​Especial “A Pauliceia Ocupada”: Canal Brasil exibe filmes que discutem o direito a moradia na maior cidade do país

CANAL BRASIL_Era o Hotel Cambridge
 

Sempre com olhar atento em relação às questões da atualidade, o Canal Brasil exibe, na próxima sexta, 11/05, o especial "Pauliceia Ocupada", que reúne duas obras, uma ficção e um documentário, que trazem à tona discussões sobre o direito a moradia, políticas habitacionais e a atuação de movimentos sociais em locais inabitados. A partir das 18h, vão ao ar em sequência: Era o Hotel Cambridge (2017), em que Eliane Caffé dirige um elenco formado por habitantes de uma hospedaria abandonada; e o inédito Limpam com Fogo (2016), que faz uma denúncia sobre o interesse de grandes empreiteiras em espaços nobres do maior município do país e incêndios criminosos.
 

ESPECIAL "A PAULICEIA OCUPADA":

18h - Era o Hotel Cambridge (2017) (94')
Direção: Eliane Caffé
Classificação: 12 anos
Sinopse: Mais de uma década após sua estreia como diretora de um longa dramático com Narradores de Javé (2003), Eliane Caffé retorna à mistura de ficção e documentário para mostrar os problemas de refugiados e moradores sem-teto de diversos países abrigados em um tradicional hotel abandonado na cidade de São Paulo. O filme acompanha duas semanas da vida dos habitantes do edifício, mostrando como tantas culturas convivem em um mesmo espaço e os dilemas dos moradores, como a dificuldade com o idioma, os contratempos para encontrar trabalho, a saudade do país de origem e a tensão diária que a ameaça de despejo causa.

19h35 - Limpam com Fogo (2016) (85')
INÉDITO E EXCLUSIVO
Direção: César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo
Classificação: 12 anos
Sinopse: O documentário de César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo estabelece uma correlação entre incêndios em favelas paulistanas como Moinho, Ilha e Fazendinha e o interesse especulativo de empreiteiras nos terrenos onde as comunidades estão localizadas. A produção conta com depoimentos do ex-prefeito Fernando Haddad, do jornalista Leonardo Sakamoto, do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTST) Guilherme Boulos, e de urbanistas como Nabil Bonduki, Ermínia Maricato e Ana Paula Bruno. Além desses, Limpam com Fogo ouviu vítimas dos incêndios, e autoridades como vereadores que compuseram a polêmica CPI dos incêndios em 2012 e a Defesa Civil.​


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado