​Homenagem a Roberto Farias: Canal Brasil presta tributo a um dos maiores nomes do cinema brasileiro

web Débora 70 Grande Premio2608149
 

Para homenagear Roberto Farias, realizador fundamental da cultura do país, morto no último dia 14, o Canal Brasil apresenta, na próxima semana, uma programação especial. De segunda a sexta, a faixa das 18h será dedicada ao cineasta e traz, respectivamente, os seguintes filmes: Assalto ao Trem Pagador (1962) – precedido de entrevista concedida em 2015 ao programa Faróis do Cinema –, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970), Roberto Carlos a 300 Km por Hora (1971) e Pra Frente Brasil (1983).
 
Homenagem a Roberto Farias:

Segunda, dia 21/05, às 18h - Assalto ao Trem Pagador (1962) (103')
Direção: Roberto Farias
Classificação: 14 anos
Sinopse: O bando de Tião Medonho (Eliezer Gomes) ataca e assalta o trem pagador da Central do Brasil, entre Japeri e Paes Leme, explodindo os trilhos com dinamite. Armados com revólveres e metralhadoras, os seis bandidos levam 27 milhões de cruzeiros e matam um homem. Após o crime, eles decidem gastar no máximo dez por cento do valor roubado para não despertar suspeitas da polícia. No entanto, Grilo Peru (Reginaldo Faria), um dos integrantes da quadrilha, contraria o que foi combinado e coloca a liberdade de todos em jogo.

Terça, dia 22/05, às 18h - Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968) (97')
Direção: Roberto Farias
Classificação: Livre
Sinopse: Na trama, o protagonista é um famoso cantor brasileiro, que se vê perseguido por bandidos internacionais enquanto participa de um filme. Com o intuito de despistá-los, ele encara as mais alucinantes aventuras, como dirigir em alta velocidade na estrada do Corcovado, escalar o Cristo Redentor e até mesmo pilotar um helicóptero que atravessa o Túnel do Pasmado, um dos mais movimentados da cidade, em direção a Copacabana.

Quarta, dia 23/05, às 18h - Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970) (94')
Direção: Roberto Farias
Classificação: Livre
Sinopse: Numa praia do Oriente, há 2.880 anos, um náufrago é atacado por uma tribo de bárbaros. Antes de morrer, ele confia a um guerreiro a guarda de uma estatueta, contendo um pergaminho. Trata-se de um mapa, que mostra a localização de um diamante guardado no túmulo de dois reis fenícios. Tempos mais tarde, em Tóquio, o trio, em turnê pelo Oriente, vai às compras e descobre o objeto numa loja de souvenirs. Mas a peça é roubada por bandidos, iniciando uma caçada repleta de aventura.

Quinta, dia 24/05, às 18h - Roberto Carlos a 300 Km por Hora (1971) (99')
Direção: Roberto Farias
Classificação: Livre
Sinopse: O mecânico Lalo (Roberto Carlos) trabalha numa revendedora de carros e é vidrado em corridas. Tímido com as mulheres, o jovem nutre uma grande paixão por Luciana (Libânia Almeida), namorada de Rodolfo (Raul Cortez), seu chefe e ás do automobilismo brasileiro. Como praxe, ele treina despretensiosamente no carro do patrão, especialmente fabricado para a Taça Brasil. Quando Rodolfo desiste de participar do prêmio, abre-se a possibilidade de Lalo ocupar seu lugar.

Sexta, dia 25/05, às 18h - Pra Frente Brasil (1983) (106')
Direção: Roberto Farias
Classificação: 16 anos
Sinopse: Sob o título da canção que embalou a seleção brasileira de futebol campeã mundial em 1970, a produção de Roberto Farias foi pioneira ao mostrar de forma aberta a violência sofrida pelos presos nos porões da ditatura. A trama aborda a euforia pelo milagre econômico e pela Copa do Mundo. Jofre (Reginaldo Faria) é um pacato cidadão de classe-média, sem qualquer envolvimento com guerrilhas de esquerda. Em meio às comemorações, ele é confundido com um ativista político pelas autoridades, sendo posteriormente levado ao cárcere e torturado por agentes federais. Enquanto o homem sofre as consequências de atos que não cometeu, sua família busca as respostas para o desaparecimento.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho