Luiz Carlos Barreto é o entrevistado da semana no “Cinejornal” do Canal Brasil

(X) CINE JORNAL_SIMONE ZUCCOLOTTO_ LUIZ CARLOS BAR

Com mais de seis décadas de cinema brasileiro, Luiz Carlos Barreto, que este mês completou 90 anos de idade, é o entrevistado de Simone Zuccoloto, este sábado, dia 26, no "Cinejornal" do Canal Brasil. Barreto conversou com Zuccoloto sobre como vê o cinema contemporâneo, como começou na profissão, projetos para o futuro, suas principais produções e sobre alguns parceiros de trabalho.

O bate-papo começa com Simone perguntando como ele vê o cinema brasileiro, e Barreto respondendo: "Primeira coisa: eu sou cearense. E na época que eu nasci no Ceará, de 10 crianças que nasciam, sete não chegavam a completar 10 anos. Então pra mim, hoje, chegar aos 90 anos, é praticamente uma ficção".

O cineasta contou também que a sua porta de entrada para a sétima arte foi o jornalismo. "A partir dos meus 10 ou 11 anos de idade, eu já tinha um espírito jornalístico. E acabei sendo repórter. Eu comecei a trabalhar, no Ceará, num jornal comunista chamado O Democrata como repórter e de lá pra cá eu continuei sendo repórter. Apesar de me dedicar ao cinema, a minha universidade foi o jornalismo. Foi o jornalismo que me deu um conhecimento amplo da vida. O cinema pra mim sempre foi uma extensão do jornalismo", contou.

Entre os projetos para o futuro do realizador, que, aos 90 anos, continua na ativa, está um documentário sobre Marielle Franco. "Nós vamos fazer um documentário sobre a Marielle, a partir da tragédia que aconteceu com ela. A partir dali nós vamos entrar a fundo no que ela viveu, no que ela pensou, sem preocupação em relatar cronologicamente a vida dela. Ela é maior do que isso. A Marielle é atemporal, é uma pessoa que vai ficar aí pra sempre, o pensamento dela e nós vamos procurar mergulhar nisso", explica.

Luiz Carlos Barreto relatou ainda que será tema de documentário e, ao final do programa, dividiu a entrevista com o amigo e colega de trabalho Zelito Viana. "Meu sonho é chegar aos 90 anos como o Barreto. Ele é uma coisa impressionante, uma força da natureza. Barreto é uma pessoa muito talentosa. Em tudo que ele se mete, ele se mete com talento. Ele tem como qualidade principal o talento", elogiou Zelito.

 
Cinejornal
Sábado, dia 26 de maio, às 21h
Horários alternativos: Domingo, às 17h30 e sexta, às 12h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado