início dos anos 70 e se naturalizou brasileiro.

Há 45 anos morando no país, o escritor escolheu Manaus para morar, trabalhar e criar sua família. Apaixonado pela região, o "caboclo", como ele mesmo se define, aprendeu muito sobre a economia e a natureza da região, suas histórias e sua ocupação, especialmente sobre a imigração européia e judaica. Das suas andanças pelo norte do País, nasceram muitas histórias, entre elas , "Na sombra do Mundo Perdido", sua mais recente obra lançada pela Buzz Editora.

Em seu novo trabalho, Minev conta a história das famílias Costa e Hazan ao longo de duas décadas. O pano de fundo é a batalha jurídica e policial da demarcação contínua da reserva indígena Raposa da Serra do Sol em Roraima e os violentos confrontos entre índios e colonos que ocorreram neste período.

Minev revelou ainda que suas raízes búlgaro-judaicas não permitem que este livro seja simplesmente uma trama regionalista, "amazônica". O destemido cosmopolitismo do narrador Oleg Hazan, de tintas autobiográficas, nos apresenta de modo igualmente afetuoso tanto a montanha Vitosha, da sua Sofia natal, quanto o amarelecido lavrado de Roraima, onde selvagens cavalos lavradeiros pastam o capim 'fura-bucho'".

Ao final do romance, uma calorosa, porém crítica, celebração da nossa mestiçagem cultural e linguística, o leitor não terá dúvidas que conseguiu "bamburrar" uma pedra preciosa sem ter enfrentado os perigos de estar em uma draga no rio Madeira.

O lançamento acontece em 22 de maio às 19h, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo. Não perca!


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho