​Especial “A Pauliceia Ocupada”: Canal Brasil exibe filmes que discutem o direito a moradia na maior cidade do país

CANAL BRASIL_Era o Hotel Cambridge
 

Sempre com olhar atento em relação às questões da atualidade, o Canal Brasil exibe, na próxima sexta, 11/05, o especial "Pauliceia Ocupada", que reúne duas obras, uma ficção e um documentário, que trazem à tona discussões sobre o direito a moradia, políticas habitacionais e a atuação de movimentos sociais em locais inabitados. A partir das 18h, vão ao ar em sequência: Era o Hotel Cambridge (2017), em que Eliane Caffé dirige um elenco formado por habitantes de uma hospedaria abandonada; e o inédito Limpam com Fogo (2016), que faz uma denúncia sobre o interesse de grandes empreiteiras em espaços nobres do maior município do país e incêndios criminosos.
 

ESPECIAL "A PAULICEIA OCUPADA":

18h - Era o Hotel Cambridge (2017) (94')
Direção: Eliane Caffé
Classificação: 12 anos
Sinopse: Mais de uma década após sua estreia como diretora de um longa dramático com Narradores de Javé (2003), Eliane Caffé retorna à mistura de ficção e documentário para mostrar os problemas de refugiados e moradores sem-teto de diversos países abrigados em um tradicional hotel abandonado na cidade de São Paulo. O filme acompanha duas semanas da vida dos habitantes do edifício, mostrando como tantas culturas convivem em um mesmo espaço e os dilemas dos moradores, como a dificuldade com o idioma, os contratempos para encontrar trabalho, a saudade do país de origem e a tensão diária que a ameaça de despejo causa.

19h35 - Limpam com Fogo (2016) (85')
INÉDITO E EXCLUSIVO
Direção: César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo
Classificação: 12 anos
Sinopse: O documentário de César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo estabelece uma correlação entre incêndios em favelas paulistanas como Moinho, Ilha e Fazendinha e o interesse especulativo de empreiteiras nos terrenos onde as comunidades estão localizadas. A produção conta com depoimentos do ex-prefeito Fernando Haddad, do jornalista Leonardo Sakamoto, do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTST) Guilherme Boulos, e de urbanistas como Nabil Bonduki, Ermínia Maricato e Ana Paula Bruno. Além desses, Limpam com Fogo ouviu vítimas dos incêndios, e autoridades como vereadores que compuseram a polêmica CPI dos incêndios em 2012 e a Defesa Civil.​


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho